COMUNICAÇÕES 237 - Que Portugal Digital Queremos Construir? (2020/2021)

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APDC 237 - Que Portugal Digital Queremos Construir? Janeiro 2021

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t ema de capa e o retorno é cada vez menor. Uma das formas de continuar a investir e a surpreender os clientes com mais serviços e inovação é através desta estratégia de coinvestimento e de partilha de ativos que temos seguido”, explica Henrique Fonseca. Uma opinião que Manuel Ramalho Eanes reitera: “Claramente que a partilha de infraestruturas é um caminho que nos defende. Acreditamos que é a forma mais eficiente de fazer investimentos”. E cita o caso de Espanha, que anunciou um investimento de 4,2 mil milhões de euros no âmbito do seu plano de recuperação e resiliência para dotar de redes de alta velocidade fixas e móveis as regiões menos densas. “Este tipo de investimentos é o que poderia fazer sentido para que a nossa inclusão e coesão territorial se realizasse corretamente e fosse eficiente. Aliás, entendo que na forma como foi montado o leilão 5G se perdeu uma enorme oportunidade para estabelecer as condições para uma cobertura mais ampla do território, feita de forma mais eficiente e com o investimento de todas as partes”, acrescenta, deixando claro que as chamadas ‘zonas cinzentas’, com problemas de cobertura “vão continuar assim porque não é sustentável financeiramente”.• “Temos de investir cada vez mais e o retorno é cada vez menor. Uma das formas de continuar a surpreender com inovação é através do coinvestimento”, diz Henrique Fonseca Contributo do setor em período de pandemia fonte: Altice, NOS e Vodafone Sistemas de saúde Estado de emergência Aumento de tráfego dados fixos + 54% ícones noun project 38 Reforço extraordinário das redes de telecomunicações dos sistemas de saúde Extremo reforço de investimento de rede para permitir acomodar crescimento de tráfego por remotização profissional Extremo reforço de rede perante os desafios do ensino remoto Empresas Educação Disponibilização de comunicações gratuitas e ilimitadas aos profissionais de saúde Garantia de manutenção de serviço mesmo para clientes que não efetuem pagamento Preparação para disponibilização de comunicações e equipamentos que permitam o acesso digital à educação (E-escolas 2.0) União com AHP para disponibilização de hotéis para receber profissionais de saúde, sem ser cobrado Oferta de serviços e tráfego para manter empresas conectadas – oferta de 10GB Construção de capacidade de difusão massiva de ensino com objetivo de inclusão Reforço da rede para assegurar funções críticas do Estado Famílias Extremo reforço de redes fixas e móveis perante crescimentos diruptivos de tráfego Oferta de serviços e tráfego para manter famílias em contacto – oferta de 10 GB Oferta das mensalidades dos canais desportivos Diálogo próximo com governo, no sentido de em tempo real manter e reforçar conetividade Garantia de manutenção de serviço mesmo para clientes que não efetuem pagamento Suspensão das taxas por atraso no pagamento e de reposição de serviço Promoção de soluções digitais, como alternativa a ida aos estabelecimentos comerciais Antes lockdown total nacional + 29% Antes Após lockdown lockdown Após lockdown Aumento de tráfego dados móveis top 10% concelhos mais afetados + 52% Antes lockdown Após lockdown

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