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48 - Ciclo de Conversas Digitais | Covid-19 Digital Reply

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abril/maio 2020

Ciclo

Ciclo de Conversas Digitais – COVID-19 Digital Reply (APSI), passando desta ideia de dar aconselhamento psicológico a quem precisa através de um fácil acesso, gráuito e rápido a um projeto concreto. E a concretização deste projeto aconteceu rapidamente. O site da iniciativa acaba de ser colocado online, e tem já criada uma bolsa de psicólogos voluntários que se estão a juntar ao projeto. Numa segunda fase, que arrancou agora, pretende-se desenvolver uma aplicação para permitir videochamadas com os profissionais de saúde, que terão formação específica para saber como lidar com as várias situações. Adriana Sampaio, presidente da APSI e Professora Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, explica que a adesão imediata ao projeto resultou de um primeiro projeto daquela associação, com a criação de uma linha de atendimento para apoio à COVID-19 para ajudar estudantes da universidade. Destaca que o site e a app têm ainda material de autoajuda de fácil acesso, alargando-se assim cada vez mais o apoio à saúde mental. Também a “Todos por Um” é uma app que resultou de uma ideia de um quadro da Outsystems e de uma médica. Permite a monitorização dos sintomas e o diagnóstico do agregado familiar e a comunicação direta com médicos e enfermeiros, através de um chat. A preocupação foi ajudar as pessoas, quando ainda não se sabia se Unir, à distância, as pessoas aos profissionais de saúde, através da tecnologia de forma rápida é um objetivo comum a todas estas aplicações. Para se poder ajudar quem mais precisa o Serviço Nacional de Saúde teria ou não capacidade de aguentar o impacto da pandemia e no momento em que a Linha Saúde24 já estava a dar problemas, com a evidente falta de capacidade à avalanche de chamadas recebidas. Para Bruno Pereira, Engagement Manager da Outsystems, tratou-se de “unir, à distância, as pessoas aos profissionais de saúde, através da tecnologia. E o mais rápido possível”. Numa semana, a aplicação ficou feita e já está a funcionar, com o apoio do grupo Lusíadas Saúde. Sofia Couto da Rocha, Unit Manager das Clínicas Lusíadas Almada e Parque das Nações, diz que foi um “match muito natural” para conseguir concretizar um projeto que ajuda as pessoas que não sabem lidar com a pandemia. O passo seguinte foi criar um chat, com recurso a inteligência artificial, que vai aprendendo a dar informações às pessoas que as solicitam. E há muita vontade de ajudar. Afinal, a app já conta com quase quatro mil profissionais, todos da Lusíadas Saúde, de todas as faixas etárias. Tecnologia, parcerias e vontade foram os ingredientes fundamentais.•

5 QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO Participantes QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO – Participantes Como avalia a qualidade global das intervenções? Como avalia a qualidade global das intervenções? Este webinar correspondeu às suas e Este webinar correspondeu às suas e Qual o seu grau de satisfação com esta plataforma (Webex Events)? Qual o seu grau de satisfação com esta plataforma (Webex Events)? >>>> Aceda >> ao vídeo > do Evento https://youtu.be/IxCjtXNeIgc Como teve conhecimento deste web Como teve conhecimento deste web – Participantes – Participantes as intervenções? as intervenções? Este webinar correspondeu às suas expectativas? Este webinar correspondeu às suas expectativas? ataforma (Webex Events)? ataforma (Webex Events)? Como teve conhecimento deste webinar? Como teve conhecimento deste webinar?

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