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A Economia Digital em Portugal 2018

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a economia em portugal 2018 digital 2. A Tecnologia na Transformação do Outsourcing/Nearshoring 124 e resolução alinhados com as necessidades de um negócio exigente, contribuindo para a melhoria contínua da sua produtividade. Coordenação/Autoria: Nuno Pereira, Axians CGI Agile e setor público nórdico Fiori, Java, Angular, Mobile, .Net e Scala). Adicionalmente, para os projetos classificados como “security sensitive” foram criadas e certificadas salas seguras dedicadas. Neste momento a parceria estende-se a mais de 15 projetos centrais e governamentais nórdicos diferentes, de estrita segurança e confidencialidade. Um exemplo a seguir para o setor público do nosso país, na abertura à externalização de serviços e na aproximação metodológica. Em estreita parceria com a sua congénere nórdica a CGI desenvolveu mais de 15 projetos centrais e governamentais nórdicos de estrita segurança e confidencialidade Coordenação/Autoria: Carlos Lourenço e Gonçalo Lança, CGI Atualmente são cerca de 100 profissionais da CGI Portugal que trabalham em estreita colaboração com os seus colegas nórdicos em diversas tecnologias Desafios Desde 2014 que a CGI Portugal, juntamente com a sua congénere nórdica, iniciou uma cooperação que mudou definitivamente a abordagem ao setor público naqueles países. O desafio: alterar e melhorar a abordagem do setor público nórdico ao seu mercado local, implementando novas metodologias capazes de dar respostas aos diversos organismos públicos. ResultadoS Trabalhando com uma equipa especializada num conjunto alargado de tecnologias e utilizando metodologias e ferramentas agile, a CGI conseguiu combinar o trabalho das equipas locais com as equipas de nearshore, proporcionando uma abordagem compatível com os objetivos, prazos de entrega, competitividade de custos e exigência de qualidade do setor público nórdico. Como consequência desta iniciativa e alavancado nos resultados positivos da cooperação, o âmbito dos serviços, bem como o número de membros da equipa, tem vindo a crescer. Atualmente são cerca de 100 profissionais em Portugal que trabalham em estreita colaboração com os seus colegas nórdicos em diversas tecnologias (SAP ERP, S4/HANA, CGI Mission Critical - Indústria aeroespacial O nearshore como fator de modernização e avanço tecnológico Desafios Num cliente da indústria aeroespacial, o desafio era o de aumentar a competitividade da proposta de suporte a um conjunto de aplicações de missão crítica, associadas à atividade da sua linha de produção e, em simultâneo, garantir a qualidade de serviço em níveis de excelência. RESULTADOS Trabalhando em conjunto com as unidades da CGI de França, Alemanha e Inglaterra, o centro de entrega de Portugal participou na transformação global do serviço, transferindo a atividade local para nearshore. Esta transformação de um serviço que suporta aplicações core, decorreu de forma segura e controlada, mantendo o foco no cliente e garantindo a qualidade do serviço. Este projeto iniciado em 2015 conta nesta altura com mais de três anos consecutivos de KPI/SLA’s atingidos e

125 a economia digital superados, com um aumento da qualidade percecionada pelo cliente e com duas renovações de contrato sucessivas. Neste serviço são tratados mais de 100.000 incidentes anualmente, referentes a 250 aplicações baseadas em SAP Supply Chain Management, servindo 40.000 utilizadores em quatro idiomas, inglês, francês, alemão e espanhol, num horário de serviço contínuo. Dada a sua expertise funcional e técnica em SAP, a CGI Portugal foi o centro de serviços de nearshore escolhido para suportar incidentes de todas as aplicações de supply chain do cliente, colocando-se assim no topo da cadeia de valor percecionada pelo cliente. Neste momento a equipa de serviço CGI em Portugal dispõe de mais de 60 profissionais dedicados a este cliente, ou seja, 60 postos de trabalho ligados a uma indústria/cliente sem presença em Portugal, garantindo com esta atividade de nearshore a geração de postos de trabalho indiretos e a criação de competências tecnológicas pouco comuns no nosso mercado mas que são úteis para conquistar, futuramente, mais clientes (nacionais e estrangeiros) neste tipo de serviços. Coordenação/Autoria: Carlos Lourenço e Gonçalo Lança, CGI DXC Technology International Insurance Group – IT outsourcing Utilizar o IT Outsourcing, assente num parceiro preferencial, como alavanca na adoção do processo interno de transformação digital, “Digital-First" No caso em questão, um grande grupo segurador internacional, o International Insurance Group (IIG), decidiu prolongar uma relação, que já existe desde 2004, com a DXC Technology (ex CSC e ex HPE ES) tendo assinado em 2017 um contrato global de serviços com duração até Dezembro de 2022, com o objetivo de suportar as mais diversificadas iniciativas de transformação digital do IIG. O IIG é um grupo segurador líder em várias linhas de serviço que serve os seus clientes, quer global, quer localmente em mais de 200 diferentes mercados de diversas geografias, Portugal incluído. Sendo um grupo com mais de 50.000 empregados, disponibiliza um vasto conjunto de contratos de seguros nos ramos vida e não vida. Os clientes do IIG distribuem-se pelos segmentos de particulares, pequenas, médias e grandes empresas bem como grandes multinacionais. No âmbito deste contrato global de serviços, a DXC Technology (DXC) entrega em larga escala diferentes tipos de soluções e serviços do seu portfolio, tais como: application services (ASP), desktop services (eWP), infrastructure services (ISP), enterprise content management as-a-service (EMaaS), cloud, mobility, MyComms, e DXC insurance software. Como parceiro na adoção do processo interno de transformação digital, a DXC irá disponibilizar ao IIG, ao longo do contrato, o seguinte conjunto de valências: ISP Mainframe Utility and Infrastructure Application Platform Application Server Services Operational Integration Cross Functional ASP III Application Maintenance and Support Application Enhancement Application Project Services Services for Assistance ECMaaS ECM as a Service O International Insurance Group decidiu prolongar uma relação, que já existe desde 2004, com a DXC Technology com o objetivo de suportar todo o processo interno de transformação digital em portugal 2018 2. A Tecnologia na Transformação do Outsourcing/Nearshoring

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