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COMUNICAÇÕES 225 - O Líder Mobilizador (2017)

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APDC 225 - O Líder Mobilizador Dezembro 2017

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apdc secção smart cities Europe Board Member do Kaizen Institute Consulting Group. De acordo com este método, só se conseguem grandes resultados quando há um objetivo estratégico de mudança e a operação tem a agilidade para alcançar essa meta. Um caminho a percorrer “Envolvimento da gestão de topo, envolvimento da gestão de topo e envolvimento da gestão de topo”– são estas as três con- Para António Costa, é preciso identificar processos críticos, simplificá- -los e selecionar os que justificam a tecnologia. Só assim haverá benefícios reais dições para garantir o sucesso da gestão Kaizen, referidas pelo fundador do conceito, o japonês Masaaki Imai. “É preciso saber combinar a reengenharia de processos com a componente cultural. Esta só se altera se for trabalhada numa perspetiva bottom-up, com o envolvimento das equipas, assim como numa lógica top-down, com o envolvimento da gestão de topo”, explica António Costa. A adoção deste perfil de gestão nas autarquias é também o caminho para envolver os cidadãos no desenho ou implementação das melhorias para a sua cidade. Para partilhar boas práticas da implementação do conceito Kaizen, a consultora lançou, em 2011, o ‘Prémio Kaizen Lean’. O aumento do número e qualidade das candidaturas recebidas no âmbito desta iniciativa demonstra, na visão de António Costa, “que o tecido empresarial português está cada vez mais alerta para a importância da melhoria contínua no crescimento sustentado das organizações”. Salientando que “os projetos têm de se pagar a si próprios”, o Western Europe Board Member do Kaizen Institute Consulting Group diz que é “necessário que a tecnologia esteja associada a custos mais baixos”. António Costa deixa também claro que “muitas das potenciais melhorias não dependem da digitalização, mas sim das pessoas envolvidas, implicando preparação prévia de toda a organização para a integração de um grau superior de automatização”. Esse, sublinha, é o papel do Kaizen: “Apoiar a organização a identificar os seus processos críticos, a simplificá-los e a selecionar os que têm características que justifiquem a aplicação de tecnologia. Só assim é possível garantir que digitalização está a exponenciar o resultado dos processos internos, gerando benefícios reais para as empresas face ao investimento empregue”.• C

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