Views
2 months ago

COMUNICAÇÕES 252 - MARGARIDA BALSEIRO LOPES MAIS DIGITAL PARA SIMPLIFICAR

  • Text
  • Digital
  • Dados
  • Empresas
  • Portugal
  • Apdc
  • Tecnologia
  • Mercado
  • Balseiro

apdc newsAPDC & GOOGLE |

apdc newsAPDC & GOOGLE | IMPULSO IAA urgência de capacitar em IAA velocidade da mudança tecnológica é imparável. Especialmente na IA. Por isso, os profissionais não podemperder tempo a requalificar-se. Há uma nova iniciativa em parceria que tem como meta formar pelo menos milpessoas até março de 2025.Texto de Isabel Travessa64SAIBA MAIS:https://www.apdc.pt/iniciativas/impulso-ia/FOTOS:https://www.flickr.com/photos/apdc/albums/Chama-se IMPULSO IA e é amais recente iniciativa na áreada formação, agora sobreum tema essencial: a utilização dasferramentas de inteligência artificial(IA). Resultou de uma parceria daAPDC com a Google Portugal e temcomo meta capacitar os profissionaisdos diversos setores para autilização da tecnologia no seu dia adia, aumentando a produtividade efacilitando a adaptação à era digital.De forma gratuita, disponibiliza umaexperiência acessível e inclusiva. Jácontou com três sessões presenciaise vai prosseguir até março de 2025com mais cursos, de acordo comos interesses e necessidades dosparticipantes.O arranque deste programa decorreua 30 de outubro, com umaformação presencial na Faculdadede Ciências da Universidade deLisboa, que contou com uma sessãode abertura onde participou a ministrada Juventude e Modernização.Margarida Balseiro Lopes considerouo IMPULSO IA um “extraordinárioexemplo de trabalho em rede, quese foca no tema do momento, a IA, ese centra nas pessoas. A preocupaçãodo governo é apoiar o máximo

de iniciativas como esta, para conseguirmosque a IA não seja apenasa ferramenta para alguns, mas umaoportunidade para todos”. Pelo queiniciativas como estas são, na suaótica, “essenciais”.Abranger o maior número possívelde mulheres é um dos objetivosdesta iniciativa de formação em IA,como avançou Sofia Marta, countrymanager da Google Cloud. No total,a meta é formar pelo menos mil pessoas,já que perante o acelerado ritmode evolução da tecnologia, todosteremos de “aprender a aprender,para saber usar as novas ferramentas”.Ainda mais quando o “potencialda IA representa uma oportunidadede voltar a colocar Portugal comopioneiro nesta era da inovação”,uma vez que tem um ecossistemade inovação muito desenvolvido einfraestruturas digitais de qualidade.Esta é “uma oportunidade que nãopodemos desperdiçar”.O sentido de urgência na requalificaçãopara a IA foi também salientadopelo presidente da APDC, RogérioCarapuça, tendo em conta a velocidadeda mudança, que obrigaráa uma adaptação muito rápida daspessoas. “Não podemos esperar. Oaumento de produtividade previstoé muito grande – há quem diga queserá o maior na história da Humanidade– e todos temos de nosadaptar. Quem já está no mercadode trabalho, quem está a preparar-separa ele e até quem já saiu”,garante, salientando que a meta doIMPULSO IA é “fazerchegar o programaa todo o país, paraque todos ganhemferramentas deprodutividade”.Depois desta formaçãoem Lisboa,sobre “Boost YourProductivity withAI”, decorreram outras duas sobre omesmo tema: a 5 de novembro, noPorto, onde esteve presente RicardoValente, vereador dos pelouros deEconomia, Emprego e Empreendedorismoe das Finanças, Ativida-O potencial da IArepresenta umaoportunidade paraPortugal se colocar denovo como pioneiro nomercado da inovaçãodes Económicas e Fiscalização, daCâmara Municipal do Porto; 2 a 28de novembro, de novo em Lisboa,dado o elevado nível de inscriçõesregistado.Está previsto que o IMPULSO IAdisponibilize até março de 2025 umacombinação de sessões presenciaise online, a fim de proporcionar asferramentas necessárias para queos profissionais utilizem a IA deforma eficaz e estratégica no local detrabalho. Presencialmente,será aindarealizada formaçãosobre UnderstandMachine Learning.E em formato onlineas formações em:Decision Makingwith Data; Introductionto the Cloud;Telling Stories with Data Visualization;Leadership for the DigitalAge; Marketing Strategy and AI; eEngaging Audiences with Short-FormVideo.•65

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt