1. Workforce Perfil da força de trabalho atual e para recrutamento O que se sabe sobre as empresas participantes? Soft Skills Qual o perfil predominante? Espírito de Equipa Adaptabilidade Espírito Crítico Criatividade Comunicação Organização Empatia Outro Pontualidade Hard Skills Qual o perfil predominante? Línguas Customer Service Project Management Mobile and Web Development Outro Data & Analytics Cloud Computing Helpdesk Network Struture and Security Cibersegurança Certifications and Licenses Ao nível das soft skills, se compararmos a caracterização atual das empresas participantes com as skills mais difíceis de recrutar, é possível concluir que: • Espírito crítico (50%) e criatividade (31%) são das soft skills mais difíceis de recrutar e, ao mesmo tempo, apresentam uma predominância menor (respetivamente, 28% e 25%); • A adaptabilidade (33%), pelo contrário, é uma das competências dita mais difícil de recrutar, sendo no entanto uma skill fortemente representada na base de talento destas empresas, traduzindo assim a sua relevância neste setor. Ao nível das hard skills, se compararmos a caracterização atual das empresas participantes com as skills mais difíceis de recrutar, é possível concluir que: • Data analytics (42%), cloud computing (36%) e cibersegurança (36%) são das hard skills mais difíceis de recrutar, sendo hoje relativamente menos representadas (respetivamente, 19%, 17% e 6%); No que diz respeito às tendências previstas para o recrutamento, em resultado da situação pandémica, metade das empresas declararam não ter procedido a quaisquer alterações nos processos de recrutamento (50%), mas para 33% dos entrevistados o recrutamento foi seletivo e prudente (condicionado a posições chave ou substituições) e, para 11%, houve uma aceleração das contratações (originada pelo aumento na procura dos serviços). Acresce considerar que, na perspetiva das empresas participantes, Portugal continuará a ser um destino atrativo para outras nacionalidades (numa escala de 1 – Muito pouco a 5 – Muito). A este propósito e refletindo sobre as principais dificuldades em atrair talento de outras nacionalidades, destaque para os packs salariais/benefícios (58%) e a diminuição da mobilidade geográfica, em consequência da pandemia (31%). Não obstante, destacam-se como pontos fortes na atração de talento de outras nacionalidades: • Qualidade de vida, como clima, segurança, infraestruturas, sistemas de saúde pública (89%); • Oportunidades de desenvolvimento de carreira (33%); • Tipologia de funções a recrutar (31%). 14 15 30-40 faixa etária predominante nas empresas participantes 27,8% 25% 19,4% 19,4% 13,9% 11,1% 0% 33,3% 25,0% 25,0% 22,2% 19,4% 16,7% 8,3% 8,3% 5,5% 5,5% 22,2% 66,7% 63,9% A faixa etária predominante nas empresas participantes situase entre os 30 e 40 anos. Analisando o perfil de competências desta força de trabalho, ao nível das soft skills, destacam-se o espírito de equipa (67%) e adaptabilidade (64%), com maior representatividade. No que refere às hard skills, ganham evidência os domínios de outros idiomas (33%), competências de customer service (25%) e de project management (25%). Estes perfis coincidem com o desejado? 50% das empresas refere existir alinhamento entre os perfis Soft & Hard atuais e os pretendidos 39% refere existir algum alinhamento, o que permite identificar margem para melhorar neste tópico 11% refere existir muito alinhamento dos perfis Soft & Hard com o que é pretendido 72% das empresas avaliaram a atratividade de Portugal com um 4 ou superior. 2021 Nearshore Report – 2ª edição 2021 Nearshore Report – 2ª edição
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