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Directório Global das TIC | Empresas e Profissionais | 2014/2015

8 Opinião Diretório

8 Opinião Diretório Global das TIC empresas e profissionais 9 canalizados para a economia nacional nos próximos cinco anos. Inovação e Transformação do Negócio na 3ª Plataforma Tecnológica Gabriel coimbra Country Manager da IDC Portugal Em 2020, os “Digital Masters” vão liderar em todos os sectores económicos Paralelamente a tudo isto, assistimos a uma rápida transformação tecnológica, à qual a IDC designa de 3ª Plataforma Tecnológica, de inovação e crescimento, assente em 4 pilares fundamentais: Mobilidade, serviços Cloud, Tecnologias Sociais, e Big Data, onde preconiza que as organizações podem obter ganhos de competitividade superiores, quer para suportar processos de internacionalização, quer para aumentar a eficiência operacional, inovar ao nível da oferta e tornarem-se mais ágeis e capazes de se adaptarem às condições de mercado. A IDC prevê que em 2020, a nível mundial, todos os sectores económicos, desde a indústria, passando pelo retalho, banca, seguros, energia, turismo até a saúde, serão liderados por empresas com uma forte presença na economia digital. Da facto assistimos já hoje várias empresas de diversos sectores a transformarem e incorporarem o digital de forma a: • Criar uma melhor experiência para os clientes; • Aumentar a eficiência operacional; • Inovar os modelos de negócio. Na perspectiva da IDC, para além da maior competição verificada em todos os sectores pelas empresas que estão a liderar a transformação digital, as organizações enfrentam os seguintes desafios globais: • Recolher a analisar mais informações sobre clientes; • Aumentar a produtividade dos colaboradores, hoje com maior mobilidade que nunca, e espalhados por várias geografias; • Conseguir desenvolver melhores previsões nas várias áreas de negócio de forma a tomarem decisões mais assertivas e de forma mais rápida; • Aumentar a eficiência dos processos internos e externos de negócio; • Identificar e explorar novos modelos de negocio. No caso concreto do mercado nacional, e apesar do programa de ajustamento financeiro, assinado com o FMI, BCE e UE em 2011, ter terminado, permitindo que a economia nacional recupere alguma espaço de manobra para definição das suas políticas de crescimento, o contexto económico ainda é frágil e o esforço de consolidação orçamental vai certamente manter-se por mais alguns anos – a meta da União Europeia prevê um défice estrutural de 0,5% do PIB. Se, por um lado, tendem a permanecer ainda alguns entraves estruturais na economia nacional, entre os quais se destacam o elevado peso do Estado na economia, a fraca qualificação dos recursos humanos e a reduzida competitividade e produtividade das empresas nacionais, por outro lado, 2014 marca o início do novo Quadro Comunitário de Apoio até 2020 que contempla incentivos na ordem dos 22 mil milhões de euros, que serão Enquanto os mercados associados à 2ª plataforma vão decrescer entre 3% a 5% em todo mundo e em Portugal respectivamente, os mercados ligados à 3ª plataforma, isto é, ligados à mobilidade, aos serviços cloud, às tecnologias sociais e de Big Data, vão crescer mais de 15% a nível mundial e em Portugal. • Smart Oil and Gas • Smart Utilities • Smart Exploration • Engaging Consumers • Improving Performance • Managing Risk • Mobile Payments • Building Smart Cities • Transforming Government • Prioritizing Government Investments Para além dos 4 pilares que formam a 3ª plataforma, estamos também a verificar um rápido desenvolvimento de várias tecnologias, relacionadas com a Internet das Coisas (IoT), Wearable Computing, Drones, Robótica, Impressão 3D, Sistemas Cognitivos, Biologia Sintética, Interfaces Naturais de Computação, etc, que certamente criarão novas oportunidade e desafios nos próximos anos, e que poderão criar uma 4ª plataforma tecnológica. E é com base na 3ª e na 4ª plataforma que verificamos o desenvolvimento de novas soluções de negocio inteligentes nos mais diversos sectores. • Connected Healt • Developing Innovative Treatments • Improving Health Delivery • Transforming Consumer Engagement • Innovating Product Development • Optimizing the Supply Chain • Connected Machines • Creating the Omni-Channel Experience • Maximizing Retail Investment • Retail Sourcing Optimization • Merchandising and Marketing Analytics IDC TECH INSIGHTS

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