18 DE NOVEMBRO 14:30 SESSÃO TEMÁTICA À CONQUISTA DA WEB: QUAIS AS NOVAS FRONTEIRAS? O crescimento rápido da largura de banda e as melhorias na usabilidade dos portais em Português aumentaram drasticamente a sua base de utilizadores e consequentemente o seu valor como meio de comunicação. À medida que a publicidade na Internet vai ganhando quota à televisão, à rádio e à imprensa, torna-se inevitável que os grupos de “media” nacionais avancem destemidamente para esta nova fronteira. Em paralelo, os operadores globais, com o Google à cabeça, reforçam a sua presença em Portugal com uma oferta cada vez mais abrangente, e versões locais enriquecidas com conteúdos e aplicações específicos para o nosso mercado. Fará sentido os portais nacionais disputarem estes novos territórios perante adversários desta magnitude? Negócios como os da mediação de casas e de carros vêem os seus modelos tradicionais totalmente redefinidos pela utilização massificada da Web. Irão os portais globais - como donos do tráfego na Internet – conquistar parte do território posto em disputa por esta alteração dos modelos de negócio? Oradores: Moderador: Celso Martinho – Sapo / PT Inovação Inês Valadas – IOL / Media Capital Jorge Santos – Clix / Sonaecom Miguel Caldas - Microsoft Paulo Barreto – Google Pedro Casqueiro – AEIOU / Impresa Digital Pedro Morais Leitão - APDC
À CONQUISTA DA WEB: QUAIS AS NOVAS FRONTEIRAS? CELSO MARTINHO Administrador não executivo da PT Inovação Celso Martinho é Administrador não executivo da PT Inovação. Anteriormente foi Director de Service Platforms & Portal Technologies do Sapo e Administrador da Sideup. Trabalhou ainda na Zip.net, na PT Multimédia e no Mail.pt. Foi igualmente co-fundador da Hotmedia e esteve envolvido nos projectos Navegante e Saber e Lazer. Frequentou a licenciatura de Engenharia Electrónica e possui um curso de empreendedorismo e gestão de startups INÊS VALADAS Directora Geral de multimédia da Media Capital Ingressou na Media Capital em Outubro de 2008 como Directora Geral da área de multimédia. Ligada ao sector de Internet há mais de 10 anos, desempenhou diversas funções ao nível do desenvolvimento e gestão de negócio de telecomunicações, abrangendo os sectores empresarial e residencial. Exerceu a sua actividade na Sonaecom entre 1999 e 2008, tendo assumido a direcção geral do Clix entre 2006 e 2008. Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing, detém um MBA da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde é actualmente professora. JORGE RIBEIRO DOS SANTOS Responsável pela área de media do Portal Clix Entrou para a Sonae em 1996 onde trabalhou no Banco Universo e na Enabler. Anteriormente tinha trabalhado no BPI e na Quatro. É igualmente Assistente convidado do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da FCUP. Licenciado em Matemática Aplicada - Ramo Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem um Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em parceria com o HiTEC Center da North Carolina State University. MIGUEL CALDAS National Technology Officer da Microsoft Portugal Miguel Caldas é actualmente National Technology Officer da Microsoft Portugal. Dedicou a sua vida professional à Informática e à Indústria de TI. Com 25 anos de experiência em multinacionais da área, tem investido o seu tempo no desenvolvimento de grandes projectos de software e de infra-estruturas, sistemas distribuídos, segurança e interoperabilidade/integração de sistemas. Ao serviço da Microsoft tem focado a sua atenção na divulgação e implementação de tecnologias ligadas à Internet. Paulo Barreto Country Manager da Google Portugal Paulo Barreto é Country Manager da Google Portugal desde Março de 2008. Ao longo da sua carreira desempenhou diversos cargos de direcção. Foi Director da Divisão Internet e Novos Negócios da Media Capital Multimédia, Assessor do presidente do Sporting Clube de Portugal e consultor na Boston Consulting Group e na Gemini Consulting. Foi ainda programador informático na Soporcel. Possui formação pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA pelo Massachusetts Institute of Technology – Sloan Scholl of Management. PEDRO CASQUEIRO Administrador Executivo da Impresa Digital Pedro Casqueiro é Administrador Executivo da Impresa Digital desde 2006. A função inclui assento na Comissão Executiva do Grupo e Presidência do Conselho de Administração na Impresa.com, Impresa Turismo & Lazer, AEIOU, Infoportugal, NewMedia e Dirnet SA. Anteriormente ocupou cargos de chefia em diversas empresas, com destaque para a Novabase, ParaRede, IBM, TAP Air Portugal e Digipro. Licenciado em Engenharia Informática pela Cocite, possui um Master em Marketing e Finanças pela Universidade Católica Portuguesa e uma Pós-Gradução em Finanças, “Gestão de Entidades Financeiras” pelo CMAF/ISCTE. PEDRO MORAIS LEITÃO Consultor Desde Julho de 2009 Pedro Morais Leitão se dedica profissionalmente à consultoria, gerindo, em paralelo, investimentos pessoais nas áreas de energias renováveis, seguros, imprensa gratuita e Internet. Anteriormente foi administrador das empresas do grupo Media Capital para a área da Internet e das Telecomunicações, tendo ainda sido presidente da Confederação Portuguesa de Meios da Comunicação Social. Trabalhou na Sonae Distribuição e exerceu a consultoria de gestão na McKinsey & Company. Licenciado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, possui e mestrado em Gestão pela Kellogg Graduate School of Management da Northwestern University.
APOIANTES GERAIS APDC I Designaçã
PARCEIROS APDC Designação Social:
Loading...
Loading...
Loading...