A Economia Digital em Portugal 2017

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a economia em portugal 2017 digital 2.5 Cidadania Digital 166 Criado graças a tecnologia inovadora de reconhecimento de imagem, o wiiGO é um carrinho autónomo de compras desenhado para seguir e auxiliar pessoas com mobilidade reduzida ponsabilidade que a Vodafone Portugal assumiu desde o primeiro dia em Portugal, quando se propôs transformar os serviços móveis através de uma rede de grande qualidade técnica, fiabilidade e inovação, com serviços competitivos que chegassem a cada canto do país, reduzindo distâncias e permitindo a inclusão de toda a sociedade. Coordenação: Ana Mesquita Veríssimo, Fundação Vodafone Follow Inspiration wiiGO Robotização O wiiGO, projeto desenvolvido pela Follow Inspiration, consiste num carrinho de compras completamente autónomo desenhado para seguir e auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. O wiiGO permite o acompanhamento do seu utilizador, inclusivamente em espaço exterior, proporcionando-lhe uma alternativa de independência e comodidade. O seu funcionamento tem por base o uso de tecnologia inovadora de reconhecimento de imagem que permite identificar e distinguir o utilizador das restantes pessoas, acompanhando remotamente o seu percurso, assim como detetar e contornar eventuais obstáculos que surjam ao longo do percurso através de sensores de distância. De utilização simples, o wiiGO identifica o utilizador em menos de dois segundos 1 , efetuando o seu reconhecimento e conectando-se virtualmente ao mesmo. Em 2012, o wiiGO recebeu o prémio internacional da Fundação Altran para a Inovação, tendo esta empresa estado envolvida e contribuído em todo o processo de desenvolvimento da solução. Este apoio concretizou-se principalmente na conclusão do protótipo e em formação para o lançamento comercial da solução, entre outras atividades. Objetivos O wiiGO apresenta-se como uma solução inovadora, tendo desde cedo dado mostras de como a inovação tecnológica e a transformação digital são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção da inclusão social. Esta solução evidencia-se inequivocamente pela sua componente social, permitindo que a tecnologia esteja acessível a todos e de forma útil e simples de usar. Resultados Nos últimos nove meses, o wiiGO foi testado em ambiente real em grandes retalhos em países como Portugal, Espanha, França, Dinamarca e Alemanha. Nesta primeira fase, os testespiloto realizados (com durações entre uma semana e um mês) tiveram como principal objetivo a validação técnica do produto. Atualmente, este já se encontra em fase de pré-comercialização, na qual os testes piloto são realizados mediante aquisição de unidades. O wiiGO apresenta uma série de vantagens não só ao nível da mobilidade das pessoas, como na otimização de processos, podendo ser aplicado a outras áreas (ex:. indústria). Métricas Após a fase de piloto, foi possível observar uma grande aceitação do produto pelos utilizadores, com cerca de 92% de clientes satisfeitos. Com uma duração média de 27 minutos, registou-se um aumento do tempo despendido por compra. Este facto reflete o reconhecimento desta tecnologia como um modo mais cómodo e autónomo de ir às compras, traduzindo-se igualmente em vantagens

167 a economia digital por parte dos retalhistas, que assim registaram um aumento do valor médio de compras em cerca de 20%. Outros dados estatísticos obtidos em testes conduzidos entre novembro de 2016 e março de 2017 em Espanha, França e Dinamarca são apresentados nos gráficos. Até ao momento, o projeto conta com um investimento de 3M€ e uma equipa composta por 16 colaboradores a tempo inteiro (10% licenciados, 80% mestres, 10% doutorados). Ensinamentos e Fatores Críticos de Sucesso Este projeto surgiu da necessidade de colmatar o problema de exclusão de pessoas com mobilidade reduzida enfrentam, diariamente, nas mais básicas tarefas, como uma ida ao supermercado. Por outro lado, o impacto no negócio do retalho não é desprezável, como evidenciado com o aumento do tempo médio de compra e do consequente aumento no volume de negócios. Este projeto permite igualmente a desmistificação de aspetos relacionados com a utilização da robótica e o seu papel na sociedade. Este é um exemplo de como a robótica pode complementar uma lacuna nos serviços prestados atualmente e como o pode alcançar de forma simples e acessível a qualquer pessoa. Do ponto de vista do empreendedor, um dos ensinamentos decorrentes deste projeto é a importância que um plano de negócios bem definido tem na promoção e captação de investidores. Entre os fatores críticos de sucesso está a adequação das superfícies comerciais a este tipo de soluções. Especificamente, verificou-se que estas ainda não se encontram totalmente preparadas, no que diz respeito à disposição dos espaços e à sua aces- RESULTADOS Estatísticas obtidas em testes conduzidos entre Novembro de 2016 e Março de 2017 em Espanha, França e Dinamarca. 92% Satisfação +15% a +25% 27 min. 95% Aumento médio do valor de compras Tempo médio de compra 6,6% 31,6% 25,9% 16,3% 5,7% 11,4% 56,1% 19,1% 27,3% Recomenda Et opturei cienimo lendit esedi ut es doluptae sitia iderum siti odit latur aut omnimus ent mos eris est ea con reic tecus. Omnim vid qui conescit vellupti ate sum, si Mobilidade reduzida Pessoas em cadeira de rodas Grávidas Curiosidade Menos de 25 anos Entre 25 e 35 anos Entre 35 e 45 anos Entre 45 e 55 anos Mais de 55 anos 308 Utilizadores 52 Dias 8 Horas/dia sibilidade, para receber pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente em cadeira de rodas. Coordenação: Ana Margarida Morgado, Rodrigo Maia e Tiago Gândara, Altran 1 Follow inspiration, página oficial do produto, http://www.followinspiration.pt/project2.html, em 30-05-2017. em portugal 2017 2.5 Cidadania Digital

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