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Directório Global das TIC | Empresas e Profissionais | 2014/2015

14 Opinião Diretório

14 Opinião Diretório Global das TIC empresas e profissionais 15 A comemorar este ano o seu 30º aniversário, a Associação é hoje a grande plataforma de debate, reflexão e de promoção de uma indústria cada vez mais horizontal e crítica ofertas ou posicionamentos nos domínios da mobilidade, cloud computing, social networks, big data/ business analytics. O sector postal acompanha esta profunda mudança, num movimento que passou primeiro pela liberalização e agora pela privatização do operador histórico CTT – Correios de Portugal. São movimentos que vão mudar a face do sector, num contexto de aumento da concorrência e desenvolvimento de novos negócios suportados pela utilização crescente da internet, como o comércio eletrónico, que geram transações digitais e posteriormente entregas físicas. Também nos Media se assiste a uma transformação profunda, com o advento de novos modelos de negócio que ameaçam o negócio tradicional. Também aqui a internet tem um papel de transformador fundamental. Potencia o aparecimento de novos produtores/ consumidores de informação, revoluciona as tradicionais cadeias de valor do sector. Modifica a tradicional experiência de TV, catalisa o aparecimento de novas formas de distribuição de conteúdos, coloca desafios novos à defesa da propriedade intelectual. Desenvolver ambiente de negócios É neste contexto de enormes desafios e de profundas transformações, que a APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações se perfila cada vez mais como a plataforma de promoção do setor, de valorização dos seus associados, de debate, de troca de ideias e de networking, com vista a desenvolver o ambiente de negócios. A comemorar este ano o seu 30º aniversário, a Associação é hoje a grande plataforma de debate, reflexão e de promoção de uma indústria cada vez mais horizontal e crítica para todos os setores de atividade. Indústria capaz de ser um dos motores de recuperação e de desenvolvimento da economia. Criada a 13 de novembro de 1984, a APDC é um projeto associativo consolidado no panorama nacional e uma voz forte e respeitada, não apenas no sector que representa mas na economia e na sociedade como um todo. Como instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, tem vindo a desenvolver um conjunto relevante e crescente de iniciativas, sempre em rede com todos os players, num trabalho em conjunto, em parceria e cooperação. E é hoje uma referência não apenas nas comunicações, nas TI e nos media, mas no quadro mais alargado da Economia e da Sociedade Portuguesas, tornando-se incontornável nos grandes momentos em que se discute o presente e futuro do País. Ao longo da sua história, a Associação soube, mais do que acompanhar, estar sempre um passo à frente do ritmo cada vez mais acelerado de evolução do setor, antecipando, analisando e discutindo tendências, através de eventos de referência e de um conjunto consistente e mobilizador de iniciativas, que visam o debate, a troca de ideias e o crescimento e desenvolvimento das TIC e Media. Tendo em conta que esta indústria é um instrumento de modernização dos restantes sectores da atividade económica, sem exceção, e um fator relevante para o incremento da produtividade e da eficiência das organizações e para a criação de novas oportunidades para a economia portuguesa, a APDC reconhece e valoriza a importância de todos os sectores. E, nesse sentido, tem como uma das grandes prioridades aproximar-se dos demais sectores, procurando compreender e discutir as tendências destes e as respostas mais adequadas das TIC a essas tendências. Esta estratégia foi desenvolvida ao longo de 2013, no âmbito do atual mandato dos seus Órgãos Sociais e culminou no 23º Congresso das Comunicações, onde estiveram em destaque os setores da Banca, Industria, Energia e Saúde, e tem vindo a ser intensificada em 2014. A Associação pretende cada vez mais desenvolver um trabalho com os outros sectores, aproximando-se dos decisores e debater com eles os seus problemas e as possíveis soluções e a forma como as TIC e Media podem contribuir para as mesmas. Nesse sentido, e mantendo no 24º Congresso das Comunicações no tema de fundo ‘Business Trends’, a APDC alargou este ano a análise das tendências e a resposta das TIC e Media aos setores dos Transportes, Administração Pública, Retalho e ao contexto das Cidades Inteligentes. Através de uma profunda reflexão, transversal aos diversos setores de atividade e com os players de cada mercado, pretende-se impulsionar a busca conjunta de soluções que acelerem o desenvolvimento do País. E para que que se consigam perceber e identificar as grandes tendências setoriais, serão analisadas as grandes tendências globais que vão impactar o País nos próximos anos, num mundo cada vez mais globalizado e em transformação acelerada. Em destaque estarão ainda as principais tendências tecnológicas, assim como o talento, a inovação, a regulação, os media e as comunicações. Em paralelo ao aprofundamento da análise das tendências dos demais sectores, a APDC continua a apostar na realização de eventos para a análise de grandes tendências do sector, como o cloud computing e a mobilidade, e a debater os grandes desafios e oportunidades da indústria com os protagonistas das TIC e Media. Neste âmbito, a Associação está determinada a promover a colaboração com outras associações, de forma e promover em parceria eventos de referência em Portugal. No desenvolvimento da estratégia da APDC, os Associados – quer institucionais quer individuais - assumem um papel central. Só com o envolvimento e a participação no projeto APDC de todos os profissionais e empresas do setor é que se poderão realizar iniciativas e eventos de onde resultem novas ideias e perspetivas que façam a diferença. É da agregação de esforços, num trabalho em equipa e cooperação, que a Associação consegue ser uma voz cada vez mais forte e o setor ganha uma capacidade de resposta mais abrangente. Pretende-se que o trabalho desenvolvido no seio da Associação resulte de uma multiplicidade de contributos e de uma lógica de rede, para que se possam desenvolver projetos e iniciativas mobilizadoras que acrescentem valor e que contribuam ativamente para que Portugal construa um futuro sustentado.

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