Visões Uma visão do Portugal Digital Visions As histórias de cada um de nós, de cada cidadã ou cidadão, de cada empresa ou nação é construída por muitas estórias e episódios de criatividade, de resiliência, de superação, de transformação pessoal, empresarial e, também, de transformação digital. As políticas públicas que o nosso país leva a cabo na área da digitalização são centradas nas pessoas, nas empresas e com um forte investimento na administração pública, que entendemos ser um facilitador dos ciclos de vida das pessoas e das empresas. Por este motivo, proponho que este texto seja uma viagem digital em três breves episódios: um dia de uma cidadã; um dia de uma empresa; e um dia de atividade dos serviços públicos. Um diário de como as nossas rotinas já são ou podem vir a ser – a breve trecho. Apertem os cintos e comecemos o roteiro. PARTE I – 24H NA VIDA DA ANA A Ana começou o dia cedo e, enquanto preparava o pequeno-almoço, apercebeu-se que não tinha café em casa. Rapidamente acedeu ao website da loja preferida do bairro, potenciada pelos Bairros Comerciais Digitais, fez a sua encomenda online e foi recolher à loja (não era só café que o cesto registava). Um processo rápido e conveniente. De pequeno-almoço tomado e compras da semana feitas, esperou pelo autocarro habitual, cujo título de transporte está no seu Cartão de Cidadão. O passe mensal foi adquirido em casa via online. Depois de um dia de trabalho concluído, a Ana, que usufrui do Cheque de Formação + Digital, foi assistir ao curso sobre cibersegurança para manter as suas competências atualizadas. Esta aula foi presencial, mas outra parte do curso será frequentada através de plataformas digitais. Entretanto, um imprevisto. O telefone toca e um familiar precisa de uma consulta urgente. A Ana auxiliou o seu familiar a aceder à App SNS24 e conseguiram agendar uma videoconsulta. Terminado o ato médico, na mesma app foi recebida a receita e a requisição do exame de que o familiar da Ana necessitava. A vision of Digital Portugal The stories of each one of us, of each citizen, of each company or nation are made up of many stories and episodes of creativity, resilience, overcoming, personal transformation, business transformation and also digital transformation. The public policies that our country is implementing in the area of digitalisation are centred on people, companies and with a strong investment in public administration, which we believe is a facilitator of the life cycles of people and companies. For this reason, I propose that this text be a digital journey in three brief episodes: one day of a citizen; one day of a company; and one day of public service activity. A diary of how our routines already are or may soon become. Fasten your seatbelts and let’s start the script. PART I - 24 HOURS IN THE LIFE OF ANA Ana started her day early and, while preparing breakfast, realised she didn’t have any coffee at home. She quickly accessed the website of her favourite neighbourhood shop, powered by Digital Shopping Neighbourhoods, placed her order online and went to collect it from the shop (it wasn’t just coffee that the basket registered). A quick and convenient process. With breakfast eaten and the week’s shopping done, he waited for the regular bus, the ticket for which is on his Citizen’s Card. The monthly pass was purchased online at home. After a full day’s work, Ana, who benefits from the + Digital Training Voucher, went to attend a course on cybersecurity to keep her skills up to date. This was a face-to-face class, but another part of the course will be attended via digital platforms. In the meantime, an unforeseen event. The phone rings and a relative needs an urgent appointment. Ana helped her relative access the SNS24 App and they managed to book a video consultation. Once the medical procedure was over, the same app was used to receive the prescription and request for the test that Ana’s relative needed. 18
Mário Campolargo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa “Estamos empenhados na aplicação da tecnologia ao serviço de políticas públicas que facilitem e melhorem a vida das pessoas e das empresas e que ajudem a projetar Portugal como Nação Digital. Não diria que é um final, mas é certamente um propósito bastante feliz...” “We are committed to applying technology in the service of public policies that make life easier and better for people and companies and that help project Portugal as a Digital Nation. I wouldn’t say it’s an ending, but it’s certainly a very happy purpose...” 19
INESC TEC Rua Drº Roberto Frias, C
INOVFLOW Estr. da Portela, Nr. 5 3
IT GEST IS Rua Quinta do Gato Bravo
KNOWMAD MOOD Com > 29 anos de exper
LISPOLIS - ASSOCIAÇÃO PARA O POLO
MAINCODE Av. D. Afonso Henriques N
MIND SOURCE Campo Grande Nr. 56 8º
MULTIVISION Rua Soeiro Pereira Gome
NOS A NOS é o maior grupo de comun
Great Tech. Great People. At NTT DA
ONI TELECOM Av. Dom João II Lt. 1.
PARQUES TEJO Av. Tulipas, Edificio
PPM COACHERS Rua Fernanda Seno Nr.
QUIDGEST Rua Viriato Nr. 7 4º 1050
ROWS Rua do Bolhão Nr. 153 4000-11
SDT ELETRÓNICA Rua Rodrigo da Fons
SISCONSULT Rua São João de Brito,
SQUAD IT Av. José Gomes Ferreira,
TAKE THE WIND Qta da Portela - Edif
TIBCO Av. da Liberdade Nr. 38 1º 1
UMAN XPERT Rua Santos Dias, Centro
MANTEMOS A EUROPA CONECTADA, com um
VIZITAR Rua Pedro Homem VISABEIRA G
WWAKARU Rua Drº Gomes Leal, Nr. 3
WINTRUST Av. José Malhoa - Edifíc
YYELCO GROUP Rua Frei João Turiano
124 126 128 130 132 134 136 138 140
National Cybersecurity Centre ABOUT
Capgemini Academias DO YOU WANT TO
Capgemini REcap READY TO TAKE YOUR
Capgemini Engineering Talent Factor
COMPETITIVE INTELLIGENCE & INFORMAT
Cisco Networking Academy INVESTING
Deloitte BrightStart Do you want to
DEXS Digital Experience School Powe
E-goi If you’re looking for a qui
Experis Academy Experis Academy was
Google Atelier Digital TRAINING / D
Ignít, a Claranet Group Company IG
INETUM Academy Inetum Academy enabl
InnoWave Academy ABOUT INNOWAVE ACA
ISEG Executive Education Open Minds
Lisbon Digital School Lisbon Digita
Microsoft Portugal Skills for the f
OutSystems Training OutSystems trai
PwC’s Academy PwC’s Academy’s
SAS Academy TRAINING AREAS As a wor
Certificação UX-PM SOBRE A ACADEM
Técnico+ The advanced professional
VisionWare Academy ABOUT VISIONWARE
VRARA Academy ABOUT VRARA ACADEMY P
Iniciativas APDC 174 178 180 182 18
175
uma das iniciativas emblemáticas
“Aos candidatos não é exigida
apdc.pt/bta 181
2ª Edição SAÚDE E BEM-ESTAR IGU
Menção honrosa DEEPNEURONIC | Sis
187
GOVERNMENT & CITIZEN ENGAGEMENT Glo
Por sua vez, a NUADA (Health & Well
2022-2023 Diretório Global das TIC
Carregando...
Carregando...