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APDC - 30º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

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30º

30º DIGITAL CONGRESS LISBON & ONLINE EDITION Vladimiro Feliz, chief People & Digital Technology Officer do CEiiA e presidente da Secção Healthy and Sustainable Cities da APDC “Temos um problema histórico de não termos um instrumento de financiamento que sirva territórios que são tão díspares ao longo do país. É importante que os territórios e as cidades tenham os seus planos estratégicos definidos, estruturais e prioritários, para que tenham oportunidades como este PRR” “Precisamos de uma visão de médio e longo prazo do território, nos diferentes layers de gestão, que nos permitam ativar, assim que haja recursos financeiros, os projetos estruturais. Este match que resulta da emergência deste instrumento de financiamento pode levar a que muitas vezes o fit com as verdadeiras necessidades seja diferente nas várias regiões” “O grande desafio é que as entidades que estão no terreno tenham a flexibilidade e a agilidade para dirigirem esses instrumentos para investimentos reprodutivos, que tenham verdadeiro impacto local e que garantem a coesão territorial do país. Não pode haver a tentação de acelerar alguns investimentos de impacto rápido. As cidades hoje exigem uma nova visão” Pedro Dominguinhos, presidente do CCIPS e do Instituto Politécnico de Setúbal “Estão a passar-se muitas coisas nos territórios que estão a ter impactos significativos, que são o resultado de um conjunto de decisões tomadas há quatro ou cinco anos, e que produzem efeitos em termos de qualidade de vida e ou atração de empresas para o interior. Neste processo, é importante aliar o ensino politécnico e universitário, às oportunidades locais” “O maior erro que podemos fazer é achar que o PRR vai resolver todos os problemas. Vamos ter, com o PT 2030, os instrumentos necessários para conseguir desenhar as respostas aos territórios. Por isso, a questão de ter uma estratégia clara, que envolva os diferentes atores, mitiga o risco de se responder ao imediato” “Da experiência dos últimos sete ou oito anos nos territórios verifica-se que temos uma nova geração de autarcas com muito mais capacidade qualificada, que olha para o desenvolvimento do território de uma forma completamente distinta, que percebe que todos os atores são essenciais para garantir o futuro das gerações”

49 THE FUTURE OF MEDIA António Cunha, presidente da Comissão Regional de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte “O PRR foi definido a partir de uma lógica centralista. Mas é bom termos este plano. Se poderia ser outro ou diferente? Sim, mas o que está no PRR é importante e esperamos que o que não está lá seja contemplado noutros fundos estruturais” “Uma questão diferente é como é que o PRR vai ser implementado e como será a sua gestão. Tememos que a gestão centralizada, a acontecer, seja problemática e possa pôr em risco a execução dos fundos. Aguardamos para ver” “A estratégia para a região Norte pode resumir-se numa expressão: criação de valor. É uma região fortemente inovadora e tem uma série de indicadores que nos orgulham. Mas é a que tem o PIB per capita mais baixo e esse é um problema que temos de resolver” Mathieu Fritsch, head of News Partnerships for Southern Europe do Facebook “A qualidade dos conteúdos é muito importante para os nossos utilizadores e comunidades. Por isso, a ligação entre os media e o Facebook é relevante. Acreditamos que uma imprensa livre e privada é crítica para a democracia, mas hoje as organizações de media estão a enfrentar tremendas pressões, com as lideranças e receitas em queda” “Hoje reconhece-se que há que desenvolver novos modelos de negócio para desenvolver novas audiências e receitas no mundo digital. E a pandemia veio acelerar a necessidade de endereçar estes desafios. Estamos apostados em ajudar os negócios dos media a construírem um futuro sustentável porque têm um importante papel nas nossas comunidades e não por causa do valor comercial que as notícias têm nas nossas plataformas por si só” “Reconhecemos que uma solução on size fits all provavelmente não resultaria, porque se trata de uma indústria diversificada e com players muito diferentes. Por isso, deixamos às organizações a decisão de quais as ferramentas que fazem sentido e trazem valor aos seus negócios. Como parceiro neste ecossistema, o nosso compromisso é dar suporte aos jornalistas e organizações de notícias e à importância do seu trabalho”

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