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A Economia Digital em Portugal 2018

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a economia em portugal 2018 digital 4. A Tecnologia na Transformação do Empreendedorismo Digital 150 Rockout é um jogo que desafia as pessoas presentes no Rock in Rio a procurarem 40 instrumentos musicais e figuras famosas pelo recinto de realidade aumentada do mercado (ARKit, ARCore, HoloLens, Google Tango, Epson Moverio, Ximmerse, outros). Títulos destacados pela App Store e Google Play. Lançamento de cinco jogos para o mercado, conseguindo mais de meio milhão de downloads e uma média de 4.7 estrelas em todos os títulos. Funding STAge Growth Tecnologias uSADAS Realidade aumentada via Unity, ARKit, ARCore, Vuforia, HoloLens e framework próprio. Solução Vodafone Rockout: Jogo de realidade aumentada para os visitantes do Rock in Rio providenciado pela Vodafone. Desafios Proporcionar uma experiência diferenciadora através da realidade aumentada, mostrando o futuro desta tecnologia. Inspirado no sucesso Pokémon GO, Vodafone Rockout é um jogo que desafia as pessoas presentes no Rock in Rio a procurarem 40 instrumentos musicais e figuras famosas pelo recinto. Para o efeito, os festivaleiros tiveram que andar atentos ao seu redor, para que sempre que avistassem uma imagem do jogo (um marcador) ora numa árvore, no topo de uma torre ou, nas costas de promotor em movimento, deveriam tirar de imediato, o telemóvel. Com o smartphone na mão e aplicação Rockout aberta, deveriam apontar a câmara para a imagem e de seguida, girar o disco do jogo para revelar um instrumento digital sobre o mundo real. Tecnologia Uso de framework próprio OnTop em conjunto o SDK Vuforia, de modo a alcançar uma maior variedade de dispositivos móveis (iOS e Android). Resultados Um ação totalmente diferente onde, ao invés de incentivar as filas a troco de brindes, estimulou as pessoas a explorarem todo o recinto do festival e a terem contacto com uma tecnologia nova. Com o jogo a ter também uma tabela de pontos, foi grande o frenesim de todos os participantes para chegarem ao topo e ganharem uma variedade de prémios, indo de um lenço a um smartphone topo de gama. A iniciativa decorreu durante os quatro dias do festival, das 12h as 22h, e acumulou muitos milhares de participantes. Coordenação/Autoria: Francisco Viana, Vodafone Vodafone Bondlayer Info 916287820 Plataforma de criação de layouts para websites e apps nativas Desafios A ativação no espaço digital de uma marca como a Vodafone impõe simultaneamente, rapidez, flexibilidade e elevados standards em termos de UI-UX, de performance e integridade. Ao longo do ano, é necessário conceber, implementar e atualizar inúmeros websites e apps nativas neste âmbito. As campanhas e eventos sucedem-se impondo coordenação continua entre gestores de produto e de projeto, webdesigners, front-end developers, back-end developers, gestores de conteúdo e parceiros múltiplos. O caso do apoio aos festivais Vodafone Paredes de Coura, Vodafone Mexfest e Rock in Rio são um bom exemplo destas ativações de marca para o qual são

151 a economia digital desenvolvidas apps nativas assim como websites. Neste âmbito, a velocidade de desenvolvimento e a flexibilidade, não apenas na manutenção como alterações, são absolutamente criticas. TECNOLOGIA A Bondlayer é uma plataforma composta de um motor visual de criação de layouts para websites e apps nativas, complementada por um CMS robusto totalmente modelável, para os gestores de conteúdos gerirem o seu conteúdo de forma fácil e rápida. Ao dispensar a intervenção de developers, dependendo apenas da intervenção de um webdesigner, sem qualquer limitação de templates ou módulos pré-estabelecidos, esta plataforma acelera de forma muito considerável tanto o processo de criação, aprovação, implementação, lançamento como também da atualização e alterações posteriores. Isto representa uma flexibilidade única quando comparada com as restantes soluções do mercado. Outras das grandes vantagens da tecnologia prende-se com a possibilidade de fazer atualizações integrais das apps over-the-air, quer em termos de estrutura como de layouts e de conteúdos, sem ter de voltar a passar pelo processo de submissão às stores. Desta forma, mudanças que noutros sistemas podem levar uma semana ou mais, no processo passam a ficar resolvidas em literalmente poucas horas. Também de ressaltar a vantagem prática de poder alimentar a partir de um único backoffice as apps nativas e os websites responsive multilingue, tanto no que diz respeito ao conteúdo como aos layouts. RESULTADOs A Vodafone cuja experiência passada passava por processo de desenvolvimento de dois meses e processos de atualização que podiam demorar até três semanas, viu reduzidos os ciclos de desenvolvimento para uma ou duas semanas de desenvolvimento e de atualização imediata. Coordenação/Autoria: Francisco Viana, Vodafone Vodafone CardioID Aquisição de sinais cardíacos A história da CardioID Technologies começa em 2009, no Instituto de Telecomunicações (it), no Instituto Superior Técnico (IST), num grupo de investigação liderado pela Prof. Ana Fred, focado no estudo e aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões e aprendizagem automática à área dos biosinais, tais como o electrocardiograma (ECG), resistência galvânica da pele (eda), electromiografia (EMG) e eletroencefalografia (EEG). No desenrolar da investigação no it, onde a equipa desenvolvia investigação na utilização do ECG para fins de identificação biométrica, o grupo deparou-se com a necessidade de encontrar uma plataforma que permitisse a aquisição de sinais fisiológicos, de forma fácil e barata. Esta questão levou à criação da plataforma Bitalino, um sistema de baixo custo e modular, que pretende democratizar a aquisição e análise de biosinais, projeto dinamizado pelo investigador Hugo Silva. Lançado em 2013, o Bitalino está atualmente na segunda versão, sendo que a sua utilização foi essencial para o desenvolvimento inicial da CardioID, uma vez que permitiu rapidamente testar vários cenários de aquisição, de modo a que esta seja não-intrusiva, simples, e conveniente. A combinação do potencial biométrico do ECG com sistemas de aquisição não-intrusivos e algoritmos A Bondlayer é uma plataforma composta de um motor visual de criação de layouts para websites e apps nativas, complementada por um CMS robusto, totalmente modelável em portugal 2018 4. A Tecnologia na Transformação do Empreendedorismo Digital

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