Views
2 years ago

A Economia Digital em Portugal 2018

  • Text
  • Permite
  • Resultados
  • Plataforma
  • Desafios
  • Economia
  • Portugal
  • Forma
  • Digital
  • Dados
  • Tecnologia

a economia

a economia em portugal 2018 digital 1.8 Realidade Aumentada | Realidade Virtual 118 A aplicação NOS TV para o Hololens permite visualizar conteúdos de uma forma totalmente dinâmica e inovadora, permitindo uma maior interatividade e uma melhor experiência televisiva vestir em novas formas de visualização e experiência de conteúdos televisivos através de novos dispositivos móveis desenvolvidos para o efeito. Tecnologia A aplicação NOS TV para o Hololens (óculos de realidade aumentada da Microsoft) faz uso da linha de visão do utilizador para colocar janelas do serviço onde quiserem e assim criar e usufruir de uma experiência de interação com a televisão ainda mais personalizada e imersiva. Com a NOS TV para o Hololens, o utilizador consegue projetar os conteúdos que está a ver na TV online sobre o ambiente físico onde estiver a fazer esta experiência. Com o NOS Holo Sport será possível o visionamento de um jogo de futebol através de várias perspetivas e câmaras num estádio de futebol virtual. Esta solução em desenvolvimento combina a realidade com conteúdos virtuais interativos juntando à experiência de visionamento do jogo, elementos como a meteorologia e infográficos em tempo real. Resultados O utilizador/consumidor de serviços NOS terá a possibilidade, através dos Hololens, de visualizar conteúdos de media de uma forma totalmente dinâmica e inovadora, permitindo uma maior interatividade e uma melhor experiência de visualização dos conteúdos televisivos, infográficos e outras informações decorrentes do conteúdo multimédia disponível. Coordenação/Autoria: Manuel Dias, Microsoft RTP Got Talent Portugal Emissão 360º Interatividade com os espectadores Desafios A premissa era simples, escolher o melhor conteúdo televisivo para fazer a primeira transmissão 360° em direto. O Got Talent é o programa de talentos mais vendido em todo o mundo. Com versões em vários países, cada adaptação conta com forte presença digital. Em Portugal, chegou à RTP1 em 2015 com um website e redes sociais próprias. Nas plataformas digitais do programa, era possível encontrar todos os conteúdos relacionados e alguns exclusivos, sempre com o objetivo de criar interatividade com os espectadores. Do universo de sites de programas da RTP, o website do Got Talent Portugal era o mais visitado, com mais de meio milhão de visitas, e na RTP Play liderava na oferta de entretenimento. Contava, pela primeira vez, com uma aplicação second screen, com uma média superior a 8000 utilizadores ativos, pelo que tornava-se a melhor escolha da RTP para experimentar uma emissão 360°, com um desafio acrescido: fazê-lo em direto durante a grande final do programa. TECNOLOGIA Dada a complexidade técnica, aliada à própria produção do programa, optouse por colocar a câmara no centro do estúdio, à frente das bancadas do público e atrás dos jurados. Esta posição permitia que o utilizador pudesse navegar com o rato através do estúdio, com uma perspetiva 360°. Uma vez que o tempo de desenvolvimento foi curto, e o investimento reduzido, só foi possível disponibilizar o player 360° numa página do site, excluindo assim

119 a economia digital em portugal 2018 1.8 Realidade Aumentada | Realidade Virtual a possibilidade de criar uma aplicação para visionamento através dos óculos VR. A empresa portuguesa 360Play.pt desenvolveu o player 360º e assegurou o apoio técnico durante a transmissão em direto. Um dos maiores desafios foi a questão da sincronização com o áudio do programa ao vivo, solucionada entre os técnicos da produção e da 360Play.pt RESULTADOs Ao longo das semanas que antecederam a final não houve qualquer promoção à emissão 360, exceto durante o próprio programa em direto. Ainda assim, contou com 5899 visitantes, 6165 visitas, 11359 pageviews. Este conteúdo – que proporcionava uma experiência diferente, como dar a sensação de estar no público – foi responsável por 31% do tráfego registado pelo site do programa. Coordenação/Autoria: Élia Rodrigues, RTP Fonte de dados: Gabinete de Audiências e Estudos de Mercado, segundo dados GFK, Netscope e Google Analytics. Esta solução combina a realidade com conteúdos virtuais interativos disponibilizados em tempo real

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt