60 “Sonhamos com um planeta sem desperdício. Tudo o que ajude a cumprir este sonho, sem dúvida vamos considerar”, frisa a country manager da Too Good To Go em Portugal
cidadania IA no combate ao desperdício alimentar A Too Good to Go, empresa líder no combate ao desperdício alimentar, lançou este ano uma solução de IA que está a contribuir ainda mais para a redução dos alimentos que vão para o lixo. TEXTO DE TERESA RIBEIRO FOTO VÍTOR GORDO/ SYNCVIEW A luta contra o desperdício alimentar ganhou uma poderosa arma: a Too Good To Go Platform, uma inovadora solução de inteligência artificial (IA). A nova plataforma surge como resposta às crescentes preocupações com a quantidade de alimentos que são descartados em todo o mundo e a necessidade urgente de soluções para mitigar o problema. Desde a sua fundação, tem sido este o desígnio da Too Good to Go, organização nascida na Dinamarca, em 2016. A dimensão do desperdício alimentar é alarmante. Segundo Maria Tolentino, country manager da Too Good To Go em Portugal, “40% dos alimentos são desperdiçados anualmente a nível global”. Desperdício que representa uma perda colossal de recursos e contribui para a emissão de gases de efeito estufa. O European Grocery Retailing Institute aponta que os custos associados a este desperdício podem chegar a 2% das vendas líquidas dos retalhistas, valor que muitas vezes se aproxima das suas margens de lucro. Foi esta constatação que inspirou a Too Good to Go a lançar a nova plataforma, ferramenta modular que ajuda os retalhistas a gerir os excedentes alimentares de forma eficiente. Através de IA, a plataforma rastreia o stock das lojas e oferece soluções personalizadas que permitem aos retalhistas – dos hipermercados às lojas de conveniência – obter valor a partir do seu inventário em excesso. Composta por cinco módulos: Gestão da Data de Validade, Recomendações, Desconto Inteligente, Marketplace e Doações, cada um se pode adaptar às necessidades de cada retalhista. Na função de Gestão de Data de Validade a Too Good to Go Platform liberta os trabalhadores das lojas para outras tarefas, dispensando-os da verificação manual da validade dos produtos. “Assim, não só se economiza tempo, como também se reduz o erro humano”, sublinha Maria Tolentino. Na mesma lógica de otimização de processos, a IA da plataforma permite que os retalhistas, recorrendo a cada um dos módulos disponíveis, tomem decisões informadas sobre o que fazer com os produtos prestes a expirar. As recomendações podem incluir desde a aplicação de descontos inteligentes até à criação de surprise bags que são disponibilizadas através da app da Too Good To Go. Esta abordagem não só facilita o trabalho dos funcionários, como também aumenta a probabilidade de sucesso na redistribuição dos produtos. Outra das “particularidades desta solução é que liga a plataforma diretamente ao nosso marketplace, o que a torna única no mundo”, frisa a country manager da To Good to Go. Desde o seu lançamento, a organizaçãotem tido impacto significativo na redução do desperdício alimentar. A aplicação, que conecta consumidores a lojas com excedentes alimentares, já salvou mais de 350 milhões de refeições a nível global, o equivalente a 700 mil toneladas de CO2 evitadas. Em Portugal, a Too Good To Go recuperou mais de 4 milhões de refeições desde o início das suas operações em 2019, com um crescimento de utilizadores entre 30% a 40% ano. “Sonhamos com um planeta sem desperdício”, afirma Maria Tolentino. “Tudo o que ajude a cumprir este sonho, sem dúvida, vamos considerar”.• 61
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