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A Economia Digital em Portugal 2016

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a economia em portugal 2016 digital 5. Serviços Alavancados pelo Digital 118 Elevados investimentos têm sido realizados para a evolução dos tradicionais processos de Business Process Outsourcing para práticas transformadas e inovadoras de Business Transformation Outsourcing balho mais eficiente que, em conjunto com o custo de vida mais reduzido, se consubstanciam em fatores altamente competitivos. Adicionalmente, o reduzido custo em telecomunicações e a expectativa para a redução da carga fiscal sobre o tecido empresarial incrementam o nível de atratividade do país. Considerando o potencial identificado, elevados investimentos têm sido realizados para a evolução dos tradicionais processos de Business Process Outsourcing (BPO) para práticas transformadas e inovadoras de Business Transformation Outsourcing (BTO), de modo a permitir maiores ganhos de eficiência e competitividade. Esta evolução tem sido, em muito, suportada por investimento em tecnologia orientada para a automatização de processos, analytics, cloud e mobilidade. Novas oportunidades Porém, e de acordo com um estudo realizado pela Deloitte, novas oportunidades surgem associadas à temática do digital, que se tem vindo a manifestar através de várias inovações tecnológicas: Mobile Computing A elevada penetração de aparelhos portáteis, tais como smartphones, tablets, e aplicações para comunicação remota, constitui uma oportunidade para a alavancagem do outsourcing e nearshoring em Portugal. Este tipo de inovações otimiza a prestação de processos de negócio, permitindo o tratamento de informação em real time e à distância, com consequente redução de documentação em papel. Espera-se que o mobile computing venha a crescer nos próximos anos, bem como o investimento em aplicações e plataformas que permitam a integração com os sistemas corporativos. Big Data A elevada quantidade de dados gerados e trocados entre diferentes sistemas e plataformas constitui uma importante fonte de informação para as empresas, uma vez que lhes permite ter maior conhecimento dos seus clientes e desenvolver produtos e serviços mais alinhados com as suas necessidades. Como tal, espera-se um crescimento dos serviços e tecnologias de tratamento desta informação, constituindo esta uma oportunidade para a sua prestação em regime de outsourcing ou nearshoring, salvaguardando as devidas regras subjacentes à lei da proteção de dados. Internet of Things (IoT) A possibilidade de trocar informação entre vários objetos conectados em simultâneo à internet, que se conseguem identificar mutuamente e trocar informações entre eles, tem criado processos mais inteligentes e alterado a forma de interatuar em determinados processos. O investimento em tecnologias IoT constitui, assim, uma oportunidade, em termos de outsouring e nearshoring, uma vez que poderá permitir a implementação de processos de negócio com maior otimização, suportados em novos canais a clientes finais. Cloud Computing Os serviços baseados no cloud computing permitem a satisfação da maioria das necessidades de IT, a um custo mais acessível. Estima-se que, no futuro, estes serviços venham a ter um crescimento significativo do espaço de armazenamento consumido, representando um potencial de alavancagem dos serviços de outsourcing e nearshoring.

119 a economia digital RESUMO FATORES TAVAAS* em portugal 2016 5. Serviços Alavancados pelo Digital Potencial de Mercado 4,00 3,50 3,00 Custos 2,50 2,00 Perfil de Risco 1,50 1,00 0,50 0 Competências Infraestruturas Cyber Security Um dos grandes desafios no outsourcing de operações é a segurança dos dados tratados e gerados, tendo-se verificado um crescimento do investimento em tecnologias de cyber security. Algumas destas tecnologias visam monitorizar e registar dados de acesso a sistemas e plataformas, bem como satisfazer necessidades de segurança eletrónica, ou monitorizar operações e transações realizadas. A elevada atratividade de Portugal em conjunto com a evolução tecnológica Ambiente Portugal República Checa Polónia Espanha * A Metodologia TAVAAS é suportada pelo Centre for Global Sourcing and Services at the Loughborough School of Business and Economics Fonte: Dados APDC e Associação Portuguesa de Outsourcing e novas tendências de digital criam, assim, um conjunto de oportunidades à prestação de serviços outsourcing e nearshoring que deverão passar pela criação de uma oferta mais diversificada. É expectável que o aumento da procura de serviços na cloud e de Big Data faça crescer o desenvolvimento destes serviços, assim como o investimento em mecanismos de segurança que confiram maior grau de confiança aos seus utilizadores. Em paralelo, o índice de adoção de A qualidade das infraestruturas, em especial de rede de telecomunicações, constituem uma oportunidade para o crescimento do nearshoring, facilitando a exportação de serviços

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