a economia em portugal 2018 digital 2. A Tecnologia na Transformação do Outsourcing/Nearshoring 122 Algumas das funcionalidades que começamos a ver nos veículos da nova geração, e que assumimos como naturais, têm na verdade um elevado nível de complexidade Altran Connectivity master development Driving Digital in Automotive Algumas das funcionalidades que começamos a ver nos veículos da nova geração, e que assumimos como naturais, têm na verdade um elevado nível de complexidade. Estamos a falar de vários tipos de protocolos e canais de comunicação (bluetooth, wi-fi, LTE, wi-fi hotspot,..) permitindo não só chamadas telefónicas mas também aceder a serviços na internet de forma rápida e segura. Esta evolução obriga a redefinição dos módulos de conectividade, de forma a que estes suportem vários dispositivos conectados, largura de banda e segurança da informação (cybersecurity). Um dos principais OEMs está a trabalhar com a Altran Portugal no desenvolvimento do módulo de conectividade do cluster de infotainment (informação e entretenimento no carro). O trabalho remoto (em modelo nearshore) foi inicialmente um dos principais desafios, dado o elevado nível de confidencialidade do desenvolvimento do produto, que foi apenas ultrapassado com a capacidade e demonstração de confiança dos engenheiros de software da Altran. Coordenação/Autoria: Bruno Santos, Altran Portugal Altran CoherenSE® Digital Platform Driving Digital in Automotive CoherenSE® é um investimento conjunto da Altran e da Jaguar & Land Rover, no desenvolvimento da nova geração de self-driving car (SDC). Esta nova plataforma representa uma alteração de arquitetura que visa facilitar o desenvolvimento de serviços consumidos e disponibilizados pela nova geração de connected cars. A plataforma está baseada em standards abertos e protocolos de comunicação comuns, assegurando em paralelo o cumprimento dos requisitos de segurança impostos pela indústria. A partir de Portugal, a Altran tem uma equipa de mais de 20 pessoas responsável pela verificação e validação da plataforma, e pelo desenvolvimento dos processos de automação. Coordenação/Autoria: Bruno Santos, Altran Portugal Axians Eumetsat High Value Added Nearshore Desafios A EUmetSat é uma organização intergovernamental que fornece dados de satélite sobre o estado do tempo e clima aos Serviços de Meteorologia Nacionais dos estados membros da União Europeia, como é o caso do IPma – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
123 em portugal 2018 2. A Tecnologia na Transformação do Outsourcing/Nearshoring a economia digital O data center da EUmetSat está localizado em Darmstadt, Alemanha, e disponibiliza aos utilizadores dos estados membros que fazem parte da EUmet- Sat um arquivo de informação relevante sobre o tempo e o clima. O desafio foi fornecer serviços para a gestão remota da infraestrutura de serviços de ict da EUmetSat, introduzindo processos de automação e uma alta capacidade de resposta. Tecnologia O serviço prestado pela Axians Portugal baseia-se num modelo de serviço HVAN – High Value Added Nearshore, onde as competências das equipas são complementadas por processos automatizados específicos para resolução de incidentes, que garantem uma resposta mais rápida a interrupções de serviço, reduzindo as atividades manuais mais propensas à ocorrência de erros. Com este modelo implementado pela Axians Portugal, a partir do centro de operações de Lisboa, os seus consultores estão focados em identificar atividades de valor acrescentado, como processos passíveis de serem automatizados que vão garantir um maior nível de eficiência e rigor, demonstrando o expertise das equipas nacionais na gestão remota da plataforma de serviços externos de ict da EUmetSat. O modelo de serviço HVAN, baseado em automação por software, permite disponibilizar um serviço mais eficiente, de maior valor para o cliente e muito diferenciado em relação à oferta tradicional do mercado de nearshore. Resultados Em colaboração com a Axians, a EUmetSat assegura ainda mais a excelência do serviço de ict aos seus utilizadores, com tempos de resposta O modelo de serviço HVAN da Axians Portugal, baseado em automação por software, oferece um serviço mais eficiente, de maior valor para o cliente e muito diferenciado
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