A Economia Digital em Portugal 2017

  • Sucesso
  • Cliente
  • Processo
  • Clientes
  • Forma
  • Economia
  • Processos
  • Projeto
  • Portugal
  • Digital

a economia

a economia em portugal 2017 digital 2.2 Cidades e Territórios Digitais 134 Com o princípio do não desperdício de água e o seu uso eficiente, foi instalado um sistema de telegestão que permitiu aumentar a eficiência operacional Servidor Central de Recolha – Computador instalado no centro de comando que inclui o software de gestão e de recolha de dados. SCADA – Software disponibilizado pelo fornecedor tecnológico que permite a gestão dos dados recolhidos dos Smalerts. O não desperdício de água e o seu uso eficiente devem ser um modo de vida da atual geração. Foi com este princípio que, no âmbito deste projeto, foi instalado um sistema de telegestão que permitiu aumentar a eficiência operacional através da monitorização e controlo das várias variáveis do processo de abastecimento de água em tempo real, tal como o volume de água residual afluente à etaR. Assim, é possível a recolha de dados fiáveis e a sua disponibilização à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR. Saúde e bem-estar / Monitorização à distância A escolha dos utentes abrangidos teve como pressuposto um mapeamento da unidade local de saúde da Guarda através do centro de saúde de Seia, com incidência em utentes com doenças crónicas, nomeadamente hipertensão arterial, obesidade e diabetes. Estes utentes efetuam as medições no seu ambiente domiciliário que, de imediato, são monitorizadas à distancia pelo seu médico, de forma segura, confortável e económica. As monitorizações são efetuadas pelo utente com a frequência adequada a cada caso, dependendo do tipo de utilizador. As avaliações são feitas através de um conjunto de aparelhos sem fios: um medidor de tensão arterial, uma balança ou qualquer outro aparelho de medição de biosinais com capacidade de comunicação Bluetooth. Mobilidade Foram doados dois veículos elétricos Nissan LEAF ac Síncrono 80 KW. Os veículos estão a ser geridos a partir do centro dinamizador da rede de Aldeias de Montanha localizado em Seia. Estes veículos foram doados para serem utilizados no âmbito da dinamização do projeto da rede de Aldeias de Montanha, bem como para efetuar o transporte de pessoas com maiores vulnerabilidades sociais e necessidade de cuidados de saúde, designadamente para deslocações destinadas a consultas médicas ou outras de índole semelhante, numa lógica de eco táxi social. São usados também como meio de divulgação de boas práticas na área ambiental. Entretenimento Instalação de fibra ótica de última geração na aldeia do Sabugueiro. Disponibilização de um ponto de acesso à Internet no posto de turismo. Doação do serviço Vodafone TV + NET + VOZ a oito famílias residentes no Sabugueiro. A Doação de Computadores portáteis a três famílias residentes no Sabugueiro. Doação do pacote Vodafone TV + NET+ VOZ à Associação de Beneficência do Sabugueiro, residência sénior. Métricas Gestão de Infraestruturas / Eficiência Energética Doméstica O sistema instalado em 40 casas particulares do Sabugueiro, 10% do edificado, contribuiu decisivamente para a mudança de hábitos de consumo e gerou economias de cerca de 20%. A residência sénior da Associação de Beneficência com consumos da ordem de grandeza de 70 000 KW/ ano enquadra-se no lote dos maiores consumidores de energia da aldeia do Sabugueiro. Após análise dos consumos, reconfiguraram-se e otimizaramse os equipamentos de acordo com o perfil de utilização dos mesmos, o que trouxe poupanças imediatas e, nos ra-

135 em portugal 2017 2.2 Cidades e Territórios Digitais a economia digital ros casos em que houve necessidade, com investimentos muito baixos. Na zona histórica da aldeia do Sabugueiro, foram substituídas 24 luminárias de vapor de sódio de alta pressão por tecnologia Led. Cerca de um mês após a instalação, verificouse uma redução real diária de cerca de 9% comparativamente com a tecnologia de iluminação anterior. A implementação da medida permitiu uma redução anual na ordem dos 880 kwh, representando uma redução na ordem da meia tonelada de co2eq/ano. Telegestão de Recursos Hídricos Conseguiu-se uma diminuição significativa do tempo de resposta em casos de anomalias, uma redução das perdas originadas por fugas e aumentou-se a vida útil da rede devido à precisão dos dados estatísticos. Tanto o gestor da rede, como o cliente final, desfrutaram das vantagens da implementação deste sistema. Resultados obtidos apontam para uma redução nas perdas reais da rede de distribuição de água em sistemas monitorizados na ordem dos 12%, valores que traduzem a eficiência das medidas instaladas. Ensinamentos e Fatores Críticos de Sucesso A implementação da ligação em fibra ótica à aldeia do Sabugueiro revestiu-se de várias peculiaridades advenientes da sua localização rural, pela orografia e clima. Este traçado de cerca de sete quilómetros entre Seia e o Sabugueiro é aéreo na sua totalidade e está longe das principais redes rodoviárias, o que implicou a execução do trabalho sem auxílio de maquinaria pesada. Dentro da aldeia do Sabugueiro foram instalados cerca de 5km de cabo de fibra, cobrindo os cerca de 400 pontos de terminação (entre casas, lojas de comércio local, e edificados da junta de freguesia). Esta instalação de cabo foi efetuada em equipa com a colaboração da EDP, tendo ambas as empresas como referência o cariz de caráter social Um fator crítico para o sucesso deste tipo de projetos é o envolvimento, preparação e acompanhamento da população mais sénior para a utilização de novas tecnologias

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt