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COMUNICAÇÕES 252 - MARGARIDA BALSEIRO LOPES MAIS DIGITAL PARA SIMPLIFICAR

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a abrirSOUND BITES

a abrirSOUND BITES :-b“A implosão da UE como a conhecemospode acontecer, sendoa probabilidade tanto maiorquanto mais tempo se demorara enfrentar o constrangimentopolítico que impede as necessáriasreformas económicas esociais”António Nogueira Leite, Jornalde Negócios, 10/12/2024“Trump é o sintoma de umadoença, não é a doença. A doençaé causada por um vírus, o usoe abuso das redes sociais e osavanços tecnológicos na comunicaçãodireta e sem filtro. Asredes socais, de que o X de Muské o avatar político, são um fatorgeral de apodrecimento do cérebrohumano. (…) Sobretudo daHumanidade ocidental, maisservida de telemóveis e computadores,mais servida de dinheiroe poder de consumo”Clara Ferreira Alves, Expresso,02/12/2024“Se o PRR fosse um navio, estaríamosa navegar num marrevolto com o motor a tossir emetade da tripulação a perguntarquem está ao leme. Aindahá tempo para ajustar o cursoe atracar em porto seguro, masprecisamos de um plano e de oseguir como se a nossa sobrevivênciafutura dependesse disso.A verdade é que em parte dependemesmo!”Carlos Hernandez Jerónimo,Observador, 29/11/2024“Crescer na casa dos 3% deveriaser um desígnio nacional. Tratasede uma meta facilmente monitorizávele indutora de umamaior pressão sobre as políticaspúblicas e a adoção de reformasurgentes”Óscar Afonso, ECO, 27/11/2024PONTOS CHAVE PARA FIDELIZARCONSUMIDORESA EXPERIÊNCIA de atendimento ao cliente e a qualidade dosagentes de IA são cruciais para a fidelização dos consumidores.E as empresas terão de reforçar nestas áreas, já quea confiança que os consumidores têm nas empresas estáno nível mínimo, enquanto a IA aumenta os riscos para asmarcas. Os dados são da mais recente pesquisa da Salesforce,que revela que 72% dos consumidores confiam menosnas empresas do que há um ano e 65% acreditam que sãoimprudentes com os seus dados. Acresce que esperam interaçõesconsistentes entre departamentos (69%) e preferemutilizar menos pontos de contacto para obter informações,ou concluir tarefas (60%). Só na época natalícia espera-seque sejam realizadas online vendas de mais de 200 milmilhões de dólares, que serão influenciadas pela IA. Peloque as marcas terão de apostar em agentes de IA confiáveis,baseados na transparência e em dados corretos. Talpermitirá a oferta de experiências consistentes e personalizadasaos compradores em todos os canais – aprofundandoa fidelização do cliente e, em última análise, impulsionandomais vendas.•IA VAI DOMINAR TENDÊNCIASTECNOLÓGICAS EM 2025…A IA E IA GENERATIVA (GenAI) estão no topo do radar doslíderes empresariais e dos investidores e vão ter um impactosignificativo noutras tecnologias-chave suscetíveis de atingira maturidade ou de alcançar um avanço em 2025. A robótica,as cadeias de abastecimento ou o mix energético do futuroestão entre elas, avança a 2ª edição do ‘TechnoVision Top 5Tech Trends to Watch in 2025’, da Capgemini. A GenAI, queestá a evoluir da simples capacidade de realizar tarefas isoladas,para a fase dos agentes especializados e interligados,começará a funcionar de forma mais autónoma, passandoa assumir cada vez mais tarefas nas cadeias de abastecimentoou/e de manutenção preditiva, sem necessidadede supervisão humana constante. O passo seguinte seráa criação e lançamento de um superagente, que funcionecomo um orquestrador dos vários sistemas de IA, otimizandoas suas interações. Espera-se que estes avanços aceleremjá em 2025.•Tendências:consumidoresconfiam menosnas empresas eacreditam quesão imprudentescom os dados dosclientes8

… E SERÁ FOCO ESTRATÉGICO EMTODAS AS EMPRESASA GENAI VAI PROVOCAR uma mudança de paradigma das organizaçõesnos próximos dois anos, com potencial para melhorarfatores como produtividade, eficiência, sustentabilidade, conformidaderegulamentar e segurança dos colaboradores. Com o arranquede um ciclo de consolidação e integração das tecnologiasde IA generativa, a experimentação fragmentada nas empresasserá substituída por planos de investimento específicos. A conclusãoé do “Global GenAI Report: How organizations are masteringtheir GenAI destiny in 2025”, da NTT DATA. O trabalho revela que97% dos CEO antecipam um impacto significativo da tecnologia;70% que a mudança será rápida e com um impacto substancialem 2025; e 83% dizem já ter uma estratégia de IA Generativa bemdefinida. Até agora, os principais casos de aplicação de GenAI sãoem recomendação de serviços personalizados, gestão do conhecimento,controlo de qualidade e investigação e desenvolvimento(I&D). Mas o rápido avanço tecnológico obrigará as empresasa reavaliar e ajustar constantemente as suasestratégias e modelos operacionais, sendoque entre os entraves identificadosestão a infraestrutura herdada ea falta de talento.•Os principaisentraves ao avançotecnológicoreportados são:a infraestruturaherdada e a faltade talentoNUMEROS3,4 MIL BILIÕESÉ o valor recorde, em dólares, alcançadopela NVidia a 4 de novembro, na WallStreet. A valorização bolsista da fabricantede chips que domina no desenvolvimentoda IA generativa colocou-a de novo comoa empresa mais valiosa do mundo,ultrapassando a Apple. Os ganhos da NVidiatêm vindo a explodir desde 2023, tendotriplicado a sua capitalização no mercado jáeste ano.350 MIL MILHÕESÉ a avaliação recorde em dólares que aSpaceX alcançou em dezembro, tornando--se na startup mais valiosa do mundo. Oque é atribuído à valorização do universodas empresas de Elon Musk, graças àsua ligação a Trump e ao potencial decapitalização desta relação no futuro. Aavaliação subiu na sequência de umaoperação interna de compra de açõespelos seus investidores e coloca o projetoespacial a valer mais do que muitas dasgrandes empresas cotadas em Wall Street.Tem contratos com entidades públicascomo a NASA ou o Pentágono, liderando acorrida privada ao espaço, usando os seusfoguetões para transportar satélites, cargae pessoas.133 MIL MILHÕESÉ o montante, em dólares, que os gastoscom inteligência artificial deverão alcançar,em 2028, na Europa. O crescimento anualesperado até lá será superior a 30%, diza IDC. Pelo menos 40% das empresaseuropeias já estão a realizar investimentossignificativos em GenAI, com planos deinvestir em formação, software e serviçosde consultoria nos próximos 18 meses. Ecerca de 30% já implementaram aplicaçõese serviços assentes na GenAI em ambientesde produção.9

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