apdc news APDC | ELEIÇÕES | NOVO MANDATO Capitalizar aprendizagens Após dois anos de profunda transformação, o futuro passa por uma estruturação da proposta de valor na formação, pelo fortalecimento do modelo híbrido do congresso e pelo reforço dos conteúdos e formatos de iniciativas. Estas são as principais apostas da APDC para o próximo triénio. Texto de Isabel Travessa Fotos de Vítor Gordo/Syncview 58 O PLANO para 2022/2024 está definido, a lista única candidata às eleições para os órgãos sociais foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral e a tomada de posse já decorreu. A APDC entrou num novo mandato, voltando a ser liderada por Rogério Carapuça. E as metas estão definidas, “capitalizando o que aprendemos durante a grande transformação de 2020/2021”, com a pandemia de Covid-19, como refere o líder da associação. Assim, e depois de” um período que Em cima da mesa está a criação de um Centro de Formação Profissional Especializado para o Digital ficará para a História como uma época de profunda transformação”, acelerando um mundo que já vivia uma transição digital que estava a alterar a vida das pessoas, organização das empresas, negócios, governação e o equilíbrio geoestratégico entre países, a APDC vai continuar nos próximos anos a intensificar a reinvenção que operou nestes anos de atividade. É que, como avança Rogério Carapuça, “foi necessário alterar completamente a forma de atuação e os pro-
Faz parte dos planos da APDC para este novo mandato criar uma iniciativa específica com o objetivo de dar a conhecer casos concretos de transformação digital cessos de trabalho da APDC. A nossa atividade, muito assente em eventos e numa grande interação pessoa-a -pessoa, seria das mais seriamente afetadas pela pandemia, pelo que havia que mudar tudo. O mandato 2019/2021 teria, portanto, a responsabilidade de reinventar toda a nossa atividade mais do que alguma vez podíamos ter imaginado”. Depois destas profundas transformações, a nova direção da APDC definiu várias linhas de ação programática para os próximos três anos. A começar pela estruturação de uma proposta de valor na área da formação, aprofundando o que foi feito no âmbito do Programa UPskill. O caminho passa pela criação de um programa mais robusto, com a criação de um Centro de Formação Profissional Especializada para o Digital protocolado com o IEFP. Outra das metas é retirar o melhor das experiências do congresso, criando um modelo híbrido que permita manter a presença online de oradores internacionais relevantes, assim como o formato apelativo e dinâmico do modelo “programa de TV”, por forma a se obterem audiências progressivamente maiores. Embora alargando, o mais possível, a sua componente presencial. Explorar novos formatos de produtos, como webinars e podcasts, criar uma nova iniciativa específica, para dar a conhecer casos concretos de transformação digital, assim como alargar a colaboração com os parceiros institucionais e associados e mudar as instalações da APDC são outros objetivos que os novos corpos sociais propõem para o mandato que agora se iniciou.• 59
“HÍBRIDO” A BUZZWORD DO MOMENT
edit orial Eduardo Fitas eduardo.fi
O 5G da NOS é 10X mais rápido e g
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