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COMUNICAÇÕES 251 - PEDRO AREZES O EFEITO DE CONTÁGIO DO PROGRAMA MIT PORTUGAL

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ultimas TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA AGRICULTURA A meta é melhorar a produtividade e competitividade de negócios ligados à agricultura, dando às empresas do setor uma maior precisão e eficiência nas atividades e uma melhor e mais rápida capacidade de decisão. Foi desenvolvida pela Vodafone e é uma nova oferta que assenta na sensorização, conectividade e numa plataforma agregadora e intuitiva. Recorre à IoT, à rede do operador e, através da plataforma de agregação, permite ter uma visão integrada da atividade em dispositivos móveis, a que se junta a interpretação personalizada e clara dos dados recolhidos no terreno, possibilitando decisões mais rápidas e fundamentadas. Entre as funcionalidades desta oferta estão a monitorização de condições meteorológicas e do estado do solo para satisfazer as suas necessidades de rega, fertilização e fitossanidade, assim como o acompanhamento dos ciclos das culturas e das colheitas, localização e controlo de equipamentos no terreno, bem como o controlo de consumos e da segurança de infraestruturas e acessos. As aplicações desta solução, que potenciam a simbiose entre a Vodafone e o setor agrícola através da digitalização, vão desde o cultivo de cereais, frutas e legumes, à olivicultura e viticultura, passando pela exploração florestal e pela criação de animais. 62 PROCESSAR EM TEMPO REAL Mais um passo na evolução do 5G, que vai facilitar um conjunto de aplicações a exigir processamento em tempo real. Essencial para setores como a saúde, segurança pública ou a indústria, chama-se Mobile Edge Computing (MEC) e foi lançado pela NOS em parceria com a Google. Trata-se de uma solução de mobile edge computing em 5G que recorre a tecnologias Google Cloud. Com baixa latência e maior capacidade de processamento do que outras tecnologias, perfila-se como uma oferta que permite aplicações como as usadas nos sistemas de condução autónoma. O operador garante que é a primeira solução do género desenhada e implementada em Portugal e já foi aplicada na sua rede, depois de realizadas várias provas de conceito. O tempo de processamento e resposta são instantâneos, o que é essencial para aplicações como condução de veículos autónomos, drones e robôs colaborativos ou análise de vídeo em tempo real.•

MAPEAR INCÊNDIOS FLORESTAIS Trata-se de uma ferramenta de mapeamento de incêndios florestais que utiliza a IA para mostrar uma monitorização detalhada dos incêndios florestais na Pesquisa e no Maps. Foi lançada pela Google em Portugal e mais 14 países europeus e africanos. Segundo as estimativas, o território europeu propenso a incêndios duplicou nos últimos 50 anos e neste verão registaram-se temperaturas recorde. Este modelo de monitorização de incêndios florestais alimentado pela IA da Google é treinado com base em múltiplas fontes de dados, incluindo uma grande variedade de imagens de satélite. Foi validado com o modelo de cicatrizes de incêndios – formas que surgem após um incêndio ser contido – com base em medições de eventos anteriores de incêndios florestais. Outros modelos de IA são utilizados para verificar a existência de incêndios. Em conjunto, permite a definição dos limites de incêndios florestais de forma mais precisa e definitiva do que apenas com o uso de imagens de satélite. A informação é disponibilizada através de alertas e recursos, que incluem informação às pessoas que estão perto de um incêndio florestal de como se podem manter seguras.• PARCERIA NA IA PARA PROCESSOS DE NEGÓCIO Ajudar as empresas a enfrentar os desafios críticos com que se defrontam os seus negócios, através da implementação eficaz de IA generativa nos seus principais processos e funções, é a meta de uma parceria estratégica entre a Capgemini e a SAP. Alia a liderança da primeira em dados e IA, com o portfólio de Business AI da segunda. A Capgemini está ainda a reforçar o seu Centro Global de Excelência (CoE) dedicado a SAP para integrar três grandes dimensões: melhorar os processos de gestão através da utilização da IA e da IA generativa; acelerar o time-to-market e upskilling da força de trabalho. No contexto deste alargamento da parceria, a Capgemini planeia capacitar 20 mil colaboradores até ao primeiro semestre de 2025. Os dois grupos já estão a trabalhar em conjunto com os seus clientes, para retirarem o máximo partido dos benefícios oferecidos pela IA generativa, preparando-os para a próxima onda de transformação impulsionada pela IA.• 63

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