Views
2 years ago

COMUNICAÇÕES 241 - Joana Mendonça: a arte de cultivar ideias

  • Text
  • Wwwapdcpt
  • Realidade
  • Nova
  • Mercado
  • Digital
  • Tecnologia
  • Dados
  • Ainda
  • Forma
  • Portugal
  • Empresas

apdc news 54 existe

apdc news 54 existe inteligência” e que a economia dos dados é decisiva para determinar “vencedores e perdedores“, Pedro Machado, country senior director e data protection officer (DPO) do Grupo Ageas Portugal, diz que as desigualdades na Europa obrigarão a uma reflexão que poderá levar a mais legislação e a pesados regimes sancionatórios. Há, contudo, que pensar nos efeitos do quadro regulamentar na competitividade, até porque as empresas mais valiosas do mundo são hoje as que dominam os dados. Ricardo Rosa, head of innovation da Sonae Sierra, considera que “a Europa continua confusa no conjunto de conceitos em torno dos dados. Retirar valor dos dados de negócio e de eficiência é um campeonato e os dados pessoais são outro. Quando os misturamos, dificulta tudo”, defendendo haver uma espécie de “esquizofrenia muito real” na forma como a UE olha para o tema. Já em Portugal, apesar de um nível elevado de literacia ao nível das elites, subsiste uma “cultura de dados muito difusa sobre o valor na tomada de decisão. Ainda temos caminho a andar, em geral”. Na prática, diz que o que tem vindo a acontecer ao nível europeu, tendo em conta a forma como Bruxelas olha para o tema, é uma crescente dificuldade em perceber “onde estão as áreas cinzentas onde nos poderemos mexer, dentro do que é criar valor para as empresas e para os clientes. O que trava a inovação, que é um dos objetivos da CE”. Neste período de debate, moderado por Tiago Bessa, sócio da área de Comunicações, As desigualdades na Europa poderão levar a mais legislação e à adoção de pesados regimes sancionatórios Proteção de Dados & Tecnologia, PI Transacional, da VdA, e por Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC, o gestor da Microsoft deixou claro que não se trata de um problema de tecnologia, mas de cultura: “É fundamental, para que as pessoas olhem para a informação e tomem decisões com base nela. Mas o grande desafio é incutir essa ideia. Aqui, o tema da formação é essencial”. A Ageas tem tido alguns desafios ao nível da integração tecnológica, tendo em conta o ecossistema grande e complexo de dados, assim como nos dados pessoais e nas obrigações de informação. “Os seguros têm tido uma viagem bastante longa. Reconhecemos que se esta viagem não for feita, não conseguimos atingir os objetivos definidos. Mas há temas de natureza tecnológica, de literacia, de cultura, que são bastante complexos”, explica Pedro Machado. E o responsável da Sonae Sierra admite que ainda não é fácil monetizar os dados. “Estamos todos a apalpar terreno e a tentar encontrar a melhor forma de criar valor. Embora queira entender como a CE vê a lógica de partilhar dados públicos, considero que não é a que faz mais sentido. Temos de melhorar a relação com os clientes e com isso trazer-lhes valor. O caminho está a ser feito e não é fácil, porque se trata de uma forma diferente de pensar e atuar, que tem a ver com a transição para o digital”.•

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt