COMUNICAÇÕES 239 - Alexandra Leitão: Fazer Política para as Pessoas (2021)

  • Mundo
  • Anos
  • Pandemia
  • Ainda
  • Futuro
  • Tecnologia
  • Forma
  • Empresas
  • Portugal
  • Digital

UM MUNDO DE NOVIDADES

UM MUNDO DE NOVIDADES Apps, múltiplas funcionalidades aos participantes, exposição virtual, gamificação, sessões paralelas. As novidades e inovações deste congresso foram muitas. 86 A EDIÇÃO DE 2021 do Digital Business Congress em formato híbrido, mas predominantemente digital, implicou a seleção de uma plataforma online desenvolvida por um fornecedor nacional, que criou um site específico para o evento e desenvolveu uma web app e uma mobile app. Com esta solução, foi possível disponibilizar múltiplas funcionalidades, desde o programa e oradores, à integração de streaming, passando por agenda pessoal personalizável, a avaliação de sessões, chat em tempo real, live questions e televoto, pesquisa, lista de patrocinadores, materiais para download ou envio de certificados. A possibilidade de realizar reuniões por vídeo-chat entre os participantes e de networking entre a lista de participantes, com troca de mensagens ou marcação de reuniões, foram outras opções. EXPOSIÇÃO VIRTUAL Através desta solução, decorreu uma exposição com as ofertas de várias empresas, agora em formato virtual. Assim, estiveram presentes nesta inovadora iniciativa: Altice Portugal, Axians, Capgemini Engeneering, NOS, Vodafone, RTP, Intelcia, Paypal, Minsait, Afiniti, Everis, ISEG, StartSe e VRARA, além da APDC. Todos os participantes tiveram a oportunidade de interagir com responsáveis das empresas, assim como marcar reuniões e fazer vídeo-chats.

GAMIFICATION A APDC desenvolveu durante o Congresso uma iniciativa de gamification entre os participantes, para potenciar o seu envolvimento. Assim, foram lançados vários desafios, atribuindo-se medalhas e prémios a todos os participantes que se destacaram nas várias modalidades de interação: Photographer, Movie Director, Evaluator, Popular, Communicater Writer, Traveler e Talkative. Os prémios atribuídos contaram com o apoio da Huawei, Lisbon Digital School e Vodafone. Foram ainda enviadas por chat 55 notificações, sendo que 34% foram lidas na app. Este canal foi utilizado para promover as iniciativas desenvolvidas pelos parceiros, como os expositores e sessões paralelas, assim como para promover o programa e para dar resposta às questões dos participantes. SESSÕES PARALELAS Os patrocinadores do congresso puderam, no âmbito do evento, realizar sessões paralelas. Tratou-se de sessões pré-gravadas e transmitidas na plataforma, em simultâneo com o programa do congresso. Assim, neste formato, a Minsait promoveu uma sessão sobre “Cibersecurity in the New Digital World: The Importance of a Holistic Strategy”. Já a NOS realizou uma iniciativa sobre “Accelerating Entrepreneurship with 5G”. E a Paypal analisou “The Impact of the Pandemic on E-Commerce”. Decorreram ainda várias sessões paralelas com oradores internacionais, reservadas a convidados. Gerd Leonhard, Matthew Griffin e Cheow-Hoe Chan foram os speakers.• APDC ENTREGA PRÉMIOS DO BEST THESIS AWARD COM O OBJETIVO de premiar as melhores teses de mestrado nas áreas de Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Media, a APDC avançou este ano com a 1ª edição do prémio Best Thesis Award. A iniciativa é realizada em parceria com o Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE), que reúne o Instituto Superior Técnico, a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O prémio foi patrocinado em exclusivo pela Axians e teve um valor pecuniário de 1.500 euros por tese vencedora. Esta 1.ª edição contou com 53 candidaturas, das quais apenas 46 cumpriram os critérios de elegibilidade. Os prémios foram entregues no 30º Congresso da APDC. Os vencedores foram: Tecnologias de Informação - André Cruz, antigo aluno do mestrado integrado em Engenharia Informática de Computação, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Telecomunicações - João Serra, antigo aluno do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, do IST; e Media - Miguel Regouga, antigo aluno do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, do IST. Estiveram na cerimónia de entrega os três managing directors da Axians: Carmo Palma, Fernando Rodrigues e Pedro Faustino.• 87

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt