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36 - Digital Business Breakfast | The Future of Marketing

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25 junho 2018 | Epic Sana Lisboa Amoreiras

DIGITAL BUSINESS

DIGITAL BUSINESS BREAKFAST Momento único de mudança As alterações tecnológicas e um cliente cada vez mais digital e exigente estão a impactar todas as indústrias, a maior ou menor velocidade. Para dar resposta a estas mudanças, as empresas já usam soluções de inteligência artificial e machine learning, ganhando capacidade de explorar os dados e de desenvolver campanhas de marketing que criam valor e personalizam as ofertas. Mas se está provado que esta estratégia aumenta receitas e desce custos, o processo está apenas ainda a começar. A forma como os consumidores se comportam é hoje totalmente diferente, assim como as suas expectativas. Todos querem exatamente o que pretendem, de forma instantânea e sem esforço, são curiosos, exigentes e impacientes. Depois do digital, o smartphone trouxe o poder ao cliente e em todas as plataformas, sem exceção. Para as empresas, trata-se de uma verdadeira disrupção do negócio, que está a tornar o marketing cada vez mais complexo. O ponto de situação é da Diretora-Geral da Google Espanha e Portugal e keynote speaker do Digital Business Breakfast APDC sobre “The Future of Marketing”. Para Fuencisla Clemares, os dados da Google mostram que os consumidores procuram hoje respostas, sobretudo no motor de pesquisa da… Google. Querem saber tudo, até as pequenas coisas, antes de tomarem uma decisão de compra. Só nos últimos dois anos, as pesquisas em dispositivos móveis aumentaram 239% no tema dos melhores acessórios de viagem, 208% para o melhor pó facial e 156% para os melhores equipamentos para clima húmido, exemplifica. Mais: os consumidores vão ao Google Maps para ver se as respostas estão perto deles e se oferecem uma experiência relevante e personalizada. As pesquisas “perto de mim” cresceram mais de 4,5 vezes no Google e mais de 6 vezes no Google Maps para dispositivos móveis nos últimos dois anos na região EMEA. As pesquisas “abrir agora” subiram mais de 6 vezes em dispositivos móveis e as da “entrega no mesmo dia” mais de 200%. “A tecnologia e o mundo estão a mudar mais depressa do que nunca, assim como os consumidores. As empresas que saibam adaptar-se para aproveitar as tecnologias de hoje terão uma vantagem amanhã”, refere a oradora. Por isso, “as marcas terão que ser cada vez mais visíveis e relevantes”, pelo que o marketing orientado pelos dados se tornou a chave para se poderem entregar mensagens mais rápidas, relevantes e em escala.

3 A diretora-geral da Google Espanha e Portugal e keynote speaker desta iniciativa considera que estamos num momento único para as empresas se tornarem líderes, desde que saibam transformar as suas estratégias de marketing, para alcançar consumidores mais conectados Fuencisla Clemares diz que a capacidade de prever as necessidades dos consumidores, usando os dados e a tecnologia, definirá a capacidade de crescimento de uma marca. E isso já está, de facto, a acontecer, através da automação, da inteligência artificial e do machine learning. UMA GRANDE OPORTUNIDADE No entanto, como muitas empresas já descobriram, colocar uma nova estratégia em prática, de “engagement com os consumidores, num ambiente conectado com dados e tecnologia”, não tem sido fácil e é no data driven automated marketing, baseado em plataformas, que está o futuro. No entanto, só 2% das empresas está a captar todo o seu potencial, como mostra o “Digital Maturity Study 2017”, da BCG, citado pela oradora. “Este é um processo que está apenas a começar”, mas quem já começou e teve sucesso conseguiu subir as receitas até 20% e reduzir custos até 30%, o que mostra que é uma grande oportunidade. Para a gestora, “estamos num momento único, onde as empresas podem transformar as suas estratégias de marketing para alcançar consumidores mais conectados, melhorar os resultados do negócio e, mais importante, tornarem-se líderes”. No debate que se seguiu, sobre “Os Desafios do

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