Views
3 years ago

A Economia Digital em Portugal 2017

  • Text
  • Sucesso
  • Cliente
  • Processo
  • Clientes
  • Forma
  • Economia
  • Processos
  • Projeto
  • Portugal
  • Digital

1.11 media Nos media a

1.11 media Nos media a transformação digital tem-se repercutido nos modelos de negócio e na criação de novas experiências para o utilizador. Assegurar fontes de receita durante este processo continua a ser um dos principais desafios. O conhecimento tecnológico que promova a eficiência de custos, bem como a adoção de novas abordagens aos consumidores, nomeadamente baseadas no conceito mobile first, mantêm- -se como um dos temas críticos desta área de negócio. Agência Lusa Portuguese News Hub Digital / Tecnológica A LUSA é a agência de notícias nacional cuja principal missão é a de disponibilizar notícias em tempo real, através da recolha, produção e difusão de notícias. Apresenta uma produção média de 650 conteúdos noticiosos por dia (texto, fotografia, áudio, vídeo e multimédia) e presta serviços a outros órgãos de comunicação, empresas e ao público em geral. Por outro lado, dada a sua forte ligação ao mundo lusófono, a LUSA fornece notícias às várias comunidades portuguesas espalhadas no estrangeiro. Com o objetivo de potenciar e modernizar o seu negócio, a LUSA candidatou-se, e foi-lhe atribuído, o desenvolvimento do projeto “Portuguese News Hub”, financiado pela Google. Este prevê a responsabilidade de organizar, processar e disseminar informação sobre o mundo lusófono, através de um hub digital que comporte plataformas editoriais, tecnologicamente inovadoras e integradoras.

95 a economia digital Objetivos O desenvolvimento do projeto “Portuguese News Hub” tem como principais objetivos o refortalecimento da marca LUSA, via desenvolvimento tecnológico e tendo em conta a transformação digital, o alargamento da sua audiência a outros consumidores e mercados, em particular internacionais, e o desenvolvimento de novos modelos de negócio. Para alcançar estes objetivos, a LUSA propôs- -se desenvolver e integrar uma plataforma de última geração, transformando o site B2B existente, num portal com informação parcialmente aberta a cerca de 266 milhões de falantes em português espalhados pelo mundo. De igual modo, pretende-se que este portal permita novas formas de acesso aos seus serviços e aplicações, estando integrado com redes sociais, pela primeira vez na LUSA, e aplicações móveis satélite. Para além da transformação tecnológica, a LUSA adaptou e realinhou a sua organização, fruto da necessidade de acrescentar novas competências e formas de trabalhar tendo em conta a mudança de paradigma e a digitalização do setor. A incorporação de novos canais, a necessidade de resposta imediata, o volume e as novas formas de consumo de serviços, colocam novos desafios e exigências ao nível da velocidade da linha de produção editorial, do alojamento da informação e do conhecimento de ferramentas tecnológicas distintos daqueles que uma redação tradicional enfrenta. Nesse sentido, esta iniciativa visa também uma reorganização interna significativa de pessoas e processos, através do reforço da área editorial com equipas especializadas em canais digitais. Resultados O projeto “Portuguese News Hub” encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e implementação. Contudo, e como primeiro passo, foi definido o conceito Indústria Saúde Eletrónica Telecom e Media IMPACTO DO DIGITAL NA PERCEÇÃO E RECONHECIMENTO DAS MARCAS de portal de notícias do futuro, em particular ao nível de conteúdos disponibilizados e proteção dos mesmos. Dado o modelo de negócios existente, tornou-se crítico que o novo portal disponibilizasse informação e conteúdos sem colocar em causa a sustentabilidade das suas fontes de receita e que alargasse as mesmas. Assim, foram também definidas novas formas de monetização dos conteúdos, quer históricos, quer futuros, através da implementação de funcionalidades de e-commerce, segmentação por interesse e especialização. Paralelamente, e com a definição da visão e do conceito futuro, foi planeada a integração da nova solução tecnológica, em que a primeira etapa passou por uma revisão do portal existente e a criação de micro-sites temáticos, para a divulgação de notícias especializadas, tentando individualizar ao máximo os conteúdos por interesse, como referido. De modo a acompanhar os desenvolvimentos e a nova cultura tecnológica, ocorreu uma reorganização interna, com reuniões de projeto semanais e de steering mensais. O patrocínio de alto nível 2012 2017 0% 25% 50% 75% 100% O valor do Digital na perceção das marcas e experiência de utilizador está a crescer. Prevê-se que em 2020, 25% das 500 maiores empresas portuguesas esteja no nível 4 e 5 de maturidade digital O “Portuguese News Hub” é um portal de notícias do futuro com informação parcialmente aberta a cerca de 266 milhões de falantes em português no mundo em portugal 2017 1.11 Media

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt