últimas novidades limpa e energias renováveis. Alojada na IBM Cloud, possibilitou que investigadores utilizassem um poder de supercomputação equivalente a 500 milhões de dólares, de forma gratuita.• usar o poder da supercomputação na Saúde Um programa de software que deteta que um dispositivo não está a ser utilizado e permite que este utilize a sua capacidade de computação para executar tarefas – é este o conceito do Microbiome Immunity Project. Neste projeto da World Community Grid da IBM, utiliza- -se o poder de processamento excedentário de computadores, tablets ou smartphones de utilizadores voluntários para realizar milhões de experiências virtuais que ajudam os cientistas. Serão mapeados três milhões de genes bacterianos encontrados no microbioma humano – bactérias que vivem no corpo humano e que afetam a saúde – para prever a estrutura das suas proteínas associadas. O objetivo é entender melhor a interação do microbioma com a bioquímica humana e determinar como pode contribuir para tratar mais facilmente doenças autoimunes como a diabetes tipo 1, doença de Crohn, ou colite ulcerosa. Este é mais um exemplo do potencial da tecnologia aplicada à saúde. Desde o arranque, em 2004, a World Community Grid apoiou 29 projetos de investigação em áreas como o cancro, HIV/SIDA, Zika, água NOS e Liga renovam contrato de patROcínio A NOS e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional renovaram por três anos o atual acordo de exclusividade. O novo contrato de patrocínio assegura a Liga NOS até à época 2020/2021. O atual acordo foi realizado em 2015, com o operador apostado, desde o início da parceria, em contribuir para a valorização do futebol português, dos clubes e dos profissionais envolvidos, aprofundando a ligação aos adeptos. Com esta extensão da parceria por mais três anos, a NOS manterá o naming right exclusivo da competição profissional em Portugal, a Liga NOS. O objetivo é, segundo Ana Paula Marques, administradora da NOS, “com tecnologia de vanguarda e uma abordagem multiplataforma na disponibilização de conteúdos desportivos”, continuar a construir uma Liga NOS “mais interativa, emocionante e cada vez mais próxima dos portugueses”.• C
Responder aos desafios do 5G e IoT Promover a expansão do mercado das small cell e responder à crescente procura pelos operadores de uma melhor cobertura e capacidade, enquanto as redes estão a ser preparadas para o 5G e para as aplicações de Internet das Coisas (IoT), a Ericsson anunciou três novas soluções de small cell escaláveis, especificamente criadas para o efeito. Com a Multi-Operator Dot, a Multi-Dot Enclosure e a Strand-Mount Unit, a fabricante pretende responder às exigências dos clientes melhorando a experiência de utilização dentro dos edifícios, em termos de conetividade nos smartphones e devices de IoT. Desta forma ficam facilitadas nos espaços exteriores as implementações mais densas que são necessárias para o 5G. Com a entrada dos players não tradicionais no mercado wireless, os operadores precisam de pensar de uma forma inovadora para identificarem formas mais económicas de implementarem o número de small cells necessário para responder às necessidades dos consumidores. As novas soluções estarão à venda em 2018.• 4G da Vodafone potencia live tours em LisbOA Há um novo conceito de passeios turísticos em Lisboa: os live tours em carros elétricos, potenciados pela rede 4G da Vodafone, que permitem fazer live streaming para as redes sociais, sem que o utilizador tenha de usar o telemóvel para gravar vídeos, tirar fotografias ou fazer um post. A ideia foi desenvolvida pela startup Electric Rent & Advertising, incubada no Vodafone Power Lab, programa de apoio ao empreendedorismo do operador. Num mundo cada vez mais exigente em termos de conectividade, as Live Electric Tours surgem para dar resposta às necessidades dos milhares de estrangeiros que visitam Lisboa todos os anos e que querem partilhar, sem demoras, as suas experiências pelas ruas da capital. A rede 4G suporta todas as ligações live streaming, bem como Wi-Fi grátis e GPS Audio Guide –um assistente de viagem inteligente que dá informações sobre os pontos de maior interesse da cidade à medida que os utilizadores passam pelos mesmos. O principal target são os millennials que visitam a capital, mas a ambição é levar o projeto para outras cidades nacionais em 2018. Um ano depois, pretende-se entrar nos países europeus.• C
n.º 224 • setembro 2017 ano 31
editorial setembro 2017 Mudar minds
Breakthrough to Excellence EMEA Tel
Indústria móvel reforça lideran
SEPTEMBER 28 - 30, 2017 PAV. CARLOS
e a encomenda do seu cliente segue
à conversa Maria Manuel Leitão Ma
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O seu pai, médico, era o único ci
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Tem cumprido a promessa de legislar
em destaque transformação digital
Durante a discussão caíram alguns
Todos concordaram que lutar contra
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