Views
2 years ago

APDC - 30º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

  • Text
  • Pandemic
  • Online
  • Congress
  • Wwwapdcpt
  • Edition
  • Mundo
  • Lisbon
  • Empresas
  • Tecnologia
  • Futuro
  • Portugal
  • Digital
Lisbon & Online Edition For free registration, use this code: ONDEMANDFREE https://congresso.apdc.pt/registration After registration you will receive one e-mail with all accces an then you have to click https://live.apdc.pt/ to view all presentencions

30º

30º DIGITAL CONGRESS LISBON & ONLINE EDITION Isabel Trancoso, presidente do Conselho Cientifico do INESC ID Lisboa “A IA vai chegar a todos os domínios. O impacto das tecnologias de aprendizagem automática na língua falada foi de tal forma brutal, que a tornou numa tecnologia que toda a gente usa. Por exemplo, as assistentes virtuais entraram na vida de todos os dias” “Pode haver bons usos e maus usos de tudo quanto é ciência e tecnologia. Cabe-nos decidir para que a usamos. Depende do humano o que vamos fazer” “Temos de ensinar ética em tecnologia, sobretudo com os avanços da IA. É tudo extremamente importante e temos cada vez mais que alertar para os riscos envolvidos, os bons e os maus usos” João Graça, Cofundador e CTO da Unbabel “De facto, há o paradigma de que a IA está a avançar muito, mas não é realmente inteligência e é muito limitada. E isto é um grande problema das falsas expetativas que se criam. Mas, dito isto, em muitas áreas os desenvolvimentos tornam muitas aplicações possíveis” “Na Unbabel trabalhamos muito a tradução e, neste momento, em conjunto com a IA, conseguimos de uma forma quase automática, traduzir de uma língua para a outra. Abriu a porta a muitos produtos que antes não eram possíveis. É isso que acontece com todas as áreas” “O 5G vai abrir bastante o leque de produtos disponíveis. Depois, depende da criatividade. Será tudo mais rápido e sem limitações de largura de banda. As barreiras vão desaparecer”

45 THE FUTURE - RECOVER & RESILIENCE PORTUGAL STRATEGY 2030 HOW TO ALLOW EUROPE TO MAKE THE MOST OF THE DIGITAL TRANSITION António Costa Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno “A crise veio revelar a fratura digital da nossa sociedade. E devemos assegurar que ninguém será deixado para trás” “Temos de acelerar o investimento para uma Europa mais resiliente, inclusiva e durável e garantir que os nossos cidadãos e empresas possam contar com a escolha de tecnologia de ponta durável. O Digital Compass traduz esta ambição, com objetivos concretos no horizonte de 2030. São objetivos ambiciosos, mas realistas” “A Europa que queremos construir é uma Europa digital, que dará a possibilidade de aceder à tecnologia de que precisamos. Contribuirá para construir os melhores serviços públicos do mundo, uma Europa onde os jovens possam ter condições para viver, e todas as empresas para prosperarem de forma durável, mas também responsável” “São as empresas que criam riqueza e são o motor do desenvolvimento. Temos tido um crescimento estagnado, mas temos competências para ir mais além. A proposta é mexer nas alavancas que podem mudar a produtividade do país. Temos um ecossistema de inovação forte, somos capazes de criar coisas, temos competências, mas temos de fazer muito mais” “Os estudos mostram que um terço do crescimento do PIB mundial nas próximas décadas virá das tecnologias digitais. A disseminação que têm já hoje é grande, mas terão um impacto enorme na economia. Temos de transferir essas competências para as empresas, mudar processos de produção, criar mais valor acrescentado. E ter também atenção à situação climática, porque nos confrontamos com um dos maiores desafios à nossa sobrevivência” “O desafio será a execução do PRR, a sua operacionalização. Além do portal de transparência, temos de trabalhar uns com os outros, agregar vontades e fazer as coisas acontecer. Mobilizar o país. Ter também transparência e prestação de contas. Tem de haver uma análise custo-benefício, determinando-se o impacto e tentando corrigir o que está a correr menos bem”

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt