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A Economia Digital em Portugal 2017

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a economia em portugal 2017 digital 1.11 Media 96 A adoção de canais digitais colocou novos desafios à LUSA ao nível do modelo organizacional. Foi necessário incorporar novas competências e ter uma estratégia de transformação top-down desta iniciativa foi um ponto crítico de sucesso. Foi claro que a adoção de canais digitais colocava novos desafios ao nível do modelo organizacional, sendo necessário incorporar novas competências e ter uma estratégia de transformação top-down. A transformação é sentida e afeta a LUSA ao nível do posicionamento e inovação, experiência de utilizador, operações e modelos de negócio, como tal, a curto, médio e longo prazo é fundamental monitorizar estas áreas e medir impactos. Métricas O projeto “Portuguese News Hub” tem uma duração total de 14 meses, a terminar no final de 2017, envolvendo uma equipa interna de mais de 20 membros. Dada a relevância estratégica da iniciativa, este projeto levou à criação de uma equipa multidisciplinar com a representação de diversas áreas da organização: editorial, comercial, SI/TI e gestão de topo. Ensinamentos e Fatores Críticos de Sucesso Com base nos resultados obtidos até ao momento, podem ser destacados os seguintes fatores como sendo relevantes para o sucesso de iniciativas similares: Assegurar o compromisso e envolvimento de toda a organização, em particular da gestão de topo, por forma a ultrapassar os desafios e obstáculos que surgem no processo de transformação digital; Ter uma visão clara da estratégia e do plano de ação, de forma a garantir o alinhamento e motivação de todos os intervenientes no processo de transformação digital; Assegurar a agilidade, abertura e capacidade necessárias para testar novas soluções, avaliar resultados e reformular em caso de insucesso; Assegurar o conhecimento tecnológico das opções pretendidas, de modo a alcançar uma solução ágil, escalável e que promova a eficiência de custos; Avaliar de forma rigorosa os diferentes caminhos e opções a seguir, para assegurar a sustentabilidade e proteção do modelo de negócio da empresa; Assegurar as fontes de receita durante a transformação digital e como as mesmas poderão ser alavancadas; Não se apoiar em soluções muito fechadas e de grande dependência, caso contrário, num futuro e com a necessidade de continuar a evoluir as plataformas, fica-se extremamente dependente de fornecedores; Desenvolvimento maioritariamente agile que permita ter quick wins, requisitos não muito fechados para longos períodos de tempo e time to market. Coordenação: Alexandre Ruas, André Fernandes e Tiago Gândara, Altran Expresso Expresso Diário Digital Digital/ Experiência de consumo de conteúdos media Lançamento de um jornal diário apenas em formato digital e vespertino (às 18h). É uma edição curada pelos editores do Expresso, que pretende resumir as principais notícias do dia. Além destas tem secções fixas com artigos de opinião, artigos de fundo de três a cinco temas por dia e algumas secções mais relevantes como tecnologia, cultura, agenda da noite e do dia seguinte. O desenho do produto, obedecendo já à regra de “mobile first”, permitiu ter uma

97 em portugal 2017 1.11 Media a economia digital oferta coerente do site do Expresso e do Expresso Diário em todos os tamanhos de ecrã (mobile, tablet e desktop), com um desenho “responsive”. Objetivos O Expresso Diário foi uma peça nuclear para a transformação digital do Expresso, quer do ponto de vista interno, quer externo. O Expresso, apesar de ter leitores fiéis, sendo um jornal semanal, sem presença diária, não conseguia no digital ser uma marca que os leitores associassem a notícias diárias, mediáticas. Deste ponto de vista, o Expresso pretendeu passar a mensagem que para além da sua versão semanal, com artigos de fundo, também está presente todos os dias com notícias em tempo real. E que além de ter um site com as notícias do dia, tem o Expresso Diário, uma edição curada para se ler em meia-hora no máximo, que resume o que de mais importante se passou no dia. Uma versão para executivos ocupados com um índice, princípio e fim, que não têm tempo para andar a navegar de página em página nos sites. Também pretendeu reforçar a oferta de conteúdos pagos. O Expresso Diário Digital está incluído também na oferta em papel do Expresso semanal com a utilização de um voucher impresso na capa da revista. Do ponto de vista interno exigiu uma organização da redação que, para além da versão semanal, conseguisse uma produção diária contínua para o site e para o Expresso Diário. Essa organização também torna mais exigente a edição semanal, com tratamento de temas mais cuidados e com maior profundidade. Resultados Este projeto de transformação levou à transferência do foco das redações da edição semanal do Expresso para uma publicação em tempo real e diária, focada no digital, criando novos modelos operacionais e organizativos da redação. Exigiu também a implementação de novos sistemas editoriais e de produção de conteúdos na redação. Permitiu uma presença permanente junto dos leitores, no site, na edição diária e O Expresso Diário foi uma peça nuclear para a transformação digital do semanário Expresso, quer do ponto de vista interno, quer externo

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