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Directório Global das TIC | Empresas e Profissionais | 2019/2020

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66 PUBLIREPORTAGEM A

66 PUBLIREPORTAGEM A condução autónoma demonstra a importância dos dados em tempo real dos IoT, ao utilizar analíticas para melhorar a sua execução em conjunto com a utilização de AI e ML. Os dados dos veículos devem ser constantemente analisados ​em tempo real, na fonte, para serem executados num evento. Referência: A BMW e a DXC estão a trabalhar no desenvolvimento de veículos autónomos através da plataforma High Performance D3. Usando a solução da DXC, as equipas de R&D da BMW podem recolher, armazenar e gerir os dados dos sensores dos veículos em poucos segundos, em vez de dias ou semanas, resultando em ciclos de desenvolvimento de condução autónoma muito mais rápidos. AS EMPRESAS ESTÃO A REDESENHAR AS EXPERIÊNCIAS DE CLIENTE PARA AMBIENTES MAIS RESTRITOS DE REGRAS DE PRIVACIDADE DE DADOS Manuel Maria Correia General Manager, DXC Technology Portugal É diretor geral da DXC Technology Portugal, função que assume em Portugal desde abril de 2017. Antes de ocupar esta posição, Manuel Maria desempenhou o cargo de diretor geral da unidade Enterprise Services na Hewlett Packard Enterprise em Portugal, função que desempenhou durante 4 anos. Paralelamente foi responsável pela indústria de Energy & Utilities em Portugal e Espanha, liderando uma equipa centrada no desenvolvimento de negócio e na gestão dos clientes. Entrou para a HP Portugal em setembro de 2004, onde começou como Services Sales Manager, tornando-se mais tarde líder da equipa de vendas das Contas Corporativas e Sector Público no grupo da computação pessoal, tendo sido posteriormente nomeado Country Manager dessa unidade. Trabalha há mais de 20 anos na indústria de TI. No início da sua carreira desempenhou várias funções de consultoria, vendas e consolidou posições de gestão em multinacionais como a IBM, HP, HPE e agora, na nova DXC Technology. É Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pela Universidade Técnica de Lisboa e tem uma Pós-graduação em Gestão (MBA & Marketing). A proteção dos dados pessoais dos clientes está a forçar as empresas a repensarem as suas estratégias digitais, conforme temos vindo a observar com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (RGPD). Assim, as empresas devem ter uma estratégia clara de gestão de dados e de processos de clientes, devendo também repensar os seus ecossistemas de informações mais amplos com parceiros e fornecedores, onde as regras de privacidade de dados têm um efeito cascata e potencialmente limitam o valor de outros dados no ecossistema. Deverão criar ecossistemas de informações centrados na privacidade tendo a análise e segurança como alicerces, pois têm como objetivo fornecer interações seguras e experiências superiores aos clientes. Referência: A Scandinavian Airlines (SAS) gera uma enorme quantidade de dados devido aos mais de 30 milhões de passageiros que transporta por ano para cerca de 120 destinos. Quando a SAS iniciou a sua jornada de transformação digital, sabia que teria de utilizar uma forte componente de analytics para conhecer melhor os seus clientes. Com a ajuda da DXC, a SAS concluiu um programa de três fases, que incluiu uma avaliação de maturidade do estado atual das suas plataformas de analytics, construção de uma arquitetura de referência para uma nova plataforma e ainda ajuda a escalar as capacidades de analytics em toda a companhia. AS EMPRESAS COMEÇARAM A ENCERRAR OS SEUS DATA CENTERS Os data centers das empresas estão a começar a desaparecer. Já é visível uma mudança considerável nos workloads dos data centers das empresas para os data centers em clouds públicas. Com efeito, os data centers empresariais estão a tornar-se compartimentos virtuais em várias clouds públicas de diferentes fornecedores e, portanto, serão encerrados, exceto os que tenham necessidade de workloads baseados em mainframes. Estes workload migrarão para centros de dados especializados que são fortemente alavancados podendo mesmo chegar a desaparecer por completo. Já estamos a assistir ao chamado lift and shift em 2019, mas a tendência irá aumentar nos próximos três a cinco anos, à medida que a migração para a cloud der lugar a sistemas built for cloud. Também aqui a DXC já está a auxiliar diversas empresas neste processo de mudança, nomeadamente a SEAT, a Airbus, a Zurich, a Alstom, a Fred Hollows Foundation, a Ixom entre outros. As decisões tomadas pelas empresas em 2019 determinam desta forma o seu comportamento futuro no mundo digital em evolução. As empresas que tiverem em consideração as tendências digitais que referimos anteriormente, irão garantir que a sua jornada de transformação digital será bem-sucedida. Assim, é fácil comprovar que estamos já no meio desta revolução a que chamámos Transformação Digital com os seus inúmeros desafios. É importante partilhar e trabalhar em cooperação, para que todos os agentes do mercado de TI possam levar com sucesso este período de grande mudança. A DXC ocupa um papel fundamental como agente transformador, disposto a partilhar esse conhecimento com os seus clientes e parceiros e absorvendo as boas práticas que vai experienciando no mercado. www.apdc.pt

DIRETÓRIO DAS TIC 67 Fin-Prisma Rua Garret, n.º 19, 2ºA 1200-203 Lisboa Tel. 213 513 460 askeme@fin-prisma.pt www.fin-prisma.pt Áreas de Negócio Cloud Computing (SaaS); Content Management Focus2Comply TagusPark - Núcleo Central, n.º 150 2740-122 Oeiras Tel. 215 958 694 info@focus2comply.pt www.focus2comply.pt Áreas de Negócio Security & Privacy Foodintech Av. Liberdade, Polo UPTEC MAR, Sala E1 4425-651 Leça da Palmeira info@flowtech.pt www.flowtech.pt Áreas de Negócio Cloud Computing (Iaas & PaaS); Cloud Computing (SaaS); ERP & Business Apps; IoT; Outras FORDESI SA Rua Fialho de Almeida, n.º 28, 1º dto. 1070-129 Lisboa Tel. 961 380 252 geral@fordesi.pt www.fordesi.pt Áreas de Negócio Big Data & Analytics; Customer Experience; ERP & Business Apps; IoT Fortinet Av. D. João II, n.º 50, 4º andar 1990-095 Lisboa Tel. 211 212 121 www.fortinet.com Áreas de Negócio Security & Privacy Frotcom International Edf. Ramazzotti , Av. do Forte, n.º 6, 3º andar, P2.31 2790-072 Carnaxide Tel. 214 135 670 marketing@frotcom.com www.frotcom.com Áreas de Negócio Cloud Computing (SaaS); Mobile & Telecom Fujitsu Edf. Colombo, Av. Colégio Militar, n.º 37F, 3º andar 1500-180 Lisboa Tel. 217 244 444 informacoes@ts.fujitsu.com www.fujitsu.com/pt Áreas de Negócio Big Data & Analytics; Data Center; Security & Privacy G9TELECOM, SA Rua Bernardim Ribeiro, n.º 76 3000-069 Coimbra Tel. 707 450 000 geral@g9telecom.pt www.g9telecom.pt Áreas de Negócio Cloud Computing (Iaas & PaaS); Cloud Computing (SaaS); Mobile & Telecom; Security & Privacy Principais Gestores Alexandre Gouveia e Melo CEO alexandre.melo@g9telecom.pt João Perdigoto Administrador joao.perdigoto@g9telecom.pt Alexandre Alves Administrador alexandre.alves@g9telecom.pt David Costa Diretor de TI david.costa@g9telecom.pt Galileu Rua Fradesso da Silveira, n.º 6, Bloco C, 1º A/B 1300-609 Lisboa Tel. 213 612 200 geral@galileu.pt www.galileu.pt Áreas de Negócio Outras Generix Group Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 5, 5ºA 2780-241 Oeiras Tel. 214 460 400 portugal@generixgroup.com www.generixgroup.com/pt Áreas de Negócio Cloud Computing (SaaS); ERP & Business Apps

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