94 PUBLIREPORTAGEM - Explicabilidade: os sistemas de AI são mais valiosos quando usados para apoiar e não substituir a tomada de decisões humanas, permitindo compreender a lógica por trás das recomendações do algoritmo. Disponibilizar uma pessoa para avaliar as decisões tomadas pelo algoritmo é importante, mesmo que a decisão não seja alterada por mão humana. - Estabilidade: com o tempo, o desempenho da maioria dos algoritmos torna-se instável, pelo que estes precisam de ser periodicamente atualizados. Para calcular a frequência com que estes devem ser atualizados, os utilizadores devem perceber a velocidade a que o algoritmo se degrada. Uma das formas de fazer essa avaliação é testar as respostas do algoritmo com dados de diferentes períodos e verificar se o seu desempenho continua como seria expectável. Além desta verificação, é sempre necessário alterar um algoritmo quando existem mudanças de políticas internas ou externas, por exemplo, uma nova legislação. - Adoção: tipicamente, os sistemas de IA funcionam em três passos: o desenvolvimento do algoritmo, a recolha de informação dos seus resultados e a respetiva adoção. O problema é que, muitas vezes, o utilizador não é considerado e não é criada uma experiência de utilização do sistema intuitiva, pelo que não há qualquer estímulo à adoção do sistema. Assim, é essencial planear e incorporar abordagens para encorajar a adoção do sistema, o que pode incluir o envolvimento de utilizadores-alvo que dão feedback sobre o sistema à medida que este é implementado. Joana Peixoto Diretora Comercial e de Marketing, Opensoft Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e MBA na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou sempre nas áreas comerciais e de marketing, primeiro ligada ao grande consumo e, desde há alguns anos, no setor das tecnologias de informação Responsável pela atividade comercial e de marketing da Opensoft, está também envolvida na gestão de produtos de software e implementação de alguns projetos estratégicos para a empresa. Por vezes, a necessidade de implementar rapidamente os sistemas com algoritmos de IA leva a que se ignorem estas dimensões. É, por isso, de extrema importância a evolução e melhoria constante destes sistemas, para permitir a correção de eventuais desvios e otimização de resultados. A IA está a revolucionar muitos setores, incluindo o setor público. Com a IA, os serviços públicos lentos e com poucos recursos podem transformar-se em casos exemplares de prestação de serviços permitindo melhorar processos internos, aumentar a produtividade, melhorar a precisão na tomada de decisões e a alocação de recursos, entre outros. Países como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Japão, Singapura já são exemplos bem-sucedidos da aplicação da IA no setor público. Está na altura do potencial da IA se estender a muitos outros países. www.apdc.pt
DIRETÓRIO DAS TIC 95 Ozona Consulting Rua Basílio Teles, n.º 35, 9º dto. 1070-020 Lisboa Tel. 213 527 170 lisboa@ozona.pt www.ozonatech.com/pt Áreas de Negócio Cloud Computing (Iaas & PaaS); Cloud Computing (SaaS); Data Center; Security & Privacy PahlConsulting Rua Qta. do Pinheiro, n.º 16, 3ºC, Edf. Tejo 2790-143 Carnaxide Tel. 218 622 040 geral@pahlconsulting.pt www.pahldata.pt Áreas de Negócio Artificial Intelligence; Big Data & Analytics; Blockchain; Customer Experience; Data Center; IoT; Robotics; Security & Privacy; Workplace Technology Palo Alto Networks Centro Empresarial Torres de Lisboa, Rua Tomás da Fonseca, Torre G 1600-209 Lisboa Tel. 217 230 704 www.paloaltonetworks.com Áreas de Negócio Security & Privacy Papersoft Rua Basílio Teles, n.º 35, 4º andar 1070-020 Lisboa Tel. 218 367 020 info@papersoft-dms.com www.papersoft-dms.com Áreas de Negócio Cloud Computing (SaaS); Content Management; Workplace Technology PANDA SECURITY A Panda Security é uma multinacional espanhola, líder em soluções de segurança cibernética avançadas e em sistemas de gestão e ferramentas de monitorização. Desde a sua fundação em 1990, manteve consistentemente o seu espírito inovador e assinalou alguns dos mais importantes avanços no sector da cibersegurança. Actualmente, o seu modelo de negócios assenta no desenvolvimento de estratégias e tecnologias de cibersegurança avançada. A Panda Security está presente em mais de 80 países com produtos traduzidos em mais de 23 idiomas e mais de 30 milhões de clientes em todo o mundo. Rua António Champalimaud, Lt. 3, 1º andar, Sala 102 1600-546 Telheiras, Lisboa Tel. 210 414 400 geral@pt.pandasecurity.com www.pandasecurity.com Áreas de Negócio Big Data & Analytics; Blockchain; Cloud Computing (SaaS); Security & Privacy Principais Gestores Juan Santamaria CEO Alberto Tejero Diretor Comercial Iberia María Campos VP of Sales Worldwide, Key Account, MSSP and Telecommunications Papiro SA Pq. Industrial do Porto Alto, Lt. 14 2135-009 Samora Correia Tel. 263 090 300 papiro@papiro.pt www.papiro.pt Áreas de Negócio Big Data & Analytics; Content Management; Customer Experience; Security & Privacy; Workplace Technology PARTTEAM Rua Nova Nespereira, Pavilhão 10 4770-287 Vila Nova de Famalicão Tel. 252 378 589 partteam@partteam.pt www.partteam.pt Áreas de Negócio Artificial Intelligence; Blockchain; Content Management; Customer Experience; IoT; Workplace Technology
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