Views
3 weeks ago

COMUNICAÇÕES 252 - MARGARIDA BALSEIRO LOPES MAIS DIGITAL PARA SIMPLIFICAR

  • Text
  • Digital
  • Dados
  • Empresas
  • Portugal
  • Apdc
  • Tecnologia
  • Mercado
  • Balseiro

a abrir10SOUND BITES

a abrir10SOUND BITES :-b“Há desafios que é importanteserem ultrapassados, um delesé a forte fragmentação no tecidointerno europeu. As diferençasnos níveis de desenvolvimentodigital entre os Estados-membrosdificultam a criação de umaabordagem uniforme. (…) A IAveio para ficar (…) e tem um milhãode potencialidades. Não sepode perder este comboio, quesó irá agravar a forte dependênciaque a Europa já sente”Inês Pina, Observador,24/11/2024“A IA está a mudar o mundo,mas não está relacionada com aadministração Trump. Há muitagente que vai ter essas intenções(de usar a IA para ameaçara democracia), mas acho que omundo, coletivamente, vai colocaras salvaguardas necessáriaspara não acontecer isso”Daniela Braga, Expresso,15/11/2024“As empresas e a economiaportuguesa devem continuara inovar e a tentar novos caminhosque se abrem tambémno contexto destas alteraçõessignificativas, seja devido à IA,à sustentabilidade, ou à reorganizaçãodas cadeias de valor,porque todas essas dimensõesoferecem novas oportunidades”Francisco Veloso, ECO,24/10/2024“Portugal enfrenta o desafio deaproveitar as vantagens competitivasque a IA pode oferecer. Opaís possui talento e a ambiçãode implementar uma EstratégiaDigital Nacional eficaz e competitiva.(…) O modelo de governaçãoque adotar será crucial parauma estratégia bem-sucedida”Magda Cocco, Jornal deNegócios, 07/11/2024FALTA DE LITERACIA PREJUDICAADOÇÃO NAS EMPRESAS DA IA…APESAR DE A IA estar a redefinir a dinâmica no local detrabalho e as práticas de recursos humanos, esta é aindauma área complexa. É que a falta de literacia digital doscolaboradores influencia as suas atitudes em relação àtecnologia. A conclusão é do mais recente estudo da SAP.Em comparação com as pessoas com conhecimento, as queapresentam baixa literacia têm seis vezes mais probabilidadede se sentirem apreensivas, sete vezes mais probabilidadede sentirem medo e mais de oito vezes de probabilidadede se sentirem angustiadas em relação à utilização da IA notrabalho. Os resultados do estudo revelam que organizaçõese colaboradores atravessam um momento complexo,com a adaptação a esta tecnologia disruptiva, que implicanovos conhecimentos e atitudes. E que à medida que aIA se torna uma ferramenta mais utilizada no trabalho, asorganizações devem concentrar-se e investir na literacia emIA para ajudar os colaboradores a compreenderem a novatecnologia. Os aspetos mais importantes da educação em IApara alterar estas reservas são: saber como utilizar a IA paraos objetivos serem alcançados, perceber como se facilitamas tarefas e ser capaz de detetar a utilização de IA.•… MAS UTILIZAÇÃODA TECNOLOGIA GERA OTIMISMOAS ORGANIZAÇÕES de média dimensão estão a adotar a IAcom confiança e a maioria antecipa alcançar retornos atéquatro vezes superiores em 12 meses. Mas quase metadeestão a ser travadas pelas lacunas na preparação da forçade trabalho, a gestão dos dados e infraestruturas tecnológicaslegacy, que constituem os principais obstáculos aosretornos sustentáveis. A conclusão é do ‘Avanade Trendlines:Relatório sobre o valor da IA 2025’, que mostra umforte entusiasmo pelo potencial da IA, sendo o principalobjetivo para 2025 a utilização de ferramentas de IA, comoo Microsoft Copilot, para gerar novas receitas e, ao mesmotempo, construir uma cultura colaborativa no local de trabalho.Assim, 53% das empresas esperam aumentar os seusorçamentos para projetos de geração de IA até 25%. E 85%manifestam preocupação com a perda de terreno competitivosem a rápida adoção da IA, pelo que a implementaçãoacelerada é uma prioridade máxima para dar resposta àspressões competitivas. Mas o trabalho de base essencialpara a IA está ainda por fazer: quase metade das empresasainda estão presas na fase de caso de negócio (48%) ou deprova de conceito (44%).•As reservas emrelação à adoçãode IA no trabalho,são tanto maioresquanto menor éa iliteracia digitaldos colaboradoresPara dar respostaàs pressõescompetitivas, aadoção de IA éuma prioridadepara cerca de 85%das empresasconsultadas

Smart String ESS FlagshipO Futuro do Armazenamento de EnergiaLíder da Indústria Hybrid Cooling C&I ESS*Huawei FusionSolar C&I Smart String ESS 215kWh SeriesEnergia ao seu DisporSegurança GarantidaPara mais informações: https://solar.huawei.com/pt

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt