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A Economia Digital em Portugal 2016

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a economia em portugal 2016 digital 3. Plataformas Digitais 32 ALTERAÇÃO DOS PADRÕES DE CONSUMO O investimento em tecnologias de redes de nova geração como a fibra ótica ou o 4G permitiu que a velocidade de acesso à internet aumentasse exponencialmente e ao mesmo tempo que o preço do tráfego diminuísse, democratizando o acesso e esbatendo a diferença de velocidade de acesso entre fixo e móvel. Este investimento, em conjunto com a proliferação de equipamentos internet enabled, resultou numa rápida alteração nos hábitos de consumo, tanto nos consumidores como no meio empresarial. Em Portugal, assistimos nos últimos cinco anos a uma enorme evolução na forma como os consumidores incorporaram as interações digitais nas suas vidas. A evolução em Portugal é bem visível no crescimento dos acessos de alta velocidade da internet fixa. NÚMERO DE CLIENTES RESIDENCIAIS DAS REDES E SERVIÇOS DE ALTA VELOCIDADE EM LOCAL FIXO 2.000.000 1.000.000 0 3T 2012 1T 2016 ao nível do móvel, com especial impacto nos últimos 24 meses, mostrando que o cliente pretende cada vez mais ser agnóstico à tecnologia e dando expressão à tendência de convergência de utilização, qualquer que seja o ecrã. 25.000.000 12.500.000 0 VOLUME DE TRÁFEGO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA / MÓVEL 1T 2010 1T 2016 Outra expressão que personifica a alteração dos hábitos de consumo é a crescente utilização de serviços OTT, tanto de messaging e voz – mais do que duplicaram a sua utilização, segundo os dados divulgados pela ANACOM – como de conteúdos, em especial vídeo. Cada vez mais caminhamos para um mundo em que está tudo ligado. Além dos consumidores, também as suas coisas estão ligadas e prova disso é o aumento do volume de tráfego machineto-machine: Esta penetração de capacidade de provisionamento de redes de alto débito influenciou também a utilização, que tem vindo a aumentar exponencialmente, fruto dos consumidores estarem cada vez mais a utilizar a capacidade da sua rede de acesso. Se o aumento do volume de tráfego ao nível da banda larga fixa já não é novidade, hoje verifica-se a mesma tendência VOLUME DE TRÁFEGO M2M (GB) 30.000.000 15.000.000 0 4T 2012 1T 2016

33 em portugal 2016 3. Plataformas Digitais a economia digital SERVIÇOS DE TV POR SUBSCRIÇÃO UTILIZADOS 75% 50% 25% 0 Março 2010 Março 2016 Gravações manuais Pausa Tv Gravações Automáticas Guia de programação Tv Videoclube/Video on demand Ver Tv em equipamentos móveis Também na televisão esta alteração de hábitos é evidente, seja ao nível do acesso a mais conteúdos ou de proliferação e utilização de conteúdos de TV de forma não linear (Marketest – Barómetro de Telecomunicações 2010-2016): Infraestrutura state-of-the-ARt em Portugal Portugal está no pelotão da frente no que toca às infraestruturas de comunicações na Europa. Rede fixa de acesso de alta velocidade: Segundo a ANACOM, Portugal tem 4.163 milhões de alojamentos cablados com fibra e 4.204 milhões de alojamentos cablados com Eurodocsis 3.0, ou equivalente, num total de 5.9 milhões de alojamentos existentes em Portugal (ainda que segundo a ANACOM este total de alojamentos cablados possam ser alojamentos repetidos pelos operadores). Nos indicadores acompanhados pela Comissão Europeia e por onde se mede o Digital Economy and Society Index (DESI), no indicador respeitante a cober- COBERTURA DE REDES DE NOVA GERAÇÃO POR SCORE DE AGREGADO Malta Bélgica Holanda Lituânia Luxemburgo Dinamarca Portugal Letónia Reino Unido Aústria Estónia Chipre Alemanha Irlanda Noruega Eslóvenia Hungria Espanha Suécia Finlândia República Checa Bulgária Roménia União Europeia 28 Eslováquia Polónia Croácia França Itália Grécia 0 0.5 1 score (0 to 1) Placard Digital Comissão Europeia

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