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096 - 33º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

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62 33º

62 33º Digital Business Congress 14 MAIO OPENING SESSION Rogério Carapuça Presidente, APDC “A nossa economia tem de criar mais valor. As nossas empresas têm de crescer e desenvolver negócios de maior valor acrescentado. Não é possível distribuir valor que não se cria e o nosso problema é um problema de criação de valor. O Estado, por seu turno, tem de contribuir, sendo mais simples e mais eficiente” “Houve avanços importantes no país e no próprio Estado. Mas, se olharmos para o DESI, somos os primeiros dos últimos, quando temos de ser um dos primeiros. Por isso, a visão que desenvolvemos na APDC é ser um dos primeiros nos próximos oito anos, um período materialmente suficiente para algumas das tarefas que exigem tempo para se desenvolverem. Somos uma associação de ecossistema. Fazemos sugestões, propomos soluções e oferecemo-nos para discutir com quem nos governa” “Provavelmente, a IA permitirá o maior salto qualitativo de sempre em termos de produtividade da história da humanidade e há que a aproveitar bem. A tecnologia está aí e para a divulgar trouxemo-la para tema central do congresso” Arlindo Oliveira Presidente, Congresso “A IA é tão revolucionária que se vai tornar no sistema operativo da internet, revolucionando profundamente a forma como trabalhamos com sistemas de informação e acedemos a eles e a toda a informação que está na internet. E ainda estamos apenas no princípio da revolução” “Ninguém sabe qual vai ser a tecnologia revolucionária dos próximos 20 anos. O que sabemos é que a IA não é uma tecnologia do futuro, mas do presente, e com enormes impactos a todos os níveis. Na economia, claramente vamos ter uma sociedade onde a inteligência será maior. E estamos a assistir a uma alteração muito rápida na sociedade, que vai ter consequências importantes, para as quais temos de nos preparar” “Temos um enorme desafio para Portugal: organizacional, educacional e, acima de tudo, de produtividade. O país tem de se tornar mais produtivo. Cada um de nós tem de produzir mais por cada hora trabalhada. Essa é a razão essencial para não sermos mais desenvolvidos. A IA pode ajudar a tornarmo-nos mais produtivos, mas só por si a tecnologia não o vai fazer. É uma questão organizacional e um desafio para todos”

Margarida Balseiro Lopes Ministra da Juventude e Modernização “O compromisso deste governo é claro: definir e implementar uma estratégia nacional para o digital, com objetivos bem definidos, metas quantitativas e um plano de ação que concretize o sucesso da transição digital até 2030. Um primeiro passo já foi dado, com a promoção da modernização e digitalização, reconhecendo-se estas áreas como fundamentais para o futuro” Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República de Portugal Mensagem escrita lida pelo Presidente da APDC “Se há área da nossa sociedade que sofreu uma transformação imensa nas últimas décadas é certamente o setor das comunicações. (…) Nestes 40 anos o setor das comunicações esteve muitas vezes um passo à frente, foi muitas vezes pioneiro, em inovação, em tecnologia. Hoje, estamos no futuro que foi preparado e desenvolvido por vós” “Precisamos de uma estratégia abrangente, que funcione como orientadora, que coordene e alinhe as diversas iniciativas em curso. Só assim conseguiremos aumentar a taxa de execução das medidas e metas do PRR. Mas não queremos ficar por aqui. Temos de ir mais longe. A orientação de Portugal para a transformação digital segue os quatro pilares essenciais da Bússola Digital Europeia: competências, transformação digital das empresas, digitalização dos serviços públicos e infraestrutas digitais seguras e sustentáveis” “No contexto empresarial, ambicionamos tornar Portugal num país atrativo e competitivo para os negócios e para as empresas. Promovendo o crescimento digital e a inovação sustentável. Ter uma economia atrativa e competitiva alicerçada no digital, que atraia investimentos, exporte bens e serviços, estimule a criação de startups e facilite o acesso ao financiamento. Queremos uma AP eficiente, inovadora e centrada no cidadão e nas empresas. “O futuro está sempre em mudança e o vosso papel é essencial. É preciso discutir o futuro, o futuro do digital e o futuro da IA, que ainda agora chegou, mas já nos faz pensar em tantas oportunidades e desafios, do presente e do futuro” “A IA veio trazer um mundo de oportunidades em todos os domínios da nossa vida. Mas tem também desafios, seja no garantir a segurança da informação, seja pelo risco de desinformação, que afeta a qualidade das democracias, sejam os limites do foro ético que deveremos impor-lhe”

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