em destaqueOs vários projetos apresentados nesta edição do EVOLVE, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, mostram como é que ainteligência artificial pode acelerar a transformação digital, num processo que implica riscos, mas também oportunidades28a ser dados os primeiros passos, com a sua utilizaçãopara a criação de valor, mas, a prazo, terá de pensar--se em “qual será o equilíbrio competitivo relacionadocom o conhecimento que cada entidade terá de terpara ser bem-sucedida”.Os casos de estudo apresentados neste EVOLVEAI, que foi dinamizado pelos jornalistas Pedro SantosGuerreiro (diretor executivo da CNN Portugal e da TVI)e Ana Sofia Cardoso (CNN Portugal) mostram que atecnologia já está em todos os setores. Estes exemplos,nas mais variadas áreas, e com empresas totalmentedistintas, mostram que a IA generativa representauma verdadeira mudança de paradigma. Como diz PedroSantos Guerreiro, “a IA é um gatilho económico decriação de valor, mas também parte de uma sociedadeque se pretende mais justa, inclusiva e próspera”.Os exemplos apresentados mostram como é quea IA pode acelerar a transformação digital, num processoque implica riscos, mas também oportunidades.Implica saber gerir informação, capacidade de investir,transformar informação em conhecimento, ter equipasdisciplinares, apostar na formação de pessoas e estabeleceras parcerias ganhadoras. Mas traz poupançasde custos, mais qualidade de serviço e da oferta, inovação,novos processos, mais competências e maiorcompetitividade.Afinal, como afirmou o jornalista e diretor executivoda CNN Portugal no final do evento, “a IA vai seruma ferramenta básica. É a palavra-chave. Não é umbónus ou uma possibilidade, nem futurologia. E foiisso que vimos em tantos casos, em que a IA tantopermite evitar apagões de redes elétricas, como saberqual é o momento certo para acender um forno e terpão quente a tempo e horas. Ou soluções que permitemsalvar peixes nos ecossistemas de barragens, mastambém salvar pessoas que tiveram hemorragias cerebrais.Foi dito que o impossível só precisa de um poucomais de tempo. Mas também precisa de outras coisas,como trabalho de equipa, parcerias e IA. E isto vai serbásico”.•
CASOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL:DISRUPÇÃOESTÁ EM MARCHACASO 1NOS | CALL REASON PREDICTORoperador, o projeto foi diferenciador: “Foram eliminadosos tempos de espera dos clientes, agora com acesso àinformação de que necessitam de forma automatizada.Ficámos mais eficientes e com poupanças não despicientes.Tem de se trabalhar de forma diferente e tem dese mudar muita coisa”. A ambição é agora “continuar aevoluir, crescendo na capacidade conversacional automatizada”,e já se está a trabalhar nas soluções de chatboots,já que a capacidade de atendimento crescentementeautomatizada e conversacional se assume como um verdadeirogame changer.CASO 2DXC TECHNOLOGY & MEO |CHATGPT FOR LEGAL DOCUMENTSPARA POUPAR TEMPO e reduzir custos operacionais noserviço ao cliente e atendimento, apostou-se na criaçãode formatos de resolução automática. Como explicaMaria Francisca Pinho, AI Project Management da NOS,“o projeto partiu da constatação de que havia um volumede chamadas de clientes meramente informativo, quenão requeriam interação com um humano para seremresolvidas. Com esta premissa, trabalhámos em duas dimensões:uma de analítica, com o desenvolvimento comIA para prever a necessidade do cliente; outra, com a criaçãode mecanismos de resolução automáticos”. A soluçãoacabou por ter impactos de várias naturezas: permiteuma previsão proativa do motivo de contacto do cliente,implementando formatos de resolução automática, parapromover a rápida solução dos problemas, eliminandoa necessidade de intervenção humana. Segundo PedroBrandão, diretor de Market & Customer Intelligence doDAR RESPOSTA AO DESAFIO da equipa jurídica da Altice naintensa e complexa atividade que resulta da forte regulaçãodo setor das telecomunicações foi a base do projeto.A solução encontrada, assente em IA generativa sobre29
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