A Economia Digital em Portugal 2017

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a economia em portugal 2017 digital 1.7 Telecomunicações 72 O IP Centrex integra uma solução de fixo e móvel convergente. Permite que os colaboradores comuniquem remotamente como se estivessem em território nacional e no seu escritório Testes com utilizadores “reais”, garantindo alinhamento de necessidades e expectativas; Análise das tendências de mercado e benchmarking. Coordenação: Tiago Silva Lopes, PT ROFF Integração Inteligente das Comunicações da Empresa Digitalização na dinamização das comunicações e mobilidade O ambiente empresarial está mais rápido, mais exigente, o que obriga a uma concentração de energia naquilo que é mais importante para as empresas, a produtividade e mobilidade dos seus colaboradores. Nesse sentido a ROFF tinha a necessidade de reformular a sua solução de voz fixa. Após uma análise de todas as vertentes e opções do mercado, a NOS propôs a solução IP Centrex que integra uma solução de fixo e móvel convergente e que permite que os colaboradores tenham acesso a comunicar no estrangeiro ou remotamente como se estivessem em território nacional e no seu escritório. Os colaboradores da ROFF, que são maioritariamente consultores, estão continuamente em cliente, ou em ação comercial externa e necessitam de ferramentas de trabalho que lhes permitam ligar-se a clientes de telefones móveis e fixo de igual forma, estando em território nacional e/ou no estrangeiro. Objetivos Ter as equipas sempre disponíveis onde e quando é necessário, é um meio de assegurar uma maior colaboração entre recursos e um processo de tomada de decisões mais informado, mais rápido e mais eficaz. Para uma empresa, é indispensável ter os serviços de voz fixa e voz móvel a funcionarem de forma articulada numa solução de voz convergente, com as vantagens que só a tecnologia mais atual pode dar. Os principais objetivos da implementação desta solução eram: Convergência fixo/móvel – Ter a vantagem competitiva de conseguir ter chamadas recebidas no telefone fixo ou móvel indistintamente sem valores acrescidos; Controlo de chamadas – sistemas de atendimento automático e reencaminhamento de chamadas e segmentação; Mobilidade – possibilidade de comunicar em qualquer lugar do mundo, como se estivesse em Portugal, via internet. A solução engloba funcionalidades avançadas de análise e encaminhamento de chamadas o que permite construir políticas que maximizam a receção e entrega de chamadas e por outro lado garantem o tratamento mais adequado a cada contacto através do encaminhamento para a pessoa certa da organização, às horas/dias que a organização define. E duas funcionalidades que dinamizam a mobilidade e agilidade da empresa: 1. App no telemóvel/tablet/PC – esta app pode ser utilizada em múltiplos ambientes de conectividade em Portugal ou em qualquer local, realizando chamadas de voz, ou vídeo one-to-one; 2. BYOD – Possibilidade de rapidamente incorporar equipamentos externos à empresa no sistema. Resultados Redução de Custos nas Comunicações – O modelo integrado de comu-

73 a economia digital em portugal 2017 1.7 Telecomunicações nicações permite que a utilização de fixo, móvel ou app seja totalmente integrado. Oferecendo muita flexibilidade ao utilizador e poupando dados e minutos de consumo de comunicações. Dinamização da Mobilidade de Colaboradores da ROFF – Para uma equipa predominantemente de consultores alocados a projetos de empresas, uma solução como o IP Centrex permite que estes profissionais trabalhem remotamente como se estivessem no seu escritório. Trabalho Colaborativo mais Dinâmico – Uma vez que a solução está integrada com o Skype for Business, a gestão da comunicação por escrito, voz ou vídeo com os interlocutores habituais do colaborador sai facilitada. Até porque há partilha de documentos e permite o trabalho em colaboração, apesar de os colaboradores poderem estar em modelo remoto. Ensinamentos e Fatores Críticos de Sucesso Um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e eficiente implica que a atividade profissional não tenha uma visão limitada por quatro paredes ou a um qualquer horário de expediente. Este modelo de serviço do IP Centrex oferece às empresas uma forma robusta e mais eficiente de usufruir das soluções de tecnologia mais recente sem risco de obsolescência tecnológica, é ainda mais flexível podendo, ao longo do tempo, adequar-se de forma mais eficaz à realidade da empresa a cada momento, de uma forma simples e sem investimentos. Para além disso a convergência fixo/ móvel incentiva a mobilidade e a capacidade de partilha e trabalho conjunto entre colaboradores dinamizando a sua produtividade. Coordenação: Alexandra Rebelo e Paula Roque Esteves, NOS A tecnologia é uma grande alavanca de desenvolvimento e progresso, apenas superada pela capacidade humana de inovar e de cooperar

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