Views
9 months ago

31º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

  • Text
  • Digitalbusinesscommunity
  • Apdc
  • Congresso
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Futuro
  • Portugal
  • Empresas
  • Digital

31º

31º digital business congress Bernardo Correia, CEO da Google Portugal “O caminho que temos estado a fazer é criar um ambiente simbiótico com todos os parceiros que fazem comunicação e conteúdos. A nossa missão é organizar informação do mundo e torná-la acessível e útil. As notícias representam 2% nas pesquisas, mas são essenciais. Nisto os órgãos de comunicação social são absolutamente críticos” “Somos um motor de busca e falo apenas como tal. A solução para o combate à desinformação não está 100% no algoritmo ou 100% no manual. Está num híbrido entre o humano e a máquina que decidem em conjunto. Isto é o futuro” Rita Figueiras, Professora associada, Universidade Católica Portuguesa “A tecnologia sempre transformou o jornalismo e este sempre se foi adaptando à mudança. Mas com a entrada das plataformas digitais, o modelo de negócio alterou-se substancialmente. Tornou a relação mais assimétrica e o jornalismo deixou de ter autonomia na sua relação” “A capacidade negocial do jornalismo diminui face a estas grandes plataformas. Há também maior opacidade, pois todos desejariam saber como é que são compostos os algoritmos. As plataformas conhecem bem o jornalismo e os utilizadores, mas os jornalistas não. Há uma perda da capacidade de identificar as marcas, que ficam diluídas nas plataformas digitais” “Não há algoritmos perfeitos, como não há humanos perfeitos. Temos que remover rapidamente a informação falsa e dar mais destaque ao conteúdo com autoridade. Sabendo gerir a monetização de alguns conteúdos e reduzindo o incentivo para as notícias que vão contra o que dizem as autoridades e a sociedade. Jogar com estes dois elementos, conjugando com a componente humana, é o caminho” “A desinformação é uma indústria e tem uma dimensão de negócio. A desconfiança no jornalismo é real e a desinformação alimenta essa desconfiança. Quanto maior for a desconfiança na política, maior é no jornalismo. Este sistema é alimentado pela desinformação”

47 THE STATE OF THE NATION OF MEDIA Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa “O digital é inevitável e mudou a forma de fazer negócio. Mas temos de olhar para o mercado português e perceber as suas características e a sua velocidade muito própria. Temos que ir testando os modelos tradicionais com modelos on-demand” Luís Cunha Velho, Membro do board da Media Capital “Os media têm um papel muito relevante na manutenção da democracia. Temos que saber fazer a distinção entre opinião e jornalismo. E, cada vez mais, confirmamos que o jornalismo continua a ter um papel insubstituível na defesa dos valores democráticos” “Os serviços de streaming podem ser uma ameaça ou uma oportunidade. Se não nos anteciparmos a este tipo de tendências, será mais uma ameaça. Temos que nos posicionar de forma correta e com o ritmo certo, para não nos canibalizarmos. Temos de ter os nossos objetivos estratégicos, tendo em conta a enorme concorrência de outras fontes de conteúdo” “Há espaço para todos e para conteúdo de qualidade, seja de entretenimento, seja de informação. A TV vai continuar a ser um ambiente regulado, que garante segurança aos anunciantes, com conteúdo produzido por profissionais que asseguram a sua curadoria e qualidade” “O peso do digital hoje é importante, mas é visto a vários níveis. Por exemplo, a CNN é um canal, mas tem uma componente digital que o complementa. Isso é fundamental, para atingirmos todos os públicos e para que o espectador, o leitor ou o ouvinte tenham cada vez mais informação” “Quando produzimos conteúdo, fazemo-lo a pensar nas duas vertentes: a emissão e o digital. E isso já está a ser feito com resultados muito positivos. Mas no digital, em termos de escala, não existe ainda rentabilidade. Estamos a caminhar a uma velocidade extraordinária e amanhã poderemos ter as plataformas digitais portuguesas com conteúdos diferenciadores”

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt