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Estratégia Cloud para a Administração Pública em Portugal

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WEBMORNING – ESTRATÉGIA CLOUD PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL ESTUDOS DE CASO NO SETOR PÚBLICO Rui Ribeiro, Head of Cloud Product Development for B2B, NOS “Um dos desafios para a adoção para a cloud é fazer sempre uma avaliação, porque existem workflows críticos. É importante a categorização dos dados e selecionar qual o melhor cloud vendor, porque cada um tem as suas características específicas. Garantir a capacitação técnica das pessoas, o que permitirá eliminar barreiras, ter um plano de migração detalhado, para mitigar riscos, e um modelo de operação, monitorização e acompanhamento contínuo, são também essenciais” Abel Costa, Managing Director, Inetum “A realização deste projeto teve como base o conhecimento que tínhamos de toda a infraestrutura e da nossa capacidade como integrador de tecnologias cloud. Instalámos um modern workplace e fizemos a migração do datacenter para Cloud Azzure. Vamos continuar a evoluir as funcionalidades. Com introdução e aperfeiçoamento das funcionalidades de segurança. Assim como a criação de soluções de tratamento de dados, para o apoio à decisão” Carlos Alves Pereira, Vogal do Conselho Diretivo, IPDJ “Necessitávamos de fazer esta evolução porque tínhamos uma estrutura dispersa pelo território. Precisávamos de encontrar uma solução mais fácil de gerir, porque sendo a equipa de IT reduzida, tinha que se concentrar nas funções de governance e não nas operacionais. Por isso, optámos pela migração para cloud. Dando ao desporto e juventude a mensagem da importância da transformação digital, com inovação e modernização” Liliana Ferraz, manager, Accenture Technology “O projeto teve como foco o Departamento de jogos da SCML e a modernização do seu contact center, que serve de apoio a todos os prestadores e mediadores, e que estava muito fragmentado. Está há 2 anos em produção, alojado na cloud da Amazon, tendo-se conseguido integrar todos os canais numa plataforma única, o que permite uma visão integrada e centralizada e uma resposta omnichannel”

11 Ana Cecília Martins, diretora responsável pelo Contact Center, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa “O nosso grande objetivo era avançar para a omnicanalidade, com a integração de todos os canais e processos. Para permitir a jornada de rastreabilidade do cliente e organizar todo o serviço. As vantagens da cloud são a visão 360º para ter todos os processos e jornada do cliente integrada, a gestão do serviço e a experiência de utilização” Ricardo Matos, Senior Sales Manager, Axians “A nossa visão é encontrar as funções críticas de negócio candidatas a processos de transformação digital e montar um programa que enderece todo o ciclo de vida. Nunca esquecendo a dimensão das plataformas e infraestruturas que o suportam. O mundo é híbrido e temos conceitos de multi-cloud à nossa disposição e cada organização deve ter a liberdade de escolher qual é a melhor para responder ao desígnio que pretende” Augusto Fragoso, diretor-geral de Informação e Inovação, Anacom “Tudo começou com uma orientação estratégica da alteração do paradigma do trabalho, dado que ainda estava verticalizado e pouco colaborativo, com oportunidades claras de melhoria na agilidade. Considerámos dar um salto quântico, com a cloud. Acabámos por decidir que era o caminho a seguir, assente nos princípios de mobilidade e colaboração, a que foi adicionada a componente de captação e ampliação do conhecimento. Era tudo acerca das pessoas, da sua capacitação, e da capacidade de mudança que imprimíssemos na organização”

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