Views
1 year ago

31º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

  • Text
  • Digitalbusinesscommunity
  • Apdc
  • Congresso
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Futuro
  • Portugal
  • Empresas
  • Digital

31º

31º digital business congress Hugo Bernardes, Managing partner da The Key Talent “As empresas nacionais estão hoje confrontadas com um grande desafio: o lago aumentou. O nosso talento nacional olha para as oportunidades de um ponto de vista global. Há que tentar cuidar das pessoas de outra forma e, acima de tudo, ser muito ágil naquilo que é a nova proposta de valor para estas pessoas” “A mudança tem que ser muito cultural. A gestão de pessoas também tem de mudar. Temos assistido a uma mudança nas empresas na sua relação com o cliente e na sua transformação digital, mas o mesmo não se verifica na sua capacidade de gestão de pessoas. Aqui a liderança vai ter um papel fundamental” “Cada vez mais, os temas ligados ao work life balance, propósito e sustentabilidade, dentro do que é a finalidade da organização são absolutamente fundamentais para a tomada de decisão. O mesmo se passa com a forma como interagimos com as pessoas, tema crítico em termos de employer branding da organização. Há muito para fazer” Francisco Cabral Matos, Partner de Tax practice da VdA “Já existem alguns mecanismos para mitigar a tributação, que nem sempre se conseguem divulgar da melhor forma. A verdade é que a carga fiscal é um problema no país, mas já temos um conjunto de iniciativas que foram feitas e colocadas à disposição que não têm sido aproveitadas como uma oportunidade para atrair e reter talento” “Talvez tenhamos uma dificuldade específica, que é a de ao invés de só atrair talento de fora, reter o talento que temos dentro de casa. O sucesso de regimes como os residentes não habituais ou o Startup Visa são exemplos que desde o primeiro momento valorizaram o setor tecnológico” “Precisamos de uma política concertada que permita reter talentos, com medidas consensuais a nível parlamentar. A verdade é que a realidade é muito mais rápida que o nosso processo legislativo e legal, que é muito moroso”

45 JOURNALISM IN THE DIGITAL AGE Charles Huguet, Managing director da Airbus GBS “Viemos para Portugal porque pensamos que existe um ecossistema específico em dois aspetos: nas competências tecnológicas e numa oferta de global business services com pessoas treinadas. De tal forma, que conseguem enfrentar desafios de qualquer parte do mundo” “Num ano, conseguimos selecionar cerca de 200 candidatos e queremos ter 400 pessoas no final de 2022. Acreditamos que a diversidade impulsiona a inovação. Fiquei muito surpreendido com a forte competição que existe pelo talento. Temos que encontrar as pessoas certas e a competição não nos está a ajudar” “Confirmamos que as competências são de muito alto nível, mas a quantidade de talento não existe. O que significa que temos de criar capacidade e velocidade. Já estamos a trabalhar no UPskill e estamos a tentar entrar nas faculdades. Temos de conseguir contratar à velocidade do negócio. Mas acredito que temos vantagens competitivas” António Costa, Publisher do ECO, jornalista e ‘web addicted’ “Jornalismo é jornalismo, qualquer que seja a plataforma. Tem regras, princípios e objetivos. Não muda por estarmos a trabalhar para um meio de papel ou digital. A transformação para o jornalismo digital o que traz são dados e informação, o que permite decisões jornalísticas e editoriais relevantes” “O tempo encurtou-se no processo de decisão, por via da concorrência de outros meios que não de comunicação social. O que pode levar a mais erros. A proximidade com os leitores é outra vantagem do jornalismo digital. Conseguimos interagir a qualquer hora do dia e tem que haver capacidade para isso” “Há um valor acrescentado nas parcerias, mas estamos a fazer um caminho de partilha de receitas e de negócio mais equilibradas. Os jornalistas querem chegar ao máximo de leitores possível e plataformas como a Google permitem isso e têm que ter projetos sustentáveis. Também é verdade que as plataformas não vivem sem parceiros locais”

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt