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COMUNICAÇÕES 224 - A Senhora Simplex (2017)

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APDC 224 - A Senhora Simplex Setembro 2017

Este projeto, que a

Este projeto, que a Google lançou no país em dezembro, já formou até hoje 25.203 portugueses

cidadania digital Alerta Digital A “ferramenta” da Google pARA qualificações digitais Com o objetivo de formar jovens portugueses em competências digitais e contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal, a Google lançou em Portugal o Atelier Digital. Um curso que pretende fazer a diferença. Texto de Teresa Ribeiro Fotos cedidas O tempo passa e o gap entre oferta e procura no mercado de trabalho para o setor digital mantém-se em níveis preocupantes. Segundo a Comissão Europeia espera- -se que em 2020 mais de 820 mil vagas de emprego na Europa não sejam preenchidas por falta de profissionais com competências digitais, o que é um absurdo, se atendermos às elevadas taxas de desemprego que existem no universo comunitário. Mas se na Europa este gap é acentuado, em Portugal atinge níveis críticos. Um estudo recente da Comissão Europeia concluiu que mais de 50% dos portugueses não possuem as competências digitais básicas. Foi neste contexto que a Google concebeu o Atelier Digital, um curso que já funciona em diversos mercados e que em dezembro último chegou a Portugal. Segundo Francisco Ruíz Anton, Head of Public Policy Google Espanha e Portugal, “o projeto foi lançado com diversos parceiros”, com a expectativa de “vir a encontrar casos portugueses entre os exemplos de sucesso internacionais que o programa já soma, demonstrando como é possível utilizar este tipo de programas como uma oportunidade para inovar, criar e desenvolver projetos empreendedores e de auto-emprego”. Um pROgrama, várias competências O programa do Ateliar Digital abarca 23 módulos, “pensados para ajudar os formandos a melhorar as suas competências digitais”, como sublinha Francisco Ruíz Anton. A formação é baseada em tutoriais em vídeo seguidos de atividades e no final os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação, reconhecida pela IAB Europe, a asssociação europeia que representa o setor da publicidade digital. O curso permite também fazer três dias de formação presencial na área de marketing digital. Além da formação online, o Alerta Digital proporciona três dias de formação presencial na área de Marketing Digital Nestas aulas ensina-se “Otimização para motores de pesquisa (SEO)”; “Marketing para motores de pesquisa (SEM)”; “Marketing nas redes sociais e mobile”; “Análise de web e internacionalização”. Tal como o curso online, este também proporciona um certificado, que é passado pela universidade ou politécnico onde os alunos frequentam as aulas. Apoiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e SIC Esperança, o Alerta Digital formou, até hoje, 25 203 portugueses. O balanço, diz Francisco Ruíz Anton, é muito positivo: “Estamos satisfeitos com os resultados e de olhos postos no futuro”. O caminho, sublinha o Head of Public Policy Google Espanha e Portugal, faz-se por aqui: “Na Google acreditamos que a formação, especialmente em competências digitais, é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e confere novas oportunidades, no mercado de trabalho, no empreendedorismo e auto-emprego. Estamos sempre a olhar para o futuro e a procurar mais e melhores formas de contribuir”.• C

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