Programa 19º Congresso das Comunicações - Turning Point

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Programa Congresso APDC 2008

Programa 19º Congresso das Comunicações - Turning

THE TURNING POINT - CONGRESSO DAS COMUNICAÇÕES ‘09 Estamos na fase final de uma crise. E os momentos de crise são janelas de oportunidade para novas ideias. Quando a crise é ultrapassada, fecha-se essa oportunidade para mudanças estruturais. A grande questão não é saber se vai haver retoma, é saber de que tipo de retoma estamos a falar. Portugal não pode ser complacente. Será trágico se perdermos a oportunidade desta crise. “The Turning Point” é o tema do Congresso das Comunicações’09. Porque pretende ser um momento importante de discussão e reflexão. Esta é a altura certa para fazer um “reset” e pensar onde queremos estar daqui a 10 anos. E essa capacidade estratégica é mais necessária do que nunca, neste momento preciso. Daqui a um ano, corremos o sério risco de estarmos a regressar ao ritmo e aos modelos pré-crise. DIOGO VASCONCELOS PRESIDENTE DA APDC Coincidiram temporalmente factores que facilitam a preparação de um futuro diferente: a existência de novas infra-estruturas de comunicação que vão tornar possível o aparecimento de novos serviços e conteúdos; a existência de um novo Governo; e a apetência por novos desafios. Acresce o facto do próprio contexto internacional – e, dentro deste, o Europeu - estar a mudar. É nestas alturas que é possível fazer debates estratégicos. A prioridade agora é preparar o futuro. Significa investir na inovação e utilizar os recursos escassos para fazer crescer novas indústrias e serviços que serão decisivos para a recuperação, quando esta chegar. As políticas de retoma, que começaram com Keynes - estimulo à procura e estabilização da banca - têm que mudar rapidamente para Schumpeter – para acelerar a inovação e preparar o novo ciclo de crescimento. Importa consagrar a inovação como tema central nas estratégias de recuperação - não só inovação nas empresas mas também inovação social. Isso é decisivo para assegurar que a retoma seja sustentável e baseada em fortes aumentos de produtividade. Esta mudança permitirá contribuir para criar novas oportunidades que permitam responder a alguns dos principais desafios que enfrentamos enquanto Sociedade. É preciso ter uma narrativa sobre o futuro que mobilize as pessoas: empreendedores, investidores e a sociedade como um todo. Uma narrativa que seja capaz de captar a imaginação de todos. Será Portugal capaz de usar a crise como um momento de viragem, como uma oportunidade? A ideia deste Congresso é precisamente esta: um contributo da sociedade civil para uma nova agenda de preparação do futuro. Seja bem-vindo ao 19º Congresso das Comunicações!

REVISTA COMUNICAÇÕES

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