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A Economia Digital em Portugal 2018

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a economia em portugal 2018 digital 1.5 Gamification | Rewarding 70 As técnicas de gamificação têm uma vantagem para as novas gerações: o imediatismo e o feedback instantâneo este feedback foca-se, acima de tudo, no crescimento das pessoas. O processo de reconhecimento ficou mais transparente porque permite visualizar uma ligação direta entre desempenho e recompensa. Existe hoje uma maior responsabilização por parte dos colaboradores, que têm de garantir que cumprem os seus objetivos. O NOVA veio revolucionar a forma como a Novabase aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores promovendo o seu crescimento profissional. Coordenação/Autoria: Marco Vicente, Novabase Novabase Novabase Academy Gamificação ao serviço de um programa de recrutamento para jovens licenciados desafiOS A Novabase Academy é o programa de recrutamento da Novabase à porta das universidades e é destinado a recémgraduados, maioritariamente de Engenharias, Tecnologias de Informação, Matemática e Gestão. Foi criado em 2006 e, desde o seu início, já colocou no mercado de trabalho mais de 1000 jovens talentos. Trata-se de uma experiência imersiva de indução cultural ao mundo do trabalho e surgiu com dois objetivos: reforçar a imagem da Novabase enquanto empresa para começar e crescer, apoiando os recémgraduados na sua tomada de decisão e ajudar os trainees da empresa numa melhor integração, fazendo-os viver uma experiência muito próxima da vida real. O Novabase Academy tem duas fases distintas: o recrutamento e a integração. No recrutamento, que acontece ao longo de todo o ano, os recém-graduados candidatam-se, sendo posteriormente chamados para fazerem testes psicométricos e de aptidões básicas de informática. Passam, depois, por um conjunto de entrevistas com elementos mais seniores dos vários negócios da Novabase que poderão vir a integrar e, mais tarde, são convidados a fazer parte da empresa. Já na Novabase, os trainees juntam-se a um internato de duas semanas, onde são postos à prova num ambiente muito próximo da realidade que vão encontrar em projeto. TECNOLOGIA A Novabase tem vindo a introduzir inovações no programa Novabase Academy, desde a aposta no design thinking, em 2011, até à mais recente adaptação do programa à gamificação, em 2015, tendo por base as mecânicas de desenho de jogos, e que levaram à criação do programa “In the Land of Kroilon”. Quem integra a Novabase Academy, entra neste reino de fantasia juntamente com uma equipa de “guerreiros” que tem uma missão para cumprir. Assim que chegam, é-lhes entregue um mapa, são definidos papéis e decidida a estratégia. Pelo caminho, a estratégia vai-se adaptando para eleger o melhor percurso e ir ultrapassando os muitos desafios que vão surgindo, uns mais colaborativos outros individuais. ResultadoS Depois de 10 sessões Novabase Academy gamificadas, o feedback obtido tem superado todas as expectativas e grande parte destes resultados estão relacionados com a gamificação de todo o processo. Estas técnicas têm uma vantagem para as novas gerações: o imediatismo. Para os jovens que integram agora a Novabase, e o fazem através deste programa de recrutamento, receberem feedback instantâneo permite-lhes colaborar e competir em simultâneo e serem recompensados de forma muito rápida. Coordenação/Autoria: Marco Vicente, Novabase

71 a economia digital Randstad Pymetrics Ferramentas de avaliação desenvolvidas pela comunidade global de neurociências Jogar é uma forma divertida de exercitar o raciocínio e a componente física e que estimula o ser humano. Por isso mesmo, o design e o que está na base dos jogos lúdicos começou a ser adaptado para contextos de trabalho, existindo diversos estudos que demonstram a sua eficácia na aprendizagem, recolha de dados, performance, motivação e satisfação. Não sendo um modelo completamente novo, é importante compreender em que momentos pode ser aplicado, com que destinatários e equilibrar o interesse da empresa nos dados obtidos com a experiência de quem está a jogar. Através do seu fundo de investimento internacional, a Randstad tem acesso à solução da Pymetrics que é suportada em ferramentas de avaliação desenvolvidas pela comunidade global de neurociências sendo sustentada em décadas de pesquisa. Num processo totalmente sustentado em jogos, são medidos os blocos do funcionamento cognitivo e emocional, semelhante ao adn da personalidade. Estas características são captadas através da medição do comportamento de forma objetiva, em vez de solicitar que meramente respondam a questões. Imagine que um médico quer saber o peso do paciente, seria mais eficaz perguntar ou utilizar uma balança? A solução Pymetrics funciona como uma balança para medir os traços cognitivos e emocionais. A medição através do comportamento permite conhecer o perfil das pessoas com maior precisão. missão muito desafiante, principalmente quando grande parte dos indicadores que confiram a qualidade da sua performance só são validados após alguma experiência no dia-a-dia das operações. A Randstad implementou em Portugal a Pymetrics, uma solução que aplica jogos de neurociência e inteligência artificial com o objetivo de reinventar a forma como as empresas atraem, selecionam e retém o talento. Tecnologia O processo funciona através da captação do perfil dos recursos que atualmente desenvolvem a função e que estão identificados como top performers. Estes indivíduos são presentes aos jogos de neurociência da Pymetrics para que sejam identificados os traços cognitivos e emocionais comuns que “alimentam” o algoritmo de inteligência artificial, sendo este amadurecido à medida que os novos recursos realizam os mesmos jogos. Esta solução permite não só acelerar a identificação dos candidatos com maior potencial de sucesso bem como tornar o processo de contratação mais justo, pois a captação do perfil é realizada a todos os candidatos que se mostraram disponíveis para uma determinada oferta de emprego não havendo qualquer tipo de pré-seleção humana baseada em dados demográficos. ResultadoS O investimento nesta solução permitiu à Randstad reduzir substancialmente o tempo de recrutamento, reduzir a curva de aprendizagem nas operações de BPO bem como ter um forte impacto na redução do turnover e absentismo. Coordenação/Autoria: Inês Veloso, Randstad Os jogos de neurociência da Pymetrics identificam os traços cognitivos e emocionais comuns que “alimentam” o algoritmo de inteligência artificial utilizado no processo de recrutamento em portugal 2018 1.5 Gamification | Rewarding Desafios Encontrar perfis de alto valor para as áreas de retalho e contact centers é uma

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