61 - Webmorning APDC & ALTRAN

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2021: Business Priorities

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WEBMORNING APDC & ALTRAN – 2021: BUSINESS PRIORITIES 2021: BUSINESS PRIORITIES Transformar e inovar num cenário de incertezas Embora o ano de 2021 seja ainda de enorme instabilidade, as empresas têm de saber para onde ir e ganhar capacidade de responder às novas condições de mercado. Tecnologia e talento serão essenciais para se poderem reinventar e inovar. A ACELERAÇÃO da transformação digital e a definição de novos modelos de negócio são uma realidade em quase todos os setores. Numa conjuntura de enorme instabilidade, as empresas têm de saber como podem responder às profundas e constantes transformações do mercado, ainda mais aceleradas com a pandemia. Dos fornecedores tecnológicos, esperam velocidade, capacidade de resposta e qualidade para reforçarem rapidamente a relação com os clientes. Humanizar a tecnologia é um dos desafios. Neste WebMorning debateram-se as prioridades dos negócios e as conclusões de um survey, que mostra que a inovação é a prioridade chave das empresas para 2021. A este survey, realizado pela APDC e pela Altran às prioridades de negócio, responderam um total de 250 organizações de 10 indústrias: aviação, automóvel, banca/seguros, saúde, energia/utilities, retalho, AP, telcos e transportes. De acordo com Bruno Casadinho, que apresentou os resultados da iniciativa, 47% dos entrevista- dos consideraram a inovação a sua prioridade, diferenciando desta forma o posicionamento atual do que marcou a crise anterior, onde o foco assentou na forte redução dos custos. Já entre os fatores críticos de sucesso que anteveem para o próximo ano, estão a capacidade de escalar os negócios (para 38% dos inquiridos), o que, segundo o COO e Executive Board Member da Altran, “mostra que grande parte da inovação está associada à capacidade de escalar os modelos de negócio para formatos cada vez mais digitais ou para a autonomia das operações”. O survey revela ainda que entre as características que as empresas mais valorizam nos parceiros tecnológicos estão: a qualidade, encarada como possibilidade de diferenciação face à concorrência; a capacidade de resposta, sobretudo na oferta de soluções de curto prazo; e a eficiência, enquanto fator de agilidade para responder aos desafios do mercado. As conclusões do trabalho, na perspetiva do ges-

3 Entre os fatores críticos de sucesso para 2021 estão a capacidade de escalar os negócios, mas a prioridade das empresas centra-se na inovação, para se poderem diferenciar. tor, apontam para uma retoma económica em K, uma vez que o impacto da Covid-19 sobre os negócios e indústrias não é uniforme. Há setores que continuam a registar uma forte procura, em paralelo com uma grande transformação (como a Administração Pública, banca e seguros, saúde e telcos). Outros, que apesar do contexto difícil, não alteraram muito os seus modelos de negócio em tudo o que tem a ver como transformação digital e eficiência (energia/utilities, manufatura e automóvel). E há ainda os que registam uma quebra abrupta da procura e um baixo nível de transformação, com impactos brutais na redução de serviços (transportes, retalho e aeronáutica). PRIORIDADE À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE Em setores mais tradicionais como os seguros, por exemplo, os tempos conturbados da pandemia criaram uma necessidade crescente de estar mais perto dos clientes e de manter com eles uma relação. Na opinião de José Neves, Chief Product Office da Allianz, quer através dos intermediários, quer diretamente, as empresas do setor segurador passaram a apostar muito

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