a economia em portugal 2018 digital 1.5 Gamification | Rewarding 68 A plataforma RealFevr fornece uma experiência de jogo digital sincronizada com a realidade. Os eventos reais num encontro desportivo são transformados em eventos de fantasy Media Capital Liga MaisFutebol Experiência de jogo digital sincronizada com a realidade desafiOS O MAISFUTEBOL e a REALFEVR uniram esforços para criar a melhor liga fantasy do campeonato português, face à concorrência forte de um produto oficial – Liga NOS Virtual – e uma outra já há muitos anos implantada no mercado, até originalmente nascida de um outro formato, o de papel – a Liga Record. De uma liga RealFevr nasceu a LIGA maiS- FUTEBOL, tendo posteriormente, face ao sucesso da primeira ideia, alargado-se a colaboração ao formato da Liga dos Campeões e do Campeonato do Mundo de 2018. TECNOLOGIA A plataforma RealFevr fornece uma experiência de jogo digital sincronizada com a realidade. Os eventos reais num encontro desportivo são transformados em eventos de fantasy sobre os quais o utilizador é pontuado e em relação aos quais pode tomar decisões. O desafio tecnológico é fazer com que a plataforma seja uma extensão fiel da realidade e providencie uma experiência real-time ao utilizador. Tornar isto possível implica um grande foco na velocidade de aquisição e transformação dos milhares de eventos que acontecem num encontro desportivo e o cálculo da sua representação para as equipas, únicas, de centenas de milhares de utilizadores. Ao know-how da RealFevr na criação de ligas fantasy juntou-se a colaboração do Maisfutebol, enriquecendo-a com o acompanhamento da atualidade. Por outro lado, o site do Maisfutebol recebeu várias notícias da RealFevr de ligação estatística e funcional do jogo. Os dois projetos fizeram dupla divulgação através do seus meios (sites) e redes (Facebook, Instagram e Twitter), quer com campanhas de marketing, que incluiu um spot televisivo no programa Maisfutebol na TVI24, quer com a promoção do conteúdo relacionado para a própria fantasy (artigos de MVP, equipa ideal, vencedores da jornada) nos mesmos meios e redes. A visibilidade oferecida pelo Maisfutebol teve um efeito de crescimento exponencial na liga fantasy portuguesa. RESULTADOS Na primeira edição (correspondente à época desportiva 2017/18) registaramse 2,3 milhões de sessões por parte de 166 mil utilizadores, tendo gerado 3,6 milhões de páginas vistas no projeto Maisfutebol (fonte: Google Analytics). O feedback foi bastante positivo por parte dos utilizadores, tendo a RealFevr gerido a relação com os mesmos, sobretudo nos casos em que era necessária arbitragem e na entrega os prémios. A RealFevr cresceu das 10 mil para as 100 mil equipas, tornando-se na maior liga fantasy do campeonato português. 1 Coordenação/Autoria: Luís Mateus, MaisFutebol e Tiago Dias, RealFevr Novabase NOVA 1 Fonte: RealFevr Uma revolução no crescimento profissional dos colaboradores desafiOS Sabendo que os colaboradores e o seu talento são o seu maior ativo, é crítico para a Novabase a forma como o gere. Partindo deste princípio, e tendo em conta que 70% dos seus colaboradores já fazem parte da chamada Geração Y, foi fundamental encontrar soluções inovadoras para os estimular no seu dia
69 em portugal 2018 1.5 Gamification | Rewarding a economia digital -a-dia. Neste sentido, uma das apostas focou-se no seu processo de avaliação e as necessidades estavam encontradas: aumentar a transparência do mesmo, potenciar o reconhecimento e recompensar os melhores. O NOVA veio dar resposta a este desafio como plataforma interativa que tem como principais objetivos o desenvolvimento e crescimento do talento e a promoção de uma cultura de feedback. Desenvolvido com recurso a metodologias como o design thinking e gamificação, o NOVA oferece uma narrativa espacial, onde cada colaborador é um astronauta que navega na sua jornada para o sucesso. Cada astronauta tem o seu cockpit, onde pode acompanhar o seu desempenho, perceber o impacto que está a ter, saber o que tem de fazer, que desafios tem pela frente, comparar- -se com os outros pilotos da sua frota e dar ou pedir feedback em relação ao seu desempenho naquela que é a sua viagem de auto melhoria. Tudo isto de um modo divertido e envolvente. Checkups programados de três em três meses às skills dos “astronautas”, possibilidade de dar e pedir feedback ad-hoc a qualquer pessoa da empresa (fechando o ciclo do feedback 360º) e a possibilidades de lançar missões que estimulem determinados comportamentos, são as três principais características deste novo modelo. Tecnologia O NOVA pode ser alojado na cloud ou on-premisses e está acessível a partir de qualquer lugar, uma vez dispõe de um site web e de uma app para dispositivos móveis (iOS, Android e Windows Mobile). Com um motor de gamificação agnóstico, permite dar resposta às necessidades de qualquer empresa que pretenda gerir o talento usando a gamificação. Integra-se com os sistemas existentes para extrair dados de desempenho ou acionar pedidos de feedback e permite aceder aos dados de avaliação de todos os colaboradores de forma central e única. Resultados O universo atual de utilizadores do NOVA é composto por mais de 1000 colaboradores. Com este novo modelo de avaliação, foi potenciada a cultura de feedback, que é agora de 360º, mais instantâneo, com tempo de resposta mais curto. Desligado da avaliação, O NOVA é uma plataforma interativa que tem como principais objetivos o desenvolvimento e crescimento do talento e a promoção de uma cultura de feedback
a economia digital as tecnologias d
• Media Capital - Liga MaisFutebo
Depois dos anos que estamos a viver
1.1 Big Data Analytics Ovolume e a
a economia digital 10 em portugal 2
a economia em portugal 2018 digital
a economia digital 14 em portugal 2
a economia digital 16 em portugal 2
119 a economia digital em portugal
121 a economia digital Altran Infot
123 em portugal 2018 2. A Tecnologi
125 a economia digital superados, c
tecnologia Desativação da antiga
129 a economia digital ou entidade
131 a economia digital eliminação
133 a economia digital dades e com
135 a economia digital nele disponi
137 a economia digital A Câmara Mu
139 em portugal 2018 3. A Tecnologi
141 a economia digital passe a ter
143 a economia digital Uber UberEat
145 a economia digital proveito das
147 a economia digital 2016 - First
149 a economia digital visualizar c
151 a economia digital desenvolvida
nos abstraímos de aspetos como as
155 a economia digital rarmos que a
157 em portugal 2018 5. A Tecnologi
159 a economia digital Microsoft Te
161 a economia digital em portugal
163 a economia digital radores enqu
165 a economia digital melhorar a q
167 a economia digital mente ensina
169 em portugal 2018 6. A Tecnologi
171 a economia digital tuições so
apdc.pt
Loading...
Loading...
Loading...