a abrir SOUND BITES :-b “Se o grupo de 27 países quer alcançar potências económicas como os EUA e a China, precisa de expandir o seu setor digital. A questão é saber como” Gian Volpicelli, Bloomberg, 11/09/2024 “O futuro do trabalho não é sobre a IA substituir os humanos, mas sobre a IA melhorar as capacidades humanas. Com agentes LLM a liderar o caminho, estamos à beira de uma nova era, onde o trabalho é reimaginado, a produtividade é redefinida e as fronteiras entre trabalho e lazer esbatem-se” Ricardo Abreu, Digital Inside, 26/08/2924 “O multimilionário decidiu fazer comentários à onda de violência que tem marcado o Reino Unido (…). Musk usou a sua própria rede social para afirmar que a ‘guerra civil é inevitável’. É de uma irresponsabilidade tremenda. Incendiar o debate com frases como esta é em si mesmo criminoso” Diana Ramos, Jornal de Negócios, 07/08/2024 “Há um risco de ditadura digital, a sociedade está a ser recomendada a ser sempre a mesma. Somos empregados involuntários das plataformas” Paulo Castro, Expresso, 06/08/2024 “O relatório de Mario Draghi tornou evidente que temos um grave problema de inovação de base tecnológica nos países europeus. O nosso problema não é tanto a falta de conhecimento científico, mas os obstáculos a nível nacional e em Bruxelas que nos impedem de avançar na industrialização inovadora desse conhecimento” Miguel Monjardino, Expresso, 19/09/2024 IA É CHAVE PARA ENVOLVER MARCAS COM CLIENTES AS FERRAMENTAS de IA são a chave para manter as marcas atuais e cativantes para os clientes, especialmente a Geração Z. É que a tecnologia permite uma personalização cada vez maior, abrindo caminho não só para promover as fidelizações a longo-prazo como para alcançar novos públicos. A conclusão é de um estudo recente da SAP Emarsys. Que mostra que os profissionais de marketing estão a recorrer cada vez mais à IA, já que permite que as marcas se mantenham competitivas, adaptando-se rapidamente à evolução das expectativas dos clientes. Esta 4ª edição do Índice Anual de Fidelidade dos Clientes refere que, independentemente do quanto os consumidores se identificam com uma marca, a chave para esta se destacar a longo prazo reside numa melhor personalização, em todos os canais e no momento certo, em conteúdos mais relevantes e na oferta de perspetivas únicas adaptadas aos interesses individuais de cada cliente. Os consumidores mais jovens são particularmente atraídos pelo marketing inovador.• UE CONFIRMA AUMENTO DE RISCOS DE CIBERSEGURANÇA NOS SETORES de telecomunicações e de eletricidade, os riscos da cadeia de abastecimento continuam a ser a principal preocupação, especialmente no que diz respeito à implantação do 5G e às infraestruturas de energias renováveis. Ransomware, limpadores de dados e exploração de vulnerabilidades são identificados como preocupações contínuas, mas urgentes, especialmente no que diz respeito à tecnologia operacional. O alerta é de um relatório europeu, elaborado pelos Estados-membros, com o apoio da CE, ENISA e Agência da UE para a Cibersegurança. Nas telcos, as principais ameaças incluem ataques via infraestruturas de roaming e ataques com origem em grandes redes de bots. A sabotagem física da infraestrutura de cabos e a interferência de sinais de satélite foram identificadas como riscos específicos que são particularmente difíceis de mitigar.• O recurso à IA permite que as marcas se mantenham competitivas, adaptando-se rapidamente às expectativas dos clientes 8
A maioria das organizações (82%) planeia integrar agentes de IA que podem executar tarefas de forma independente EMPRESAS INTENSIFICAM INVESTIMENTO NA IA GEN CERCA de 80% das organizações aumentaram o seu investimento na IA generativa desde 2023. Mais: 40% acredita que a IA Gen irá obrigá-las a repensar o seu modelo de negócio para se manterem competitivas, quando há um ano apenas 22% pensava assim. De acordo com o ‘Harnessing the value of generative AI: 2nd edition’, o mais recente relatório do Capgemini Research Institute, 24% das organizações integraram a IA generativa em alguns ou na maioria dos seus locais ou funções – há um ano eram apenas 6% – o que está a provocar mudanças nos paradigmas operacionais. Entre os benefícios percecionados estão maior eficiência operacional, melhor experiência do cliente e aumento das vendas. Em média, as organizações registaram uma melhoria de 6,7% no envolvimento e satisfação do cliente nas áreas em que se apostou na tecnologia. Como resultado, as empresas estão a ajustar as suas abordagens estratégicas. O relatório analisa ainda os agentes de IA e o seu potencial. Outrora ferramentas de apoio, funcionam agora autonomamente e podem executar tarefas de forma independente. A maioria das organizações (82%) planeia integrá-los dentro de 1 a 3 anos, confiando neles para tarefas como a geração de correio eletrónico, codificação e análise de dados. O estudo recomenda que quem vai implementar agentes de IA deve estabelecer salvaguardas para garantir transparência e responsabilização pelas decisões tomadas com base na IA.• ILUSTRAÇÃO MACROVECTOR/FREEPIK NUMEROS 937 MIL MILHÕES Foi quanto perderam, em dólares, as “sete magníficas” da tecnologia na Wall Street (Apple, Microsoft, Nvidia, Alphabet/ Google, Amazon, Meta/Facebook e Tesla) na primeira semana de setembro. Um valor que é quase o PIB da Suíça, a 20ª economia do mundo. Só a Nvidia viu a capitalização bolsista recuar 415 mil milhões de dólares. Todas as bolsas mundiais mergulharam no vermelho. 250 MIL MLHÕES Foi o valor da queda, em euros, das criptomoedas, também a 5 de agosto, dia que ficou conhecido como a ‘segunda-feira negra das bolsas mundiais’. No Japão, o índice Nikkei teve a maior queda diária desde 1987. A aversão aos ativos de maior risco pelos investidores fez o resto. 28 MIL MILHÕES Será quanto vai valer, em dólares, a nova empresa que resultará da fusão entre a Paramount e a Skydance, que se chamará New Paramount. O negócio está agora a ser avaliado pelos reguladores e se avançar, David Ellison, CEO da Skydance, será o presidente executivo da nova entidade. A Skydance foi fundada em 2010 pelo filho do fundador da Oracle, Larry Ellison, e rapidamente estabeleceu uma parceria com a Paramount. 23 MIL MILHÕES Era o valor em dólares que a empresa- -mãe da Google, a Alphabet, se propunha dar pela startup de origem israelita Wiz. A concretizar-se, seria a maior compra de sempre da gigante tecnológica, mas as conversações falharam. A Wiz anunciou a decisão de abrir o seu capital em bolsa. 9
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