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A Economia Digital em Portugal 2016

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a economia digital 14

a economia digital 14 em portugal 2016 1. Estratégia Digital Maturidade digital das empresas A globalização constitui um fenómeno contínuo de transformação das sociedades e dos principais agentes económicos. A inovação tecnológica tem sido um fator catalisador desta transformação, exponenciando o efeito globalização num passado mais recente, e trazendo ao mundo a era “digital”. A era digital é o estádio de evolução seguinte de uma sociedade globalizada O “digital” constitui mais um passo na forma como definimos as fronteiras da nossa vivência em sociedade. As tecnologias para acesso, armazenamento, transmissão e processamento de informação entre pessoas e máquinas atingiram um tal nível de sofisticação que todos os dias se criam novas possibilidades para gerar e gerir negócios e formas diversas de interacção com clientes, parceiros e colaboradores. Ciente do impacto que o digital tem nas empresas, a Deloitte Digital e o MIT Sloan Management Review perguntaram no inquérito anual Digital Business Global Executive Survey de 2016 (realizado a 3.700 executivos de 27 indústrias e de 131 países) quais os principais eixos da estratégia digital das empresas. A resposta identificou claramente três vertentes de transformação: Novos Níveis de Interação com o Cliente – 64% dos inquiridos refere a melhoria da experiência do consumidor como objetivo da estratégia digital; Novos Modelos de Negócio e Inovação – 46% dos inquiridos aponta a Transformação do Modelo de Negócio e 41% a Integração da Inovação no Negócio como objetivos da estratégia digital da sua organização; Novas Formas de Gestão e Organização – 49% dos inquiridos salienta a Promoção da Eficiência na Gestão e 39% a Melhoria da Tomada de Decisão como objetivos da estratégia digital da sua organização. O crescimento exponencial de ligações entre pessoas e dispositivos gera novas fontes de receita através de novos modelos de negócio e inovação, reinventando indústrias inteiras e reescrevendo a forma como as empresas competem QUAL CONSIDERA SER O PRINCIPAL OBJETIVO DA ESTRATÉGIA DIGITAL DA SUA ORGANIZAÇÃO? (% DOS INQUIRIDOS) Novos Níveis de Interação com o Cliente Novas Formas de Gestão e Organização Novos Modelos de Negócio e Inovação Melhorar experiência do consumidor Melhorar eficiência Melhorar tomada de decisão Integrar Inovação no negócio Transformar modelo de negócio 64% 28% 5% 49% 41% 7% 39% 40% 15% 46% 35% 13% 41% 36% 14% Concorda Totalmente Concorda Não concorda nem discorda Discorda Discorda Totalmente 6% 4% 3% Fonte: Digital Business Global Executive Survey de 2016 da Deloitte Digital e MIT Sloan

15 em portugal 2016 1. Estratégia Digital a economia digital e servem os seus consumidores. Uber e Kodak são hoje mais que nomes de empresas, sinónimos para disromper ou ser disrompido. Deste novo paradigma competitivo sai um claro vencedor: o consumidor, munido de acesso ubíquo e quase ilimitado à informação e fortalecido por um número cada vez maior de alternativas. Por último, e em consequência dos dois pontos anteriores, a transformação digital terá de ser incorporada na gestão e organização das empresas, libertando ganhos, até agora inatingíveis, de eficiência operacional. A Empresa Digital Tendo em conta este contexto de transformação digital do mercado, as empresas estão a reconhecer a necessidade inexorável de acompanhar as tendências, dando resposta às expectativas do mercado em termos de exigência do consumidor e de competitividade. De acordo com o survey realizado, 90% dos inquiridos acredita que a transformação digital irá disromper o seu negócio. No entanto, preparar uma organização para o futuro digital não é um desafio simples e exige respostas pensadas de forma integrada, coerentes e alinhadas dentro da organização. A complexidade deste desafio está patente no facto de apenas 44% dos inquiridos afirmarem estar confiantes na atual preparação da sua organização para abraçar o digital. Mas para que a transformação digital aconteça, não basta apenas implementar mais e melhores tecnologias. É necessário criar uma “Congruência Digital” que assegure o alinhamento da estratégia, liderança, cultura e talento com as exigências da era digital. Analisando as respostas do survey, concluímos que as empresas com maior

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