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A Economia Digital em Portugal 2018

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a economia em portugal 2018 digital 1.7 IoT 100 Acedendo ao portal web, as equipas clínicas podem realizar, remotamente, a vigilância continuada de cada utente, podendo acompanhar e prever a evolução do seu quadro de de saúde os dados disponibilizados de imediato no portal web da solução. Ao acederem ao portal web, as equipas clínicas podem realizar, remotamente, a vigilância continuada de cada utente, podendo acompanhar e prever a evolução do seu quadro de saúde, com base em informação rigorosa e atualizada. Podem também programar, nesta plataforma, alertas ou notificações em função das situações de risco identificadas para cada utente, permitindo assim uma vigilância mais eficaz e uma atuação mais rápida. Ao longo de três anos, foram avaliados os impactos deste modelo de intervenção na melhoria global das condições de vida dos 150 seniores abrangidos pelo programa e os resultados são bastante positivos 1 . Mais de 96,7% dos seniores referem sentir uma melhoria global no seu bem-estar, e que 88,8% considera que os cuidados são prestados da melhor forma e que se sentem mais acompanhados e seguros. Valorizam também o facto de poderem consultar os seus dados clínicos na aplicação sem terem de sair de casa. Verifica-se igualmente uma tendência para a redução no número de hospitalizações e de recorrências, como resultado de um acompanhamento continuado e de maior proximidade. As equipas de saúde, por seu lado, ao poderem aceder remotamente no portal web, aos registos sempre atualizados e integrados do histórico de cada utente, podem realizar um acompanhamento mais preventivo, mais eficaz, com melhor suporte à sua decisão. Verificou-se, também, que existe maior facilidade na articulação entre os diversos profissionais que acompanham os utentes, nas dimensões dos cuidados sociais e de saúde, pelo facto dos registos serem efetuados numa única plataforma, acessível em qualquer local, no portal SmartAL. Adriano Fernandes conclui: “é com projetos relevantes como este, suportados em tecnologia avançada ao serviço das pessoas, que pretendemos incentivar o alargamento de redes integradas de cuidados domiciliários. Podemos, desta forma, agilizar a resposta às necessidades, expetativas e limites das populações, ao serviço da promoção de um Município mais inclusivo e com melhor qualidade de vida ”. Indicam-se alguns dos principais beneficios: Simplificação dos cuidados sociais e de saúde; Alargamento da rede de cuidados de

101 a economia digital Altice em portugal 2018 1.7 IoT Infralobo – telemetria de água Solução IoT de monitorização eficaz da distribuição de água proximidade; Qualidade na prestação de cuidados integrados; Redução de custos com saúde; Eficiência dos serviços. Coordenação/Autoria: Célia Gonçalves, Altice Desafios O empreendimento de Vale de Lobo é composto por um elevado número de piscinas e amplos espaços verdes, sendo fundamental assegurar uma gestão de alto nível relativamente ao consumo de água no empreendimento. De forma a manter este serviço em elevados níveis de performance, a monitorização eficaz da distribuição de água, assegurando a otimização dos recursos hídricos, passa a ser um fator crítico de sucesso. Para isso, a Infralobo, empresa responsável pela gestão do empreendimento, precisa garantir uma gestão eficiente do abastecimento de água, que permita aumentar a qualidade do serviço prestado aos clientes. Tecnologia A PT Empresas, em parceria com a Janz, implementou no empreendimento a sua solução IoT de telemetria de água. Esta implementação teve por base a instalação de um parque de 2.400 contadores de água, por todo o empreendimento turístico e áreas limítrofes. A solução, além dos contadores de água com emissor integrado, é composta por conectividade LPWA, que permite a transmissão da informação recolhida dos diversos contadores com cobertura de longo alcance e consumo mínimo de energia e, ainda, por um portal de gestão que permite aceder a toda a informação e alarmística, permitindo gerir autonomamente o serviço. Além de contadores de água com emissor integrado, a solução de telemetria de água da Infralobo é composta por conectividade LPWA e por um portal de gestão para aceder a toda a informação e alarmística 1 Resultados obtidos através de avaliação externa ao projeto. Resultados A implementação da solução de telemetria de água permitiu melhorar a qualidade do serviço prestado, possibilitando o acesso a informação detalhada

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