COMUNICAÇÕES 224 - A Senhora Simplex (2017)

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APDC 224 - A Senhora Simplex Setembro 2017

estado da nação

estado da nação 2017 Políticas públicas Europa tem de fazer mais Há progressos na construção do Mercado Único Digital, graças à multiplicação das iniciativas de Bruxelas. Mas não chega. É preciso fazer mais e mais depressa. Dados, cibersegurança e concorrência estão agora entre as prioridades. Texto de Isabel Travessa Fotos: iStock Anunciada em maio de 2015, a construção do Mercado Único Digital (DSM), uma das grandes prioridades da Comissão Juncker, continua aquém das metas e objetivos definidos. Muito foi feito, mas muito mais há para fazer para que este projeto se torne efetivamente uma realidade. Numa Europa que continua a desenvolver-se a velocidades distintas, há que acelerar o ritmo, para que seja possível criar mais oportunidades para pessoas e negócios e alcançar a meta dos 415 mil milhões de euros adicionais por ano para a economia comunitária, criando novos postos de trabalho e posicionando a União Europeia (UE) como um líder mundial da economia digital. Na revisão intercalar da Estratégia para o DSM, apresentada em maio, a CE assegura que cumpriu as promessas em termos de iniciativas e de propostas a desenvolver, tendo ainda concretizado alguns grandes objetivos. Mas admite que o foco terá agora que ser o de tornar as suas pro-

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