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COMUNICAÇÕES 252 - MARGARIDA BALSEIRO LOPES MAIS DIGITAL PARA SIMPLIFICAR

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a abrir6INDÚSTRIA

a abrir6INDÚSTRIA REFORÇAAPOSTA EM IA...O IMPACTO DA IA é crescente. E pelomenos 67% das empresas industriaisestão a aplicá-la no fabrico deprodutos, otimização da produção,redução de custos e segurança doscolaboradores. A conclusãoé do relatório Ascendant,da Minsait.Denominado “IA: raio--x de uma revoluçãoem curso”, mostraque seis em cadadez empresas utilizamIA para melhorara qualidadedos produtose a segurança doscolaboradores.Também utilizama IA na gestão dacadeia de fornecimento,permitindoprever bloqueios logísticose gerir stocks em tempo real.Entre as motivações para a adoçãoda tecnologia estão a otimização dasoperações e a redução de custos.Assim como a tomada de decisõesestratégicas com base em dados ecapacidade de identificar tendências.•A IA ajuda a preverbloqueios logísticos,a gerir stocks emtempo real e acuidar da segurançafísica dos colaboradores...QUE MELHORA RELAÇÕESDE TRABALHOAPENAS 28% dos knowledge workers têm uma relaçãosaudável com o trabalho, mas os que utilizam IA estão maissatisfeitos do que os restantes. Dois terços dos knowledgeworkers querem experiências de trabalho personalizadas e87% estão dispostos a abdicar de uma parte do seu saláriopara o conseguir. O 2º Índice de Relações de Trabalho(WRI) anual da HP com efeito revelauma grande necessidade universaldos knowledge workers: experiênciasde trabalho personalizadas.O que incluiu espaços detrabalho adaptados, acessoàs tecnologias preferidas eambientes de trabalho flexíveis.Mais de 64% afirmamque se o trabalho fosseadaptado ou personalizadode acordo com as suasnecessidades e preferênciaspessoais, investiriam mais nocrescimento da sua empresa.•CURIOSIDADEDETETOR DE ALUCINAÇÕES DE GENAIChama-se ‘HallucinationsDetector’ e é exatamente o que o nome diz: umdetetor de alucinações, que identifica e reduz a produção de conteúdosincorretos ou enganosos gerados por modelos de IA generativa. O sistemafoi concebido pela bracarense Automaise para aumentar a segurançados assistentes conversacionais, que estão a ser cada vez mais utilizadospelas empresas para otimizara relação com o cliente. Assim,evitam-se respostas inesperadasquer via chat, quer por telefone,que podem causar danosreputacionais e/ou financeirosàs empresas. A solução estáintegrada com grandes sistemasde software e tem como clientesempresas na área da banca eseguros, distribuição, contactcenters e indústria.•ILUSTRAÇÕES FREEPIK

CURIOSIDADEEL CAPITAN, O MAIS RÁPIDO DE SEMPREChama-se El Capitan e é o supercomputador mais rápido do mundo. Foiconstruído pela HPE e colocou os Estados Unidos na liderança mundial,ao conquistar o 1º lugar na lista TOP500 de 2024. Vai contribuir paraos avanços em áreas como a investigação nuclear, IA e energia e estáa ser operado peloLaboratório NacionalLawrence Livermore(LLNL). Em paralelo,tornou-se oficialmenteno 3º sistema aatingir a computaçãoexascale, depois doFrontier e do Aurora.•QUASE METADE DAS EMPRESASESTÃO VULNERÁVEISOS LÍDERES EMPRESARIAIS confiam nas áreas de TI para reduzir osriscos, desenvolver talento e tirar partido de novas ferramentas.Mas, apesar de 94% afirmarem que a modernização tecnológicaé uma prioridade, 44% das infraestruturas de TI de missão críticaestão a aproximar-se ou já estão em fim de vida útil, o que aumentaa vulnerabilidade e levanta barreiras à modernização. Por isso, osdecisores dizem que precisam de ajuda na tomada de decisões eno desenvolvimento de talento, revela o Kyndryl Readiness Report2024. Constata-se ainda que embora 76% das empresas estejam ainvestir na IA tradicional e em machine learning, apenas 42% verificaum retorno positivo do investimento. Sendo que os maiores obstáculosà adoção da inteligências artificial continuam a ser as preocupaçõescom a privacidade dos dados (31%), ROIincerto (30%) e desafios de compliance (26%).O report da Kyndrylrevela que 44% dasinfraestruturas deTI de missão críticaestão a aproximarseou já estão emfim de vida útil!ORGANIZAÇÕESGLOBAIS POUCOCIBERSEGURASAPESAR DE 94% das organizaçõesmundiais se sentirem preparadaspara responder aos ciberataques,71% acreditam que é provávelsofrerem um incidente em 2025,com impacto no seu desempenhofinanceiro. Este desfasamento entrea perceção e a verdadeira capacidadede resposta cibernética realça anecessidade de uma maior sensibilizaçãoe de medidas concretas paralidar com as cada vez mais sofisticadasameaças online. A conclusão é doGlobal Cyber Gauge 2024: Navigatingthe complex cybersecurity landscape,realizado pela Kyndryl e pela AWS. Otrabalho revela que 52% dos líderesde TI estão a enfrentar desafiosoperacionais quanto à preparaçãopara ameaças emergentes, comoataques ao nível do Estado-nação ede IA generativa. Em 2024, 54% dasgrandes organizações relataram tersofrido um ciberataque.Regista-se ainda umapoio executivoinadequado e faltade alinhamento napreparação para aregulamentação econstrangimentosorganizacionais .•Alert!7

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