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A Economia Digital em Portugal 2016

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a economia digital 54

a economia digital 54 em portugal 2016 4.3 Operadores Postais TENDÊNCIAS DE CORREIO FATORES DE INOVAÇÃO 1. Computação na “nuvem” 2. Big Data 3. Augmented Reality (AR) 4. Eletrónica de Papel 5. PDA, Mobile Devices 6. Máquinas Self-Service 7. Smartphones & geolocalização 8. Plataforma de Comunicação Híbrida 9. Profiling de Clientes 10. OCR, ICR 11. Robotização & Automação 12. Veículos Elétricos TENDÊNCIAS 1. Efeito de substituição eletrónica e novas ofertas de valor 2. Liberalização e Globalização 3. Migração para Serviços de menor valor 4. Foco na eficiência operacional 5. Crescimento do Marketing Digital TENDÊNCIAS DE EXPRESSO & ENCOMENDAS 1 carga, CEP e logística Fonte: CTT FACTORES DE INOVAÇÃO 1. Robotização & Automação 2. Sensores Low-cost 3. RFID 4. Impressão 3D 5. Drones Terrestres, Aéreos e Marítimos 6. Computação na “nuvem” 7. IoT (internet of things ), IoE (Internet of Everything ) 8. Parcel Stations / Lockers TENDÊNCIAS 1. Crescimento do e-commerce (sobretudo B2C) 2. Pressão no sentido da baixa de preços nos serviços 1 3. Crescente integração de serviços 1 4. Crescente importância da capacidade cross-border / /internacionalização das soluções CEP e logística 5. Desmaterialização de processos associados às operações de logística e distribuição 6. Mais opções de escolha e mais informação em tempo real para o cliente final 7. Emergência de novos lifestyles com necessidades específicas 8. Novas categorias de logística Tendências do Setor O Setor Postal encontra-se em profunda fase de transformação. São várias as tendências que estão a contribuir para a sua mudança. De entre elas destacam-se: Ambiente competitivo e escrutínio crescente de todos os stakeholders – Liberalização, globalização e crescente concorrência, massificação do recurso a tecnologias e crescente escrutínio de autoridades e investidores; Efeito de substituição/ digitalização e necessidade de diversificação – Queda do volume de tráfego de correio e crescimento de outros negócios e linhas de serviço; Explosão do E-commerce – Cada vez mais e-buyers, ano após ano mais exigentes, afigurando-se este mercado emergente como oportunidade a capturar pelas operadoras; Internet of things/data-driven marketing – Novas possibilidades de alavancar os ativos das operadoras potenciando as capacidades tecnológicas de processamento e uso de informação (e.g. smart cities, novos modelos de distribuição last-mile). O setor postal já não é um setor fechado, obrigando os operadores a estarem sempre com os olhos postos em novas oportunidades, levando-os a adotar cada vez mais práticas inovadoras e alavancadas na transformação digital, das quais elencamos ao lado as principais. Com vista a endereçar estas tendências, as operadoras do setor estão focadas em prosseguir com iniciativas estratégicas que se enquadram essencialmente em três níveis:

55 a economia digital Otimização de processos – aumento de lucro através da utilização de tecnologia e alteração de processos de negócio ao nível de: em portugal 2016 4.3 Operadores Postais ESTRATÉGIA EMPRESA DESCRIÇÃO Automação de Processos Investimento numa base logística de suporte ao e-commerce totalmente automatizada. (2016; 141 M USD). Alteração de Modelo Operativo Alterar o modelo de operação até 2020, com foco na consolidação e automatização das atividades preparatórias de distribuição de correio. Fonte: Análise Microsoft Adaptação de oferta – utilização de tecnologia digital para complementar e melhorar o serviço prestado: ESTRATÉGIA EMPRESA DESCRIÇÃO Serviços de Dados e Marketing A Austrália Post decidiu fornecer serviços de dados para empresas, aproveitando a sua rede postal e equipas, fornecendo desde serviços de validação de moradas a estudos de mercado. Reinventar o email ESTRATÉGIA EMPRESA DESCRIÇÃO Serviços para a Adm. Pública Melhoria do serviço via: alargamento de horas de entrega; Linha de Apoio 24h/7; Estações e equipamentos modernos para o serviço de correio financiados pelo aumento dos portes de envio. (100 M USD de receita adicional). Diversificação de negócio – desenvolvimento de novas linhas de negócio por forma a potenciar as competências existentes: Prestação de serviços de identificação, entre os quais: verificação de identidade online e física, soluções para aceder a sites governamentais (USPS Connect TM ). Fonte: Análise Microsoft Em Portugal subsistem desafios aos operadores no sentido de se manterem na vanguarda da transformação digital do setor Comércio eletrónico e Market Places Oferta de e-commerce integrada end-to- -end criada em parceria com a PostNL e orientada para as PME’s italianas venderem artigos na Holanda. Serviços financeiros banca e seguros Post Office reestruturou as suas operações lançando os financeiros (poupança, hipotecas, seguros e de moeda) sob a marca Post Office Money. Novos serviços de entrega Desenvolveu o serviço de Shop & Deliver com o objectivo com o foco no consumidor. A intenção é entregar e recolher qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora através de um portal. Fonte: Análise Microsoft

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