Views
1 year ago

45 - Digital Business Breakfast | O Futuro do Setor Financeiro

  • Text
  • Seguros
  • Banca
  • Clientes
  • Apdc
  • Bancos
  • Cliente
  • Financeiro
  • Setor
  • Futuro
  • Digital
2 outubro 2019 | Sheraton Lisboa Hotel

DIGITAL BUSINESS

DIGITAL BUSINESS BREAKFAST Só assim se garantirá a entrega de jornadas do cliente, com todas as ofertas que este precisa. “As indústrias que mais foram disrrompidas criaram as suas jornadas, porque foram muito além das suas ofertas tradicionais. O banco tem de oferecer ao cliente o que ele quer”, acrescenta. “Temos de assumir a responsabilidade de ser uma indústria com muitos pontos de contacto com o cliente. Isso ainda não é a prática comum neste momento”, assinala. Tema que considera “absolutamente crítico” é também o das big techs, com as quais está preocupado, tendo em conta que para estas o preço não importa, mas sim o seu papel no ecossistema. Para Rogério Campos Henriques, há que “acelerar e dar uma melhor experiência ao cliente, resolvendo os seus problemas e acrescentando layers de serviços à oferta. É nisso que temos vindo a trabalhar nos seguros, com a introdução de analítica, dando experiências cada vez mais abrangentes”. Para o gestor, os seguros têm de ser, cada vez mais, “um parceiro das pessoas” e o facto de o setor ter vindo a trabalhar para dar um bom serviço permitiu criar uma base para ampliar as soluções, numa ótica de estar mais presente na vida dos clientes, com um nível de oferta cada vez maior. “Também temos a visão de criar mais uma lógica de ecossistema, para criar uma experiência abrangente ao cliente. É nesse sentido que avançamos”, acrescenta o vice-presidente da Fidelidade, deixando no entanto claro que o digital não será a panaceia para o setor. “Muitas vezes no digital, estamos todos a pedalar para não sair do mesmo sítio. Não vamos ficar mais rentáveis por isso, temos é que perceber que temos de inovar e dar mais experiências, para nos mantermos relevantes e continuar a sobreviver no mercado”, diz. Por isso, o futuro das seguradoras é o de ser o “parceiro na proteção” e o conjunto de tecnologias e as expetativas dos clientes estão a “convergir para mudar o setor. Vamos capazes de ser mais rápidos, eficazes e personalizados, com a analítica, e agora com 5G”, remata. Já Paulo Figueiredo acredita que, apesar da “cavalgada da digitalização em todos os setores de atividade”, há áreas onde o contacto pessoal será sempre imprescindível e que o ser humano, bem preparado e bem focado, continuará a ser fundamental para a atividade, à medida que as máquinas vão ganhando força no futuro. Um futuro que será, na ótica de Ricardo Chaves, “cada vez mais mobile first, com todos a puxar de formas e estratégias diferentes”. Segurança e resiliência do serviço serão também fundamentais.•

BREAKFAST O FUTURO DO SETOR FINANCEIRO 11 PROGRAMA 08:30 PEQUENO-ALMOÇO 09:00 BOAS VINDAS Rogério Carapuça – Presidente APDC 09:05 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DO SETOR FINANCEIRO Adam Khalifa – Head of EMEA Financial Partnership Solutions, Google 09:30 O FUTURO DO SETOR FINANCEIRO Francisco Barbeira – Membro da Comissão Executiva, Banco BPI Paulo Figueiredo – Membro da Comissão Executiva, Banco BiG Ricardo Chaves – Chief Commercial Officer, SIBS Rogério Campos Henriques – Vice-Presidente, Fidelidade Moderador: André Macedo – JLM & Associados 10:30 ENCERRAMENTO Fotos do evento disponíveis no Flickr APDC https://www.flickr.com/photos/apdc/albums/72157711161937376 Patrocínio Patrocinador Institucional Patrocinadores Silver Patrocinadores Bronze AXIANS CGI CISCO DELOITTE DXC TECHNOLOGY GFI GOOGLE HP HPE IBM MICROSOFT NOVABASE ORACLE RANDSTAD SAP SAS Parceiros JLM & ASSOCIADOS VIATECLA NOSSA VdA O UPDATE tem como objectivo disponibilizar informação estruturada sobre cada uma das iniciativas promovidas pela APDC. Pretende-se facilitar, a todos os interessados, um arquivo com os conteúdos mais relevantes de cada evento, que poderá ser consultado em www.apdc.pt

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt